Check List.
Indicadores Chave de Desempenho nas Empresas.
Aplicações.
- É um glossário … para consulta rápida “on the job”.
- É um resumo … sobre gestão de empresa e recursos que pode ser usado para aprendizagem e ensino.
- Cobre os 3 níveis ou planos de gestão … estratégico, tático e operacional.
- Provê uma visão geral … do que é medido pelas empresas do mercado B2B2C.
- Ajuda a selecionar indicadores chave … da sua empresa ou empresa cliente.
- Formular metas SMART – eSpecífica, Mensurável, Acessível e Temporal.
- Gerenciar mudanças, planejar, executar, controlar e ajustar.
- Orientar mudança e o que fazer, porque fazer, quando fazer, onde fazer, como e quanto.
- Medir a qualidade do trabalho.
- Definir padrões.
- Avaliar e Comunicar realizações e ateingmento.
- Prover visão geral geral e detalhada das áreas e atividades da empresa.
- Diagnosticar a saúde econômica e financeira e operacional da empresa.
- Acurácia … exatidão da medida, instrumento, diagnóstico; probabilidade de apresentar resultados corretos com valor real … é obtida com modelagem, modelos, padrões, previsões, ajustes, melhorias de atividades e tarefas sucessivamente … reduzir erros sistemático oriundos do processso.
- Ameaça … qualquer fator que causa efeito negativo no crescimento da receita ou operação, de origem interno ou externo, ou que pode levar a falência ou sucesso, exemplos – declínio de demanda, guerra de preço, novo entrante no mercado,
- Ativo …medida contábil, qualquer recurso de propriedade ou controlado por uma empresa ou entidade econômica, usado para produzir valor econômico e que pode ser revertido em dinheiro.
- Balanço Financeiro … relatório contábil periódico que monitora as finanças da empresa, analisa e avalia ativos, passivos e capital próprio da empresa (patrimônio líquido), compara receita com despesa orçamentárias, considera o saldo de exercício anterior e os transferidos para o exercício seguinte, provê visão geral financeir … um DRE simplificado.
- Capacidade … potencial para conter, poder de produção, execução e rendimento máximo.
- Carga de trabalho … produto da quantidade de tempo e recursos para concluir uma tarefa ou gerar um resultado, demanda total de serviços no sistema num determinado momento, fundamental para previsão e dimensionamento de recursos e níveis de serviços.
- Ciclo da Venda … tempo total para realizar uma venda … planejamento, prospecção, qualificação, fechamento da venda e pós venda.
- Ciclo de Compra … jornada de compra e estágios de conscientização, pesquisa de informação, análise de alternativas, tomada de decisão e escolha da melhor alternativa e avaliação da tomada de decisão.
- Ciclo de Produção … conjunto de todas as etapas necessárias para transformar matéria prima em produtos, desde planejamento, distribuição e entrega.
- Ciclo de Operação … conjunto de todas as etapas e atividades operacionais compra, produção, venda, entrega, faturamento.
- Ciclo Financeiro … é o tempo que uma empresa leva para transformar o capital investido em operações diárias em dinheiro, ou seja, o intervalo de tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas.
- Competitividade … capacidade de fazer melhor que o concorrente, gerar vantagem competitiva em termos de gestão, economia, atendimento, desempenho, segurança e outras dimensões.
- Competitividade … capacidade de fazer e atingir resultados melhor que os concorrentes, pode ser medida como o produto de eficácia x eficiência x produtividade.
- Congestionamento … efeito da sobrecarga, aumento de filas e tempo de espera de serviço, prováveis em horas de maior movimento, sazonalidades, indisponibilidades de recursos, picos de demanda.
- Consistência ... capacidade de gerar resultados estáveis, no entorno da meta, com baixa dispersão (variância), demanda habilidades táticas, proatividade e adequação para cuidar do ambiente e periferia, além de fazer correto, para garantir resultados.
- Contas a Pagar … obrigações financeiras que uma empresa tem com terceiros, como fornecedores, prestadores de serviços, impostos e salários.
