Qual a visão geral do SaaS da Salesforce?
Uma das primeiras empresas a lançar uma solução SaaS em larga escala foi a Salesforce.com. O site provê uma solução de CRM – Custom Relationship Management. A empresa observou que uma parte significativa do dia de um profissional de vendas é gasto em atividades de “planejamento e controle”, tais como gerencia da agenda, gerência de contratos, gerência de apresentações e gerência de contatos. A Salesforce.com percebeu também que independentemente dos itens que uma empresa vende, o processo de venda é similar entre as empresas.
A Salesforce.com automatizou estas tarefas e as colocou armazenadas na nuvem – a nuvem de vendas. Adicionalmente, num caminho similar, a Salesforce.com, observou que após a venda, os serviços para clientes são “requisitos chave”. Como resultado, a empresa entrega um kit de serviços para clientes na nuvem, com serviços para clientes mais demandados. O software gerencia o processo de interação com clientes, e-mails, atualizações no facebook, chats e outras aplicações. Adicionalmente, os gerentes podem monitorar os resultados, via painéis, baseados na nuvem.