Este check list “Indicadores de Desempenho” é um resumo dos principais ‘indicadores de controle e desempenho’ utilizados nas empresas.
São atributos de valor importantes em várias áreas foco da gestão, para monitorar mudanças e ciclos de vida de empresas, recursos, produtos, seviços, soluções, processos, projetos e tarefas.
Check List.
Indicadores de Desempenho na Empresa.
- Acurácia … proximidade da medida com o valor verdadeirde uma grandeza física.
- Ativo …medida contábil, qualquer recurso de propriedade ou controlado por uma empresa ou entidade econômica, usado para produzir valor econômico e que pode ser revertido em dinheiro.
- Balanço Financeiro … relatório contábil periódico que monitora as finanças da empresa, analisa e avalia ativos, passivos e capital próprio da empresa (patrimônio líquido), compara receita com despesa orçamentárias, considera o saldo de exercício anterior e os transferidos para o exercício seguinte, provê visão geral financeira.
- Capacidade … potencial para conter, poder de produção, execução e rendimento máximo.
- Carga de trabalho … produto da quantidade de tempo e recursos para concluir uma tarefa ou gerar um resultado, demanda total de serviços no sistema num determinado momento, fundamental para previsão e dimensionamento de recursos e níveis de serviços.
- Ciclo da Venda … tempo total para realizar uma venda … planejamento, prospecção, qualificação, fechamento da venda e pós venda.
- Ciclo de Compra … jornada de compra e estágios de conscientização, pesquisa de informação, análise de alternativas, tomada de decisão e escolha da melhor alternativa e avaliação da tomada de decisão.
- Ciclo de Produção … conjunto de todas as etapas necessárias para transformar matéria prima em produtos, desde planejamento, distribuição e entrega.
- Ciclo de Operação … conjunto de todas as etapas e atividades operacionais compra, produção, venda, entrega, faturamento.
- Ciclo Financeiro … é o tempo que uma empresa leva para transformar o capital investido em operações diárias em dinheiro, ou seja, o intervalo de tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas.
- Competitividade … capacidade de fazer melhor que o concorrente, gerar vantagem competitiva em termos de gestão, economia, atendimento, desempenho, segurança e outras dimensões.
- Competitividade … capacidade de fazer e atingir resultados melhor que os concorrentes, pode ser medida como o produto de eficácia x eficiência x produtividade.
- Congestionamento … efeito da sobrecarga, aumento de filas e tempo de espera de serviço, prováveis em horas de maior movimento, sazonalidades, indisponibilidades de recursos, picos de demanda.
- Consistência ... capacidade de gerar resultados estáveis, no entorno da meta, com baixa dispersão (variância), demanda habilidades táticas, proatividade e adequação para cuidar do ambiente e periferia, além de fazer correto, para garantir resultados.
- Contas a Pagar … obrigações financeiras que uma empresa tem com terceiros, como fornecedores, prestadores de serviços, impostos e salários.
- Contas a Receber … são os valores que uma empresa espera receber de seus clientes, ou seja, são as entradas de dinheiro que a empresa irá receber no futuro.
- Corretismo … habilidade de fazer correto segundo um plano (sequência e tempo), exige fundamentação e estabilidade de processo e comportamentos.
- Custo … medir o dinheiro gasto para realizar uma tarefa, produzir bens e serviços.
- Custo de Aquisição de Cliente … gestão de marketing e venda … total de custos em marketing / quantidade de novos cliente no período, medir eficácia do marketing, e vendas, decidir e rever estratégias de investimento, validar canais de venda e distribuição de produtos e serviços.
- Custo de Capital … gestão financeira … taxa mínima de retorno que uma empresa deve gerar para cobrir os custos de suas atividades e lucrar, compensando os investidores
- Custo de Oportunidade … gestão econômica … custo da renúncia de um investimento, receita, custo em detrimento de outro.
- Custo de Produção … inclui todos os custos e investimentos para produzir bens e serviços, pode ser fixo ou variável, depende da quantidade de produção, é insumo para análise de sustentabilidade, determinação de preço, lucratividade e margem de contribuição.
- Custo Direto … valor dependente da produção que pode ser facilmente mensurado a partir dela, tais como, materíia prima, embalagens, mão de obra, é obtido pelo total de gastos / quantidade de produtos fabricados, variam de acordo com o produto.
- Custo Evitado … quantificação de custos qu podem ser evitados, estratégia proativa de reduzir ou eliminar despesas, tomar decisões que eliminem ou transferem despesas, aquisição de insumos mais baratos e producentes, reduzir erros e retrabalhos, automatizar e reduxzir mão de obra e tempo de uso de recurso.
