A gestão científica utiliza métodos científicos para melhorar a eficiência e a produtividade para criar padrões e medir o desempenho do trabalho.
Aplicar princípios científicos em todas as etapas do trabalho, desde o recrutamento até a produção.
Princípios da Teoria da Administração.
- ADMINISTRAÇÃO …. segmentar e regrar o trabalho em estágios – planejamento, preparo, execução e controle.
- ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA … administrar tarefas, racionalização da operação do trabalho,
padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização de trabalho. - DIVISÃO DO TRABALHO … distribuir tarefas de acordo com a posição que cada um na empresa, estrutura social e nas relações de propriedade., onde cada pessoa ou grupo torna-se um especialista para
realizar um tipo específico de atividade. - EFICIÊNCIA … fazer as coisas bem-feitas e corretamente de acordo com o método e tempo preestabelecido.
- ENGENHARIA INDUSTRIAL … aumentar a eficiência da produção via estudo de tempos e movimentos, racionalização do trabalho humano e estabelecimento de métodos de trabalho.
ERGONOMIA … estudar os ritmos e métodos de trabalho para adaptar o homem ao processo de trabalho, engenharia humana. - ESPECIALIZAÇÃO … distribuir diferentes atividades entre as pessoas para aumentar capacidades, economia de tempo, aquisição de habilidades por treinamento e prática, aumento da produção, redução de custos e economia de escala.
- FADIGA … considerar o cansaço ou estafa física ou psicológica decorrente do trabalho continuado.
PADRONIZAÇÃO … aplicar normas fixas para homogeneizar ciclos de produção e obter redução de custos e aumento de eficiência. - EXECUÇÃO … distribuir distintamente atribuições e responsabilidades, para que a execução do trabalho seja disciplinada.
- CONTROLE … certificar que o trabalho seja executado de acordo com o método estabelecido e plano previsto.
- PLANEJAMENTO … substituir o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica e prática por métodos baseados em procedimentos científicos.
- PREPARO … selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado.
- RACIONALIZAÇÃO … empregar métodos científicos de trabalho para planejar a organização atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e produtividade dos operários.
- TEMPOS E MOVIMENTOS … organização e metodizar (engenharia industrial) e definir método científico e o tempo necessário para a realização de determinado trabalho, conceituar a menor unidade de
movimento para a definição do método de trabalho. - TRABALHO … é toda atividade humana voltada para a transformação da natureza, no sentido de satisfazer uma necessidade … é fatores de produção para a economia.
Princípios da Gestão
- ANALISAR SITUAÇÃO… comparar ambiente interno x ambiente externo, desempenho, gaps, metas.
- ANALISAR O TRABALHO … sua operação, partes, componentes relações e etapas.
- APRENDER e ENSINAR … educar, principiar, planejar, preparar, aprender, ensinar, simular, interagir, experienciar, mediar, refletir sobre experiência e resultado, observar, coletar dados e informação, criar hipóteses a serem testadas, investigar, ferramentar, instruir, praticar, repetir, perguntar e responder, formular problemas, solucionar problemas, coletar dados e informações, avaliar o conhecimento, criar zonas de aprendizagem proximal, desenvolver autodidatas, modelos, métodos, ferramentas, práticas para ganhar conhecimento.
- ATRIBUIR TAREFAS … aos trabalhadores com base nas suas competências
- CIENTIFICAR … e substituir o empirismo e a improvisação.
- CONTROLAR …
- Focar … questões da produtividade no nível operacional.
- Garantir …. que a carga de trabalho seja dividida entre gestores e trabalhadores.
- Métodizar … trabalho, execução das tarefas tempos de execução e sincronização.
- MODELAR NEGÓCIO … estrutura, funcionamento e eficiência organizacional, frente a diversidade de contextos e circunstâncias de mercado.
- Monitorar …. de perto o desempenho dos trabalhadores
- Organizar … racionalizar o trabalho e afastar a subjetividade.
- Produzir … operação, produção, produtividade, eficiência operacional e econômica.
- Simplificar … facilitar e especializar reagrupamento de movimentos, de operações, de tarefas e de funções.
- Socializar … aculturar
A gestão científica foi desenvolvida por Frederick Taylor e por Henri Fayol e vem sofrendo transformações ao longo da evolução humana e tecnológica.
A administração moderna vai alé da administração científica criada por Taylor, que falha em considerar na análise apenas aspectos formais das organizações … não aborda aspectos subjetivos ou humanos.
As empresas não são espaços de racionalidade absoluta e existem dimensões informais, não racionais, ou mesmo “irracionais”, ligadas ao comportamento humano.