Toda empresa tem como fundamento gerenciar planos, que projetam o futuro.
O mapa mostra uma simplificação da rede, hierarquia e relacionamentos dos planos mais frequentes.
Provê uma visão de escopo das várias áreas fundamentais de um empresa típica
Na gestão científica na empresa, quando planejamos e geramos um plano, significa que foi autorizado e deverá estar conectado com outros planos da rede de planos.
uma tarefa, ela já deve ter sido autorizada antes e está conectada com outros planos .
A empresa ou um negócio, pode ser modelada como o uma rede de planos conectados.
na empresa precisamos posicionar e integrar o plano na rede de planos .
Os planos mais frequentes são:
- Plano Estratégico … visão de longo prazo, inovação, matriz de valor, necessidades, objetivos.
- Plano de Negócio e Financeiro … modelo de negócio, retorno do investimento, margem de licro, custo operacional, turnover, capital de giro
- Plano de Operação e Produção … modelo de oferta e demanda, cargas de trabalho, níveis serviços, tempo médio entre falhas, tempo médio de recuperação de falhas.
- Plano de Processos e TI … processos, atividades, tarefas, sistemas de missão crítica, gestão, suporte e inteligência artificial (conhecimento, intelig~encia e dados).
- Plano de Marketing … estratégia geral (conexão com plano estratégico); mix de marketing; público alvo; ofertas de marketing; campanhas, conteúdos, marketing analógico x digital x relacionamento.
- Plano de Venda … ofertas,
- Plano de Contatos
Gestão de Planos
Todos os plano qualitativamente são semelhantes.
São gerados por um processo de gestão
Essencialmente um plano deve conter os seguintes componentes:
- Propósito … a intensão que orienta as ações, razão de existir, agregação de valor.
- Objetivo … a situação futura e
- Situação.
- Metas.
- Estratégia.
- Plano.
- Execução do Plano.
- Controle da Execução do Plano.
Os planos descrevem as intensões da empresa e como alcançar os objetivos.
A cada ciclo de gestão são gerados novos planos