

Check List.
Compreensão.
Propósito, Cracacterísticas e Aplicações.
- Adequar … aplicar na prática a compreensão … ou conhecimento adquirido, ajustar ou tornar algo apropriado a uma determinada situação, contexto ou finalidade … aplicar na prática o conhecimento assimilado e compreendido … “acomodar”, no sentido piagetiano significa modificar esquemas existentes para se ajustar à nova realidade.
- Aprender … … é o processo profundo de adquirir compreensão …conhecimento, habilidade por meio de estudo, observação, questionamento, pesquisa, raciocínio, prática e copreensão … envolve a construção de novas conexões mentais e a capacidade de assimilação e adaptação … é um processo contínuo e dinâmico, fundamental para o desenvolvimento humano, que se torna mais eficaz com o “aprender a aprender”, que é ganhar autonomia para buscar e processar informações, usar estratégias como leitura, compreensão, experimentação e reflexão do mundo e de si mesmo … investigar caminhos e ferramentas para aprender.
- Assimilar ... consolidar a compreensão … é o processo mais profundo de incorporar, integrar, fazer o conhecimento, experiência e compreensão parte de si, mudar atitude, comportamento ou percepção e visão de mundo … internalizar … decodificar, perceber o sentido, a mensagem, a lógica de algo (um texto, uma situação) … compreensão vem antes de assimilar
- Buscar a Verdade … é o principal motor para a compreensão … atua como um processo contínuo e fundamental para a aquisição de conhecimento e sabedoria … é o ponto de partida para o pensamento livre e crítico … sem essa busca, não há questionamento nem interesse por novas ideias … o conhecimento é a primeira “roupagem” da verdade, elucida e propicia condições para escolhas e posicionamentos, enquanto a convicção, um nível mais elevado, possibilita a compreensão do que está além da superfície das coisas … a verdade plena é inatingível … a busca da verdade não garante a posse da verdade absoluta e final, mas é o método pelo qual a mente humana se expande, questiona e, finalmente, alcança níveis mais profundos e ricos de compreensão.
- Categorizar e Classificar … criar grupos e e classicar ítens em grupos, com base em características semelhantes ou comuns … ajudar a organizar o conhecimento de forma estruturada … facilitar a recuperação, a comparação e a análise dos dados … simplificar a complexidade do mundo ao nosso redor … tornar as informações gerenciáveis, aumentar e aprimorar a compreensão ao revelar padrões e relacionamentos entre diferentes elementos e categorias.
- Compreender …. não é apenas entender uma coisa, mas também o seu entorno, o que a compreende … é saber o significado de algo … envolve conexão emocional e empática do sujeito com o significado, abrange o “porquê” e implicações pessoais … vai além do estágio de entender, exige bem mais energia cognitiva e custo (recursos, ferramentas, tempo, conexões neurais) … internalizar na pessoa o aprender e enraizar … levar a um estado mental de nível superior e metacognitivo que permite se autoregular, ensinar, aprender e pensar crítico sobre sí (refletir e ganhar autoconsciência) … é um estado mental que não precisa ser acionado sempre … é mais difuso do que o estado de entender … é menos demandadoa do que o entender, já que não precisamos da compreensão de tudo para fazer e contribuir para um dado objetivo ou resultado … pelo contrário, muitas vezes a busca da compreensão quando o foco está na ação e desempenho, pode ser inadequada ou inoportuna e comprometer o desempenho individual e coletivo … a compreensão permite refletir e dar sentido às novas experiências á partir da interação e resultados … além disso, permite incorporar novas informações aos esquemas (estruturas mentais) já existentes, um processo chamado assimilação. … quando as informações não se encaixam facilmente, a compreensão exige a modificação desses esquemas (acomodação) para permitir uma interpretação mais precisa da realidade.
- Decidir … escolher um curso de ação, após compreender a situação e objetivo … a compreensão precede a decisão, analisar fatos e informações, pesar prós e contras, considerar contexto e possíveis consequências, avaliar necessidades, valores e limitações (recursos existentes).
- Entender … vem antes de compreender … e depois de descobrir algo … é o ato cognitivo de captar o sentido lógico e racional de algo … é saber processar a informação do “como” fazer sem necessariamente ter feito … é um estado mental de pensamento e conhecimento mais fácil de alcançar e tratar cognitivamente do que compreender que exige participação e reflexão profunda do sujeito e mais tempo para introspecção … não se propõe a levar a um estado de pensamernto superior e crítico, ou de desenvolver habilidades superiores para criar modelos e ferramentas e sim objetiva aplicar de forma correta, consistente e com capacidade … o professor ensina para o aluno entender, o aluno reage estuda e aprofunda o entendimento para compreender resolver classes de problemas … entender exige bem menos esforço do que compreender … é um estado mental mais simples de ser alcançado que compreender … entender um estado mental muito demandado e aplicado no cotidiano de vários modelos de negócios de empresas … é um estado mental voltado para o plano operacional, objetivo e prático … entender para saber fazer de forma correta, consistente e com capacidade uma tarefa e atingir um objetivo.