- Contas a Receber … são os valores que uma empresa espera receber de seus clientes, ou seja, são as entradas de dinheiro que a empresa irá receber no futuro.
- Corretismo … habilidade de fazer correto segundo um plano (sequência e tempo), exige fundamentação e estabilidade de processo e comportamentos.
- Custo … medida do dinheiro gasto para realizar uma tarefa, produzir bens e serviços.
- Custo de Aquisição de Cliente … gestão de marketing e venda … total de custos em marketing / quantidade de novos cliente no período, medir eficácia do marketing, e vendas, decidir e rever estratégias de investimento, validar canais de venda e distribuição de produtos e serviços.
- Custo de Capital … gestão financeira … taxa mínima de retorno que uma empresa deve gerar para cobrir os custos de suas atividades e lucrar, compensando os investidores
- Custo de Oportunidade … gestão econômica … custo da renúncia de um investimento, receita, custo em detrimento de outro.
- Custo de Produção … inclui todos os custos e investimentos para produzir bens e serviços, pode ser fixo ou variável, depende da quantidade de produção, é insumo para análise de sustentabilidade, determinação de preço, lucratividade e margem de contribuição.
- Custo Direto … valor dependente da produção que pode ser facilmente mensurado a partir dela, tais como, materíia prima, embalagens, mão de obra, é obtido pelo total de gastos / quantidade de produtos fabricados, variam de acordo com o produto.
- Custo Evitado … quantificação de custos qu podem ser evitados, estratégia proativa de reduzir ou eliminar despesas, tomar decisões que eliminem ou transferem despesas, aquisição de insumos mais baratos e producentes, reduzir erros e retrabalhos, automatizar e reduxzir mão de obra e tempo de uso de recurso.
- Custo Fixo … compreender as despesa constantes que não variam com a produção ou venda, ex. salário, aluguel, seguros , insumo para gestão do fluxo de caixa, estabilidade financeira e desempenho a longo prazo.
- Custo Indireto … não está diretamente relacionado ao produto, é rateado entre vários.
- Custo Operacional … valor total de todas as despesas necessárias para manter uma empresa em funcionamento, são gastos que acontecem independentemente das vendas ou do lucro da empresa, é a quantidade de dinheiro para manter o negócio ativo, é insumo para determinar margens e consequentemente lucros.
- Custo Unitário … custo total de uma unidade de produto ou serviço, é calculado como total de custo de produção / quantidade de produtos produzidos, garantir preços de venda que garantam a lucratividade, identificar oportunidades de redução de custo, analisar a eficiência operacional.
- Custo Variável … é a soma dos fatores de produção que variam de acordo com a quantidade de trabalho ou produção, afetam diretamente a margem de lucro por unidade vendida, estratégia de preço, níveis de produção.
- Dedução … mede a redução de receita. que pode ser impostação, gastos com devolução, desconto, abatimento, taxa, despesa de venda, mede a eficiência da gestão.
- Demanda … quantificação de necessidade, procura de produto ou serviço … insumo fundamental para a definição de preço.
- Demonstrativo de Resultado (DRE) … relatório contábil sobre desempenho financeiro da empresa no período, descreve lucro e prejuízo, áreas de maior rentabilidade, estratégias de redução de custo, aumento de eficiência operacional.
- Desconto … gera custo de redução da margem bruta (vendedor) e redução do custo de aquisição (comrador), financeiramente é a diferença entre o valor nominal e o valor presente, podem ser simples (juros simples) ou compostos (juros compostos)
- Despesa … dinheiro gasto em “atividades meio” para aumentar a produtividade da empresa, visa aumentar a competitividade, função de eficãcia, eficiênciae produtividade.
- Despesa CAPEX … despesa de capital, dinheiro utilizado para comprar, manter, aprimorar, estender a vida útil de ativos fixos (edifícios, equipamentos, imóveis, etc), contrastam com as despesas OPEX.
- Despesa OPEX … custo contínuo para operar / executar uma tarefa, produto, negócio, sistema … despesas do dia a dia, como vendas, administração, pesquisa e … desenvolvimento de produtos e serviços, transformar estoque em rendimento
- Disponibilidade
- EBITDA … lucro antes de juros + tributos + depreciação + amortização … avaliar a capacidade de geração de caixa da empresa, saúde econômica, eficiência e produtividade.
