Conceitos.
Arte … 1) disposição ou “potência” da alma, 2) capacidade racional e emocional, 3) habilidade e hábitos produtivos, 4) como compor poemas, 5) modelar peças artísticas, para projetar intenções e transmitir conceitos e expressões sensíveis, 6) envolve talento criativo ou imaginativo, 7) geralmente é expressa e percebida via proficiência técnica, beleza, poder emocional e capacidfade de criação e inovação.
Ciência … 1) é o estudo sistemático e rigorozo que constrói e organiza conhecimentos específicos, 2) é baseada em método científico, 3) exige comportamento racional e lógico, 4) e repetitivo e regenerativa, 5) explica e faz previsões testáveis sobre o mundo, 6) pode ser de váriuos tipos, 7) ciência natural (física, química e biologia), 8) ciência social (economia, psicologia e sociologia), 9) ciência formal (lógica, matemática e ciência da computação), 10) ciências aplicadas para fins práticos, como engenharia, medicin, administração, contabilidade, etc.11) toda ciência tem no seu núcleo a filosofia e no seu complemento a arte.
Epistemologia … 1) ramo da filosofia que estuda o pensamento, conhecimento e método científicos, justificativas de crenças e verdades, 2) é o “estudo crítico” da ciência e arte, 3) o lema epistêmico é: “para tudo, existe uma explicação seja física ou metafísica e formas adequadas de fazer, que não são únicas”,
Conhecimento … 1) existem várias definições, 2) a mais aceita é a de Platão: “conhecimento, são crenças verdadeiras justificadas”, 3) conhecimento é a busca incessante do conhecimento através do exercício da justificação das crenças, que repousam na mente, que mudam como a natureza muda”.
Ferramenta … 1) é “qualquer “objeto (recurso) que o “sujeito” usa para “interagir ou transformar” outro objeto (recurso) no ambiente, 2) tem objetivo específico e termos de: fazer, pensar, perceber, controlar a atenção, memorizar, comunicar, aprender, resolver problemas, 3) se propõe a maximizar eficiência, eficácia, corretismo, consistência e capacidade … ” pode ser qualquer recurso que ajude a transformar”.
Filosofia … 1) forma de investigação racional, sistemática, crítica, reflexiva sobre seus próprios métodos, 2) identificação de categorias ou conjunto de traços característicos compartilhados entre as coisas, 3) aplicar métodos de raciocínio puro ao invés de evidências físicas, 4) estudar formulação de perguntas e problemas filosóficos para solucionar classes de problemas atuais e futuros, 5) pode ser considerada como a “mãe da ciência”, 6) estuda princípios, propósito e ética da ciência, 7) vai além da ciência, estuda a origem, existência, essencilidade e razão das coisas (metafísica), 8) tem 3000 anos e vários ramos, como a a epistemologia, lógica, ética, política, estética, “filosofias das ciências” de uma forma geral.
Método … 1) caminho ou conjunto de passos para alcançar um objetivo, 2) busca de conhecimento, 3) modelo de investigação, 4) forma inteligente de executar um processo, 5) patente ou registro de etapas para fazer bens e serviços, 6) aplicação de uma metodologia específica, 7) conjunto de passos para organizar uma pesquisa, 8) conjunto e ferramentas para coletar e anaisar dados
Modelo …
Prática … tem vários significados de acordo com contextos, situações e objetivos: 1) de forma geral é o ato ou efeito de praticar, 3) ensair comportamentos repetidamente, 4) método de aprender a fazer e ganhar conhecimento “a posteriori”, 5) testar (validar ou refutar) uma teoria , 6) técnica de realizar, executar, fazer, 7) executar um plano, 8) ganhar experiência, 8) método de aprender por repetição, 9) usar modelos, métodos e ferramentas de forma conjugada.