- Equilibrar … compreender causas e efeitos subjacentes do problema ou conflito, permite abordar a situação de forma mais eficaz e encontrar uma solução equilibrada, em vez de reagir impulsivamente, exige ponderar diferentes fatores … equilíbrio é o resultado de uma visão clara e compreensiva que permite a coexistência harmoniosa de elementos opostos ou diferentes necessidades e leva a uma compreensão ainda mais profunda da dinâmica em questão.
- Especificar … detalhar, particularizar, planejar, projetar, criar planos, buscar compreensão detalhada para guiar desenvolvimento, produção e execução de tarefas e produtos, padronizar a qualidade, controlar projetos, otimizar recursos, categorizar conceitos, fornecer clareza e detalhe, requisitos, características de ferramentas, produtos e serviços … descrever métodos de processamentos mentais como análise, enumeração, qualificação e quantificação … orientar a compreensão para desenvolver, produzir e executar a tarefa de forma correta, consistente e com capacidade.
- Explicar … explicar os conceitos relevantes e perspectivas sobre um objeto do conhecimento específico, fazer com que outro compreenda o que você compreende … fazer com que o outro decida o que deve fazer ou compreender através dos seus olhos à partir da explicação e da sua compreensão … compartilhar a sua visão e verdade para possibilitar que outros possam criar e ajustar as suas verdades … explicar para dar autonomia ao outro resolver classes de problemas.
- Interagir … forma de construir conhecimento e compreensão, usar ferramentas para buscar informações e significados entre indivíduos, ganhar compreensão empírica (física) e abstrata (conceitual), experiencia as relações entre sujeito e objeto do conhecimento, recursos, ferramentas , ambients e cob=ntextos. … construir conhecimento e compreensão através da interação.
- Inferir … só através da compreensão das relações de causas e efeitos entre sujeitos e objetos, ambiente, recursos e contexto subjacente é que podemos fazer inferênias corretas e verdadeiras.
- Internalizar … processo mais profundo e duradouro que a simples compreensão …
- Significar … entender o significado de algo através de reflexão sobre relações de causa e efeito que envolvem contexto, sujeito, objeto, ambiente e ferramentas.
- Modelar … vem depois de compreender, possibilita modelar objetos físicos e abstratos mentalmente e fazer inferências, em contrapartida, contribui para compreeder … é uma ferramenta para aprofundar a compreensão … simplificar a complexidade de sistemas e torná- los gerenciáveis através da análise do modelo e suas variáveis, tal como numa equação matemática … é uma estrutura par prever e simular cenários, comportamentos futuros de variáveis e aprimorar a compreensão do sistema e suas partes … validar e ajustar, através da comparação dos resultados do modelo com dados experimentais e permitir validar a compreensão inicial … se o modelo não corresponde à realidade observada, isso indica lacunas na compreensão, levando a ajustes no modelo e, consequentemente, a um entendimento refinado do fenômeno.
- Saber Profundo … saber “o que é e como veio a ser”, saber abrangente e sistêmico … como um conhecimento ou saber que não é adquirido por um mero ensinamento exterior, mas sim por meio de meditação, reflexão e tempo … conhecimento que transcende a experiência cotidiana e liberta o indivíduo para um entendimento mais engajado do mundo … superar o imediatismo da vida prática em busca de um entendimento mais profundo das causas e efeitos dos fenômenos.
- Pensar Crítico … o “estado de compreensão” exige na sua subjacência o pensamento crítico e sistemático, capacidade de ver o todo e suas partes, em movimento e constante mudança, analisar informações de forma objetiva, questionar pressupostos e construir opiniões fundamentadas, ir além da mera aceitação de dados para formar julgamentos lógicos e bem embasados … envolve observação, interpretação, análise, inferência, avaliação e explicação … pensar crítico é transformar o indivíduo de receptor passivo em pensador ativo e consciente para resolver problemas e tomar decisões.
- Ganhar Autonomia … compreender e explica com suas próprias palavras, resolver problemas e multiplicar o conhecimento, desenvolver a capacidade de fazer escolhas, decidir e agir por conta própria, reduzir dependências de suporte, focar no autoconhecimento, proatividade, gestão de tarefas, buscar soluções independentes, saber quando e como pedir ajuda, formar rede de suporte.