- Eficácia … taxa de sucesso, resultados esperados/obtidos, definições de critérios de sucesso, resultado/pessoa … resultados / recursos.
- Eficiência … capacidade de fazer mais com menos, de várias formas, quantidade de produtos/recursos utilizados, quantidade de recursos de entrada / quantidade de recursos de saída, despesas/receita, etc.
- Eficiência Econômica … estado de máximo desempenho onde uma mudança de impacto positivo em uma variavel ou parte do sistema causa uma mudança de impacto negativo (gargalo, fila, perda) em outra variável ou parte do sistema, compondo um sistema de compromissos, que serve para estimar desperdício ou “atrito”, gargalos, filas e eficiências economicas potenciais.
- Eficiência Financeira … relação entre custo e benefício de um investimento (valor), utiliza técnica de “rácios” para sintetizar, parametrizar e fatorar indicadores de desempenho econômico e financeiro de empresas ao longo do tempo.
- Eficiência Operacional … capacidade de otimizar estrutura, modelos, processos e recursos, reduzir custos e aumentar a receita e produtividade.
- Eficiência Produtiva … capacidade de produzir o máximo de bens ou serviços com a menor quantidade de recursos.
- Engajamento Social … capacidade socializar a marca, formar redes sociais, grupar pessoas, aculturar, gerar tráfego.
- Fatores de Produção … terra ( recursos natuis), trabalho (horas, salário, eficiência) e capital (qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens ou serviços).
- Faturamento … medida de volume de vendas x nível de preço, é uma parte principal da receita.
- Funil de Marketing / Vendas … ferramenta de relacionamento e segmentação de mercado, para informação, prospecção, engajamento, relacionamento, promoção de ofertas, conversão de vendas, monetização e fidelização, muito usado no marketing digital.
- Gasto … sacrifício financeiro = custos + investimentos + despesas + perdas.
- Giro …. eficiência para gerar receita a partir dos ativos (giro de ativo), índice de rentabilidade.
- Giro do Ativo … eficiência para gerar receita a partir dos investimentos em ativos, (giro = receita líquida / total médio de ativos), útil para comparar empresas que atuam no mesmo setor, é um parâmetro contábil que liga o total das vendas produzidas com o ativo da empresa.
- Giro de Caixa … indica quantos ciclos financeiros o caixa de uma empresa teve ao longo de um ano.
- Giro de Capital … a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.
- Giro de Estoque … frequencia que o estoque é vendido e reposto num período., giro de estoque = total de vendas / volume médio de estoque ( sendo, volume médio = estoque inicial + estoque final / 2), giro alto está ssociado a eficiência, giro baixo a ineficiência.
- Hit Rate … taxa de sucesso de vendas, hit hat = vendas com sucesso / oportunidades prospectadas.
- HMM – Hora de Maior Movimento – hora de pico de tráfego, congestionamento e filas.
- Horas Trabalhadas de Produção – calcular a eficiência de produção, = produção / tempo produtivo, avaliar potencial , gargalos e melhorias.
- Investimento … aplicação de capital com expectativa de benefício futuro.
- Lead … potencial cliente com com dados de contatos, capturadpos de várias formas.
- Leads Qualificados … quantidade de leads que já demonstraram interesse pela marca, são mais prováveis para a compra e aumentar as receitas, identificar necessidades, interesses dos clientes, melhorar a oferta de produtos e serviços.
- Liquidez Corrente … = ativo circulante / passivo circulante, capacidade de pagar obrigações de curto prazo, avaliada em balanços periódicos da empresa.
- lnvestimento … aplicação de capital com a expectativa de lucro futuro.
- Lucratividade … relação lucro líquido/receita total ou eficiência operacional.
- Lucro … saldo financeiro, lucro = total de receitas – total de custos, significa … ganho ou vantagem obtidos.
- Margem de Contribuição … = receita – custo variável, base para calcular ponto de equilíbrio.