Técnica ... 1) é um misto de arte e ciência, 2) conjunto de regras, normas, protocolos, procedimentos, ferramentas e práticas essenciais à “execução perfeita de uma tarefa, arte, profissão, com vistas a um resultado ou objetivo específico, 3) é caracterizada por briconagem, que é a adaptação, tentativa e erro, através de interação, reutilização e desvios, 4) é impossível se fazer a “técnica”, sem interpretar e metamorfosear, mudara natureza ou a individualidade do sujeito, 5) mudar o exterior ou o caráter de algo; 6) habilitar o sujeito a perceber e pensar diferenciado e acima do “senso comum”, 7) prover capacidade de transferir habilidades entre domínios do conhecimento, 9) possibilitar a empresa investir na técnica e garantir que todas as etapas do aprender sejam seguidas – entender, compreender, explicar, fazer, refazer, controlar e ajustar – segundo o padrão projetado para o modelo de negócio.
Tecnologia …. 1) uso prático da ciência, 2) embutir a ciência em produrtos e serviços. 3) desenvolver conjunto de técnicas, modelos, processos, métodos, ferramentas e práticas , 4) criar soluções que refinam a técnica e as habilidades das pessoas e empresas, 4) estender e maximizar as capacidades humanas, 5) criar produtos e serviços de “inteligência artificial”, 5) quebrar paradigmas e mudar crenças, valores, técnicas e soluções.
Teoria ... 1) conceito oposto da prática, 2) fundamentot estado e validado pela prática, 2) diferente da hipótese usada para supor teorias provisõrias a serem testadas, 3) é comum se dize que “na prática, a teoria é outra”, já que as perspectivas são antagônicas e existe um gap entre pensar e fazer.
Relações
Arte , Ciência e Técnica … 1) a técnica conecta arte e ciência, 2) a conexão com a arte se dá pelas interpretações subjetivas, emoções e sentimentos, 3) a conexão com a ciência se dá via métodos científicos (análise de fatos e dados, observação, hipóteses, testes de validação ou efutação de hipóteses e formulação de novas teorias científicas.
Ciência e Tecnologia … 1) tecnologia é o uso da ciência embutida em produtos, serviços e soluções, 2) o objetivo é equilibrar e aplicar conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais, 3) gerar eficiência econòmica, 4)
Ferramenta e Método … 1) a diferença está que o método é um caminho e a ferramenta é um recurso, 2) ambos dependem “essencialmente” um do outro, 3) a relação ferramenta – método se assemelha (tem analogia) com prática e teoria.
Método, Metodologia e Pesquisa … 1) método são passos para organizar a pesquisa, 2) método de pesquisa orienta o uso de ferramentas para coletar e analisar dados, 3) metodologia de pesquisa é a estratégia que define procedimentos e recursos para isso.
Modelo e Método …
Modelo e Modelagem
Pratica, Tecnica e Tecnologia … 1) prática é a atividade humana na execução de uma ação, tarefa ou técnica, com uso de ferramentas, 2) técnica combina métodos, ferramentas e processos para realizar atividade, 3) tecnologia é o conjunto de conhecimentos e recursos para desenvolver ferramentas e sistemas.
Prática e Teoria ..relação essencial para validar a teoria que descreve a prática ou prática que testa, valida ou refuta a teoria.
Técnica e Tecnologia … tecnologia é o uso de técnicas, métodos e ferramentas para desenvolver produtos e serviços.
Técnica e Método … técnica operacionaliza o método através de ferramentas.
Tecnologia e Ferramenta … tecnologia é um conjunto de procedimentos e ferramentas conectadas de forma inteligente e inovadora para gerar produtos, serviços, utilidade e valor para a humanidade, a sociedade de consumo, para a empresa, time e indivíduo.
Tecnologia e Arte … novas formas de criar expressão, processos artisticos, técnicas, modelos e métodos, meios, captação e interpretação dos sentidos, percepção,de imagens instantâneas do cotidiano, tais como foto, transportar narrativas mais complexas, tais como no cinema, arte digital, realidade virtual, obras artísticas, ofertas de produtos, serviços, soluções para o consumo e utilidade das pessoas.
Tecnologia e Acessibilidade … permitir que mais pessoas acessem ciência e arte, através da internet, redes sociais, plataformas digitais, facilitar a cooperação, socialização, educação, pertencimento, união e sinergia.
Tecnologia e Ética … a tecnologia muitas vezes é conflitante, controversa, gera quebra de paradigmas éticos, de privacidade e segurança, que precisam ser monitorados e avaliados à luz dos códigos éticos vigentes; a ética é um atributo intrínsico da tecnologia e da proposta de valor de qualquer empresa.