O mapa “gestão e indicadores de desempenho” destaca o papel fundamental dos indicadores de desempenho.
Os Indicadores descrevem as mudanças operacionais, orientam a atenção nas intensões declaradas e resultados da empresa.
Indicadores operacionais são acompanhados de metainformações que explicam propósito, objetivo, metas, intensões, categoria, padrões,
A seleção e uso dos indicadores revela a qualidade do planejamento e operação.
Como as pessoas e empreasas pensam e percebem o mundo ao seu entorno, suas qualidades e quantidades, necessidades e suficiência.
Check List.
Características dos Indicadores de Controle de Desempenho
- Nome … identificar, significar, conceituar, memorizar e lembrar.
- Conceito … ideia, propósito, objetivos.
- Aplicação … áreas de gestão para se colocar em prática e aaregar valor
- Grupo de Medidas … cálculo e interpretação.
- Formato … estrutura (texto, número, percentual, imagem, variável, vetor, matriz, fila, lista, grafo, árvor, etc).
- Meta … valor alvo e faixa de tolerância.
- Hierarquia …. posicionamento do indicador na hierarquia de indicadores.
- Fonte … pessoa e empresa responsável pelo indicador.
- Gráfico de estado … diagrama ou esquema para indicar posicionamento e status.
- Histórico de dados … coleção de dados monitorados.
- Tendência … expressão que avalia o valor do indicador ao longo do tempo.
- Gráfico de Tendência … elemento visual que fornece a indicação rápida da tendência.
- Valor … expressão numérica que retorna o valor real do indicador.
- Peso … expressão numérica que atribui uma importância relativa ao indicador.
- Temporalidade … sazonalidade, tendência, unidade de tempo, frequência
- Tipo … estratégico, tático, operacional, qualitativo, híbrido, quantitativo
- Observação … coleção de dados relacionados ao indicador, coletadas por indivíduos.
Indicadores de desempenho permitem gerenciar mudanças, planejar, monitorar. controlar e ajustar a empresa.
- Carga de trabalho … produto da quantidade de tempo e recursos para concluir uma tarefa ou gerar um resultado; demanda total de serviços no sistema num determinado momento, fundamental para previsão de demanda e dimensionamento de recursos e níveis de serviços.
- Competitividade … capacidade de superrar concorrentes, pode ser medida como o produto de eficácia x eficiência x produtividade.
- Corretismo … fazer correto segundo um plano (sequência e tempo), exige fundamentação e estabilidade de processo e comportamentos.
- Consistência ... gerar resultados estáveis (no entorno da meta (expectância) com baixa dispersão (variância), além de fazer correto com foco no plano e tarefa, cuidar da periferia e ambiente para garantir resultados.
- Capacidade … garantir corretismo, consistência e dimensionamento de recursos.
- Custo … dinheiro gasto para realizar uma tarefa, produzir bens e serviços.
- Gusto de Oportunidade … custo de renunciar algo seja custo ou benefício, comparado à maior receita gerada em alguma aplicação alternativa, é uma expressão “da relação básica entre escassez e escolha”, são custos implícitos, relativos aos insumos da empresa que não envolvem desembolso (custo imaginado plo melhor uso alternativo do recurso); o custo econômico é a soma do custo moneta´rio mais o custo de oportunidade (pela oportunidade de uso alternativo dos recursos),
- Demanda … quantificação de necessidade, procura de produto ou serviço, insumo fundamental para a definição de preço.
- Despesa … dinheiro gasto em atividades meio para aumentar a produtividade da empresa.
- Eficácia … pode ser medida de várias formas, como taxa de sucesso, resultados esperados/obtidos, definições de critérios de sucesso, resultado/pessoa … resultados / recursos.
- Eficiência …qpode ser medido de várias formas, como quantidade de produtos/recursos utilizados, 2) quantidade de recursos de entrada / quantidade de recursos de saída, 3) despesas/receita
- Gasto … sacrifício financeiro, soma dos custos, investimentos, despesas e perdas.
- lnvestimento … aplicação de capital (bem capaz de produzir outro bem) com a expectativa de lucro futuro.
- Lucratividade
- Lucro … ganho, vantagem obtida, retorno do investimento sobre o gasto ou receita menos custo total.
- Margem de lucro
- ociosidade
- oferta
- produção
- produtividade
- sobrecarga
- congestionamento
- sazonalidade
- competitividade
- tendência,
- tempo de espera na fila
- receita
- taxa de sucesso
- tempo de atendimento
- turnover de pessoal
- turnover de produção
- valor econômico
- valor financeiro
- valor contávil
- valor humano
- valor de marketing … valor percebido.
- valor perceido … valor subjetivo, valor interpretado
- valor de mercado
Tomar decisões e orientar as pessoas sobre o estado de mudança e o que fazer, porque fazer, quando fazer, onde fazer, como e quanto.