- Margem de Lucro … relação despesas / receita total ( incluindo custo de produção, depreciação e amortização).
- Matriz de adjacência, … estrutura de dados, matriz [linha, colunas] para representar um grafo G (vértices e arestas)
- Nível de Serviço …. mede qualidade de serviços e procesos, percentagem de serviços rcom sucesso realizados num determinado período; associado a Acordos de Nível de Serviços (SLA)
- Ociosidade … inatividade, potencial para redução de produtividade, crescimento econômico, oportunidades de lucro e insatisfação da equipe.
- Oferta … quantidade de produtos disponíveis para venda, e consumo e insumo para a variação de preço.
- Passivo … conjunto de obrigações financeiras, despesas e dívidas com terceiros, podem ser circulantes (curto prazo até 1 ano) ou não circulantes (longo prazo acima de 1 ano), exemplos: contas a pagar, empréstimos, financiamentos, obrigações fiscais e sociais, folhas de pagamento, gastos trabalhistas.
- Patrimônio Líquido … diferença entre ativos e passivos, valor contábil da empresa para acionistas, mostra o que a empresa realmente possui, após descontar o que deve.
- Perda …despesas sem retorno financeiro, com prejuízo para a lucratividade e fluxo de caixa.
- Ponto de Equilíbrio … mede o momento ou tempo em que receita e custo se igualam, receita que a empresa precisa faturar para o negócio não tem lucro nem prejuizo, quantidade de vendas necessária para gerar lucro.
- Precisão … rigor na determinação de medida, exatidão, capacidade de fornecer resultados semelhantes quando realizadas repetidas mediççoes nas mesmas condições.
- Preço … é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio, é fundamental para a microeconomia e teoria dos preços, que o conceitua como uma função da oferta e demanda.
- Produção …. medir volume de produção / unidade de tempo, independente da venda, combina vários fatores de produção.
- Produtividade … forma de medir (eficácia x eficiência), (produção/fatores de produção), produção/pessoa, produção/máquina, produção/material.
- Receita … (Bruta) total de rendimentos da empresa, inclui vendas e outras fontes, dinheiro obtido com a venda de produtos ou serviços, usado para avaliar desempenho de vendas, tendências de demanda, ajustes de preços e promoções, prever crescimento da empresa, (receita bruta = volume de produtos ou serviços vendidos x valor unitário )
- Receita líquida … = receita bruta – deduções.
- Risco … é a probabilidade de ocorrência de um evento que afeta o ativo (recurso) vezes o impacto do evento (positivo ou negativo, aleatório, futuro e independente da vontade humana).
- ROE – Retorno sobre o Patrimônio … capacidade de agregar valor com os próprios recursos, o quanto se consegue crescer usando nada além daquilo que já se tem … ROE = (lucroLíquido / vendas) vezes (vendas / total de ativos) vezes (total de ativos / patrimônio líquido) = (lucrolíquido / Patrimônio Liquido).
- ROI – Retorno sobre o Investimento … avaliar lucro ou prejuízo com um investimento … é o produto (eficácia x lucratividade), pode ser representado pela fórmula: Retorno = (ganho receita – redução de custos – redução de investimentos) por (custos + investimentos).
- Sazonalidade … previsão de flutuações repetitivas da demanda e oferta.
- Sobrecarga … relação ( quantidade de demanda trabalho / capacidade de trabalho ) além da capacidade nominal especificada ou projetada, situação contraposta a ociosidade.
- Taxa … mede a relação entre a ocorrência de um evento e uma população, tal como taxa de … tributo, cobrança, serviço, preço, inflação, crescimento, desconto, risco, carga de trabalho, sucesso, abandono, cancelamento, etc.
- Taxa de Abandono da Fila … = 1 – (total de serviços completados dividido pelo número de serviços iniciados), mede nível de conversão,
- Taxa de Abertura de e-mail … mede a atratividade, poder de chamar a atenção e interesse, identificar corretamente palavras chave, público alvo, qualidade da estratégia de marketing, a probabilidade e nível de conversão e geração de receita.
- Taxa de Chegada de Serviço … é a frequência com que os clientes chegam a um sistema de fila de espera. (entrada de serviço).
- Taxa de Tempo de Serviço … é a velocidade com que agentes, pessoas ou máquinas processam as solicitações (saída de serviço).
- Capacidade de um Sistema de Filas … = (taxa de chegada de serviço ) x (taxa de serviço) … insumo para calcular tamanho , tempo de fila e nível de serviço.
- Comportamento da Fila … = ( taxa de chegada de serviço ) / (taxa de serviço) … rerepresenta o tamanho e tempo de filas de um sistema.
- Capacidade do Sistema de Fila … é o produto (taxa de chegada de serviço) vezes (taxa de serviço) … ver Lei de Little.
- Taxa de Rejeição de Cliente … = (clientes que entram no site) / (clientes que interagem com o site).
- Taxa de Retenção de Cliente … = (clientes finais – novos clientes) / (clientes iniciais) … capacidade de fidelização de clientes que cotinuam a comprar ao longo do tempo.
- Taxa de Sucesso … = quantidade de serviços realizado com sucesso) / quantidade total de serviços oferecidos … medir eficácia de estratégias, desempenho, satisfação … identificar oportunidades de melhorias e níveis de serviço, otimizar estratégias de operações e marketing, basear tomada de decisão com base em dados concretos.
- Tempo de Médio de Espera (TME) … (soma de todos os tempo de espera )/ quantidade de atendimentos com sucesso … identificar gargalos e falhas em processos de atendimento, e melhorarias na experiência do cliente.
- Tempo de Geração de “Lead” … é o tempo necessário para atrair potenciais clientes e coletar suas informações de contato … o ideal é responder em menos de 5 minutos … medir início e fim do proceso.
- Tempo de Médio de Atendimento (TMA) … (soma de todos os tempos de atendimento espera de serviços com sucesso) / (número de solicitações de seviço) … mede a eficiência da equipe e satisfação do cliente, eficiência operacional, cálculo de custo, identificação de problemas operacionais,
- Tempo Médio de Reparo (MTTR) … tempo total de reparo/(númro total de falhas) … tempo médio necessário para reparar um sistema, máquina ou equipamento… importante para manutenção. e garantia de nível e acordos de serviços
- Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) … (tempo total de operação) / (número de falhas) … mede confiabilidade do sistema ou componente, essencial para a gestão da qualidade e manutenção … tempo médio (expectância) que um sistema ou componente funcionará antes de falhar.
- Disponibildade … (tempo em operação)/tempo total = MTBF / (MTBF + MTTR) … para medir qualidade, nível de serviço, cáculo de sobressalentes, resiliência de sistemas, produtividade, risco e segurança.
- Tendência … calcular padrões e variações de dados para o futuro (previsão), mudanças ou taxa de crescimento, baseados em histórico de dados e informações.
- Ticket Médio da Venda
- Tráfego de Mídia Social
- Tráfego de Rede
- Turnover de Produção
- Turnover de Produção … ou taxa de rotatividades, taxa de entrada e saída de funcionários na empresa por período de tempo.
- Valor Contábil
- Valor Contábil … valor total de dinheiro restante se a empresa vender todos os ativos e pagar todas as obrigações financeiras.
- Valor de Marketing
- Valor de Marketing … valor percebido = benefícios / custos da solução
- Valor de Mercado
- Valor de Mercado … valor de um produto ou empresa no mercado, maior ou menor que o valor econômico.
- Valor de Propriedade
- Valor de Propriedade … valor do ativo que consta no contrato de compra e venda.
- Valor Econômico
- Valor Econômico … importância de um bem ou serviço em termos monetários, mede a quantidade de dinheiro que os consumidores estão dispostos a pagar por um produto ou serviço.
- Valor Financeiro
- Valor Financeiro …mede o valor de um ativo ou passivo na empresa.
- Valor Humano
- Valor Humano … honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância, humildade, etc.
- Valor Social
- Valor Social … conjunto de benefícios, ou valores que uma empresa provê a sociedade, como qualidade de vida, inclusão, redução de desigualdades e problemas sociais.