- Custo Fixo … compreender as despesa constantes que não variam com a produção ou venda, ex. salário, aluguel, seguros , insumo para gestão do fluxo de caixa, estabilidade financeira e desempenho a longo prazo.
- Custo Indireto … não está diretamente relacionado ao produto, é rateado entre vários.
- Custo Operacional … valor total de todas as despesas necessárias para manter uma empresa em funcionamento, são gastos que acontecem independentemente das vendas ou do lucro da empresa, é a quantidade de dinheiro para manter o negócio ativo, é insumo para determinar margens e consequentemente lucros.
- Custo Unitário … custo total de uma unidade de produto ou serviço, é calculado como total de custo de produção / quantidade de produtos produzidos, garantir preços de venda que garantam a lucratividade, identificar oportunidades de redução de custo, analisar a eficiência operacional.
- Custo Variável … é a soma dos fatores de produção que variam de acordo com a quantidade de trabalho ou produção, afetam diretamente a margem de lucro por unidade vendida, estratégia de preço, níveis de produção.
- Demanda … quantificação de necessidade, procura de produto ou serviço … insumo fundamental para a definição de preço.
- Demonstrativo de Resultado (DRE) … relatório contábil sobre desempenho financeiro da empresa no período, descreve lucro e prejuízo, áreas de maior rentabilidade, estratégias de redução de custo, aumento de eficiência operacional.
- Desconto … gera custo de redução da margem bruta (vendedor) e redução do custo de aquisição (comrador), financeiramente é a diferença entre o valor nominal e o valor presente, podem ser simples (juros simples) ou compostos (juros compostos)
- Despesa … dinheiro gasto em “atividades meio” para aumentar a produtividade da empresa, visa aumentar a competitividade, função de eficãcia, eficiênciae produtividade.
- Despesa CAPEX … despesa de capital, dinheiro utilizado para comprar, manter, aprimorar, estender a vida útil de ativos fixos (edifícios, equipamentos, imóveis, etc), contrastam com as despesas OPEX.
- Despesa OPEX … custo contínuo para operar / executar uma tarefa, produto, negócio, sistema … despesas do dia a dia, como vendas, administração, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, transformar estoque em rendimento
- Disponibilidade
- EBITDA … lucro antes de juros + tributos + depreciação + amortização … avaliar a capacidade de geração de caixa da empresa, saúde econômica, eficiência e produtividade.
- Eficácia … taxa de sucesso, resultados esperados/obtidos, definições de critérios de sucesso, resultado/pessoa … resultados / recursos.
- Eficiência … capacidade de fazer mais com menos, de várias formas, quantidade de produtos/recursos utilizados, quantidade de recursos de entrada / quantidade de recursos de saída, despesas/receita, etc.
- Eficiência Econômica … estado de máximo desempenho onde uma mudança de impacto positivo em uma variavel ou parte do sistema causa uma mudança de impacto negativo (gargalo, fila, perda) em outra variável ou parte do sistema, compondo um sistema de compromissos, que serve para estimar desperdício ou “atrito”, gargalos, filas e eficiências economicas potenciais.
- Eficiência Financeira … relação entre custo e benefício de um investimento (valor), utiliza técnica de “rácios” para sintetizar, parametrizar e fatorar indicadores de desempenho econômico e financeiro de empresas ao longo do tempo.
- Eficiência Operacional … capacidade de otimizar estrutura, modelos, processos e recursos, reduzir custos e aumentar a receita e produtividade.
- Eficiência Produtiva … capacidade de produzir o máximo de bens ou serviços com a menor quantidade de recursos.
- Engajamento Social … capacidade socializar a marca, formar redes sociais, grupar pessoas, aculturar, gerar tráfego.
- Faturamento … medida de volume de vendas x nível de preço, é uma parte principal da receita.
- Funil de Marketing / Vendas … ferramenta de relacionamento e segmentação de mercado, para informação, prospecção, engajamento, relacionamento, promoção de ofertas, conversão de vendas, monetização e fidelização, muito usado no marketing digital.
- Gasto … sacrifício financeiro = custos + investimentos + despesas + perdas.
- Giro …. eficiência para gerar receita a partir dos ativos (giro de ativo), índice de rentabilidade.
- Giro do Ativo … eficiência para gerar receita a partir dos investimentos em ativos, (giro = receita líquida / total médio de ativos), útil para comparar empresas que atuam no mesmo setor, é um parâmetro contábil que liga o total das vendas produzidas com o ativo da empresa.
- Giro de Caixa … indica quantos ciclos financeiros o caixa de uma empresa teve ao longo de um ano.
- Giro de Capital … a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.
- Giro de Estoque … frequencia que o estoque é vendido e reposto num período., giro de estoque = total de vendas / volume médio de estoque ( sendo, volume médio = estoque inicial + estoque final / 2), giro alto está ssociado a eficiência, giro baixo a ineficiência.
- Hit Rate … taxa de sucesso de vendas, hit hat = vendas com sucesso / oportunidades prospectadas.
- HMM – Hora de Maior Movimento – hora de pico de tráfego, congestionamento e filas.
- Horas Trabalhadas de Produção – calcular a eficiência de produção, = produção / tempo produtivo, avaliar potencial , gargalos e melhorias.
- Investimento … aplicação de capital com expectativa de benefício futuro.
- Lead … potencial cliente com com dados de contatos, capturadpos de várias formas.
- Leads Qualificados … quantidade de leads que já demonstraram interesse pela marca, são mais prováveis para a compra e aumentar as receitas, identificar necessidades, interesses dos clientes, melhorar a oferta de produtos e serviços.
- Liquidez Corrente … = ativo circulante / passivo circulante, capacidade de pagar obrigações de curto prazo, avaliada em balanços periódicos da empresa.
- lnvestimento … aplicação de capital com a expectativa de lucro futuro.
- Lucratividade … relação lucro líquido/receita total ou eficiência operacional.
- Lucro … saldo financeiro, lucro = total de receitas – total de custos, significa … ganho ou vantagem obtidos.
- Margem de Contribuição … = receita – custo variável, base para calcular ponto de equilíbrio.
- Margem de Lucro … relação despesas / receita total ( incluindo custo de produção, depreciação e amortização).
- Matriz de adjacência, … estrutura de dados, matriz [linha, colunas] para representar um grafo G (vértices e arestas)
- Matriz de Interesse de Tráfego …
- Nível de Serviço
- Ociosidade … inatividade, redução de produtividade, crescimento econômico e oportunidades de lucro.
- Oferta
- Oferta … quantidade de produtos disponíveis para venda e consumo e insumo para a variação de preço.
- Passivo
- Passivo … conjunto de obrigações financeiras, despesas e dívidas com terceiros, podem ser circulantes (curto prazo até 1 ano) ou não circulantes (longo prazo acima de 1 ano), exemplos: contas a pagar, empréstimos, financiamentos, obrigações fiscais e sociais, folhas de pagamento, gastos trabalhistas.
- Patrimônio Líquido
- Patrimônio Líquido … diferença entre ativos e passivos, valor contábil da empresa para acionistas, mostra o que a empresa realmente possui, após descontar o que deve.
- Perda …despesas sem retorno financeiro, com prejuízo para a lucratividade e fluxo de caixa.
- Ponto de Equilíbrio … mede o momento ou tempo em que receita e custo se igualam, receita que a empresa precisa faturar para o negócio não tem lucro nem prejuizo, quantidade de vendas necessária para gerar lucro.
- Precisão
- Preço
- Produção
- Produção …. medir volume de produção / unidade de tempo, independente da venda.
- Produtividade
- Produtividade Homem / Hora
- Produtividade … forma de medir (eficácia x eficiência), (produção/fatores de produção), produção/pessoa, produção/máquina, produção/material.
- Quantidade de Pessoas
- Rácios …
- Receita
- Receita
- Receita Bruta
- Receita Líquida
- Receita … dinheiro que uma empresa obtém com a venda de produtos ou serviços, avaliar desempenho de vendas, tendências de demanda, ajustes de preços e promoções, prever crescimento da empresa.
- Receita … total de rendimentos da empresa, inclui vendas e outras fontes.
- Risco
- ROE
- ROE – Retorno sobre o Patrimônio … capacidade de agregar valor com os próprios recursos, o quanto se consegue crescer usando nada além daquilo que já se tem … ROE = (lucroLíquido / vendas) vezes (vendas / total de ativos) vezes (total de ativos / patrimônio líquido) = (lucrolíquido / Patrimônio Liquido).
- ROI
- ROI – Retorno sobre o Investimento … avaliar lucro ou prejuízo com um investimento … é o produto (eficácia x lucratividade), pode ser representado pela fórmula: Retorno = (ganho receita – redução de custos – redução de investimentos) por (custos + investimentos).
- Sazonalidade
- Sazonalidade … previsão de flutuações repetitivas da demanda e oferta de forma.