Medir a sua qualidade … se a realização atende as expectativas decaradas ou padronizadas.
Além disso, a qualidade pode ser alcançada e controlada pelo monitoramento de indicadores que depende de: coletar indicadores de forma direta, simples, flexível, econômica à todas as pessoas alvo.
Indicadoress operacionais expressam o pensamento estratégico, tático e operaciona da empres … conectam a teoria (estratégico e tático) com a prática (operacional).
Como Planejar e Monitorar Indicadores Operacionais
O planejamento de indicadores operacionais pode ser modelado por indicadores qualitativos, não baseados em números, mas em modelos, padrões, normas e descrições …. de tal forma que a gestão possa planejar, desempenhar, controlar e ajustar: 1) corretismo, 2) consistência e 3) capacidade do trabalho realizado … essas 3 dimensões.
Focar em Mudança …
- Preparar mudanças na empresa.
- Redirecionar recursos, processos, orçamento.
- Ajustar modelo de negócio e operação da empresa ou o modelo da tarefa.
- Agrupar vários indicadores em uma rede de indicadores
- Definir escopo e limites de um projeto ou sistema.
- Monitorar a evolução contínua de mudanças e tecnologias
- Rever processos internos, atividades e tarefas.
- Responder a crises, mudanças de mercado, consumidores e produtos, pressões competitivas.
- Fazer aquisições, fusões e resstruturação empresarial.
Foco em Tarefa …
o monitoramento empresarial e seus indicadores deve se concentrar em tarefas ou unidade de trabalho; simplificadamente falando, a empresa é composta por conjunto de tarefas.
Rede de indicadores … qualquer indicador deve ser conceituado e contextualizado de forma integrada com os outros indicadores da empresa; para não deixar “buracos gerenciais”.
Parametrização … indicadores são insumos de modelagens e simulações matemáticas e computacionais; parametrizações explicitam tradeoffs (relações de causa e efeito) entre indicadors de mudanças, aprofundam a aprendizagem, previsibilidade, preditibilidade, reprodutiidades sobre mudanças específicas; são insumos para o uso da inteligência artificial e computação em rede.
Maturidade Técnica … outro aspecto estratégico da gestão, é medir o estágio evolutivo da tarefa (projeto ou empresa) para atingir uma hierarquia de objetivos e indicadores ao longo do tempo; visa facilitar o desempenho da gestão de longo prazo e alinhamento organizacional; modelar e monitorar projetos ou tarefas em estágios. ajuda a evidenciar o papel central e estratégico, tático e operacional, das tarefas.
Modelo de Negócio … descreve como o negócio funciona na teoria, seus componentes e relações – proposta de valor, ofertas, parceiros, recursos, atividades, canal, relacionamento, segmentos de mercado, estrutura de custo e receitas; monitorar e controlar a direção de um negócio a longo prazo; cenário competitivo e ajustar a estratégia do negócio conforme necessário; tem como contraparte o modelo operacional.
Modelo Operacional … descreve como o modelo de negócio funciona na prática; a cadeia de valor interna; como deve funconar o controle de tarefas diárias, como logística, desenvolvimento e transformação de recursos em bens e serviços, distribuição e entrega; inclui atividades como rastreamento da produção, monitoramento dos níveis de estoque e controle de despesas; foco no curto prazo, objetivos operacionais imediatos; tem como contraparte o modelo de negócio.
Monitoramento Operacional … garantir que o modelo operacional funcione diariamente – sistema de coleta medidas; análise, identificação de padrões, desvios e resultados de indicadores de desempenho; avaliar a qualidade das previsões de demanda, dimensionamento de ofertas, recursos, escalas de trabalho, faixas de tolerância, limites de eficiência e segurança; geração de relatórios e recomendações de melhorias.
Metainformações
Metainformações descrevem pontos de atenção sobre o propósito, contexto, ambiente, uso, controle e ajustes, do ambiente e pessoas para o monitoramento de desempenho de indicadores de desempenho.
As propriedades listadas são exemplos de metainformações ou metaindicadores associados ao indicador de desempenho.
Funcionam tal como a “bula do remédio”, não foca em fornecer as características do conteúdo do indicador em si.
Se preocupa na estrutura, em acrescentar uma “faceta” julgada importante como dimensão para a empresa “aprender a aprender” sobre o indicador de desempenho.
Acrescenta informações qualitativas para o melhor encaixe e aprimoramento do indicador na empresa.
Avalia e detalha o uso estratégico, tático, operacional, cognitivo e emocional do indicador.
Foca na utilidade do indicador para a pessoa e empresa.
Contêm tudo julgado necessário, suficiente e diferenciado, para despertar a atenção de indivíduos e times, para os fundamentos teóricos e práticos do indicador para a tarefa.
A aplicação efetiva de um indicador de desempenho chave, envolve esforço cíclico e continuado de gestão PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes.