Existem vários modelos voltados para aumentar a capacidade da empresa para preparar as pessoas para as mudanças.
Todos de uma forma geral têm como estratégia principal criar “objetivos compartilhados em rede”, conquistar a adesão de pessoas ( funcionários ) para a mudanças necessárias.
Veja um resumo de propósitos, características e aplicações de modelos de gestão de mudança.
Boas práticas para aplicação da investigação científica, construção de conhecimento de forma lógica e objetiva, para a gestão de mudança.
Check List.
Modelos de Gestão de Mudanças.
- Aprovar Mudanças …
- Criar Senso de Urgência … reconhecer e descrever situações que demandam uma ação imediata e proatividade.
- Criar Senso de Importância … focar em critérios, atributos de valor, singularidades, prioridades; atuar antes da urgência.
- Engajar … fundamentar, explicar conceitos, aliciar, comprometer e se dedicar a causa e mudança.
- Preparar Pessoas ... aprontar, treinar, explicar plano, fazer imaginar situação futura, antes de implementar a mudança.
- Conscientizar … informar, explicar, fazer as pessoas perceberem a necessidade e inevitabilidade da mudança, benefícios, situação atual e futura, desafios e riscos.
- Criar Alianças e Parcerias … trabalhar em rede para desenvolver negócios, unir esforços, diferenciar vantagens competitivas a serem alcançadas … aumentar o valor percebido da empresa no mercado … reduzir, evitar custos e aumentar receitas … otimizar recursos … criar produtos, serviços e soluções inovadores e mais completas … aumentar visibilidade, se destacar no mercado, aumentar a base de clientes, distribuir e mitigar riscos, definir padrões, metas e acordos de níveis de serviço na cadeia de valor.
- Motivar … chamar a atenção, despertar interesse, criar entusiasmo, desejo, movimento de / para a mudança, fazer as pessoas e times perceberem a necessidade de mudança e abandonar velhos conceitos.
- Entender a Jornada Emocional … explicar como as pessoas reagem frente a mudanças – 1) choque, 2) negação, 3) frustração, 4) depressão, 5) experimentação, 6) decisão e 7) integração (curva de Kubler-Ross).
- Eliminar Barreiras para Mudanças … ouvir as pessoas antes de mudanças, informar e declarar objetivos SMART, disponibilizar ferramentas e suporte.
- Formar Visão Estratégica … apresentar previsões, cenários, objetivos e metas de longo prazo, tendências, sazonalidades da demanda, plano, análise de competitividades (ambiente interno x externo) , focar em necessidades de clientes e valores.
- Planejar Conquistas de Curto Prazo … definir metas SMART de curto prazos, segmentar metas em tarefas, visibilizar as metas para todos, estabelecer recompensas, para atingimento de metas, e assim por diante.
- Valorizar Comportamento Assertivo … e afastar comportamentos pasivos, manipuladores e agressivos.
- Manter a aceleração …
- Prover conhecimento sobre “como mudar” …
- Reforçar continuamente a necessidade da mudança.
- Mudar em etapas … dar tempo para vencer resistências, aprender, adaptar às mudanças, para ajudar a empresa a obter a aceitação dos funcionários, crescer e nos adaptar a novas circunstâncias, formas de pensar e agir, contruir memórias e comportamentos.
- Treinar a força de trabalho … sobre as circunstâncias da mudança – “o que é, porque, quem, onde, quando, como e quanto”.
- Avaliar a Matriz de Valor: 1) estrutura, 2) sistemas, 3)stratégia, habilidades, pessoas, estilo e valores (objetivos) … analisar as relações de compromissos (interdependências) entre as dimensões, tal como uma rede, se um componente muda, automaticamente mudanças ocorrem em outros componentes. (método Mc Kinsey 7S).
- Gerenciar em 4 estágios PDCA … Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes, modelo focado nas pessoas para gerenciar as experiências delas na transição para a mudança.
Conclusão.
A Gestão de mudança é cada vez mais necessária,.
Fatores externos são os maiores impulsionadores de mudanças e não os fatores internos.
As empresas precisam não só acompanhar, mas se antecipar ou reagir às mudanças, de forma diferenciada, para não serem “arrastadas pela correnteza”.