- Sobrecarga
- Sobrecarga … relação ( quantidade de demanda trabalho / capacidade de trabalho ), contraposta a ociosidade.
- Taxa de Abandono da Fila
- Taxa de Abertura de e-mail
- Taxa de Bloqueio
- Taxa de Chegada de Serviço
- Taxa de Cliques
- Taxa de Conversão
- Taxa de Rejeição de Cliente
- Taxa de Retenção de Cliente
- Taxa de Sucesso
- Taxa de Sucesso … medida de eficácia de estratégias e ações, desempenho e satisfação, identificar oportunidades de melhorias, definir níveis de serviço, otimizar estratégias de marketing, basear tomada de decisão com base em dados concretos.
- Tempo Médio Atendimento (TMA)
- Tempo de Entrega
- Tempo de Espera na Fila
- Tempo de Espera na Fila … período de tempo que um cliente aguarda por um serviço.
- Tempo de Geração de “lead”
- Tempo de Médio de Atendimento … tempo médio de serviço ou atendimento de uma solicicitação de um cliente, TMA = soma de todos os tempos de espera de serviços com sucesso / número de solicitações de seviço.
- Tempo Médio de Reparo (MTTR)
- Tempo Médio Entre Falhas (MTBF)
- Tendência
- Tendência … prever mudanças ou taxa de crescimento, baseado em histórico de dados e informações.
- Ticket Médio da Venda
- Tráfego de Mídia Social
- Tráfego de Rede
- Turnover de Produção
- Turnover de Produção … ou taxa de rotatividades, taxa de entrada e saída de funcionários na empresa por período de tempo.
- Valor Contábil
- Valor Contábil … valor total de dinheiro restante se a empresa vender todos os ativos e pagar todas as obrigações financeiras.
- Valor de Marketing
- Valor de Marketing … valor percebido = benefícios / custos da solução
- Valor de Mercado
- Valor de Mercado … valor de um produto ou empresa no mercado, maior ou menor que o valor econômico.
- Valor de Propriedade
- Valor de Propriedade … valor do ativo que consta no contrato de compra e venda.
- Valor Econômico
- Valor Econômico … importância de um bem ou serviço em termos monetários, mede a quantidade de dinheiro que os consumidores estão dispostos a pagar por um produto ou serviço.
- Valor Financeiro
- Valor Financeiro …mede o valor de um ativo ou passivo na empresa.
- Valor Humano
- Valor Humano … honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância, humildade, etc.
- Valor Social
- Valor Social … conjunto de benefícios, ou valores que uma empresa provê a sociedade, como qualidade de vida, inclusão, redução de desigualdades e problemas sociais.
Este check List tem várias Aplicações.
- É um glossário … para consulta rápida
- É um resumo sobre gestão ou administração de empresa e recursos.
- Se aplica no nível estratégico, tático e operacional.
- Provê uma visão de escopo do que é medido pelas empresas.
- Esse check list ajuda a significar e selecionar os indicadores principais ou KPIs de uma empresa.
- Indicadores de desempenho permitem gerenciar mudanças, planejar, monitorar. controlar e ajustar a empresa.
- Tomar decisões e orientar as pessoas sobre o estado de mudança e o que fazer, porque fazer, quando fazer, onde fazer, como e quanto.
- Medir a qualidade do trabalho … se a realização atende as expectativas declaradas ou padronizadas.
- Depende de coletar informações estruturadas indicadores de forma direta, simples, flexível, econômica, para públicos alvo específicos.
- Indicadoress operacionais expressam o pensamento estratégico, tático e operaciona da empres … conectam a teoria (planos estratégico e tático) com a prática (plano operacional).
- Dá uma visão geral e detalhada das áreas e atividades de gestão da empresa.
- Diagnosticar a saúde econômica e financeira e operacional da empresa.
Os indicadores ajudarm a tomada de decisões.
Fornecem informações sobre os processos e fundamentam argumentações.
São ferramentas de medição que permitem avaliar e quantificar o desempenho de empresas, projetos, iniciativas.
O termo “Indicador-Chave de Performance” (KPI) surgiu nos anos 90, quando as empresas começaram a perceber que a qualidade era tão importante quanto a produtividade.
Os indicadores são importantes porque:
- Comunicam os resultados de um processo ou operação de forma simples e quantificada
- Ajudam a avaliar atividades com mais segurança
- Facilitam a tomada de ações corretivas
- Ajudam a rastrear o progresso em direção aos objetivos
- Contribuem para a melhoria dos serviços e o aumento da produtividade