Desempenho Mental é a aplicação de habilidades mentais, atitudes, perspectivas, estratégias e processos que levam ao desempenho ideal planejado, bem-estar e crescimento pessoal e empresarial.
O controle do estado mental de desempenho pelo sujeito, é um componente fundamental para a execução de tarefas com excelência.
Para tal, como tudo na empresa ( e na vida), deve ser gerenciado, ou seja, planejado, desempenhado, controlado e ajustado a cada ciclo de tarefas, articulando o curto, médio e longo prazos.
Exige usar métodos, ferramentas, técnicas, práticas e mediação, para guiar e desenvolver o hábito de identificar situações, oportunidades para acionar e controlar estados mentais (habilidades) de alto desempenho.
Check List.
Habilidades Mentais Preditoras de Alto Desempenho.
- Coragem … 1) capacidade de agir apesar do medo e incertezas que o medo traz, 2) não é ausência do medo que leva pessoas a se expor em situações perigosas sem considerar as conseqências.
- Autoconsciência … 1) conhecer a si própróprio, 2) se perceber como objeto da sua atenção, 3) fazer autodiagnósticos sobre pontos fortes e fracos, 4) identificar crenças positivas e negativas, traços de personalidade, comportamentos e sentimentos.
- Registrar pensamentos … 1) anotar preocupações, e avalie racionalmente se fazem sentido, 2)lidar com a ansiedade do desempenho, 2) monitorar o pensamento, não pensar negativo 3) meditar e prestar atenção e controlar a respiração (estado de atenção plena e livre)
- Foco adaptativo na atividade …1) autocontrolar a atenção, 2) controlar e distribuir esforço para a tarefa ou objetivo específico, 3) maximizar a equação: resultados = eficácia x eficiência x produtividade x competitividade.
- Atitude de Confiança … acreditar: 1) em si próprio, 2) em algo, 3) pessoa, 4) método, 5) ferramenta, transparecer
- Automaticidade … fazer correto sem ocupar a mente ou demandar baixa carga mental.
- Autoeficácia … aprender desenvolver a convicção em si e método para realizar uma tarefa e atingir metas.
- Autocontrole … perceber e controlar: 1) emoções, 2) sentimentos, 3) controle dos vários tipos de atenção
- Controle do tempo … organizar e planejar como dividir seu tempo entre diferentes atividades.
- Motivação … acionar processo interno de vontade e desejo para atingir metas, objetivos e realizações.
- Atenção focada … concentrar e sustentar a atenção para a solução de problemas conhecidos.
- Atenção livre … capacidade de perceber a periferia, contexto e controlar a atenção.
- Metacognição … capacidade cognitiva de nível superior para autoregulação e automonitoramento e controle de processos mentais.
- Planejamento … criar e conceber ntecipadamente uma açã, definir metas e estratégias para atingir um objetivo específico; investigar e perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
- Automaticidade … fazer sem ocupar a mente ou com baixa carga cognitiva.
- Adaptação … fazer ajustes, flexibilizar, harmonizar sujeito e tarefa com o ambiente.
- Lidar com crise … saber tratar situações complexas e desgastantes, com autocontrole e autoeficácia.
- Gerir o estresse … meditação guiada,
- Resolução e problemas … evidenciar fatos e dados, formular problema, analisar, sintetizar, solucionar com eficácia e comunicar
- Usar ferramentas …
- conhecer habilidades e competências
- gestão de proceso
- adaptabilidade interpessoal
- adaptabilidade cultural
- aptidão física
- Prática
- Aprimoramento da habilidade
- Combnação do racional com intuitivo
lidar com o stress normal da vida. aprender e trabalhar produtivamente. use seus talentos e habilidades.
Sem uma boa organização, podemos perder a noção dos dias e do calendário, mas, essa desorientação sobre o tempo também pode ser associada a sintomas de estresse, caso se agrave.
Percepção temporal é um campo de estudo dentro da psicologia e da neurociência que se refere à uma experiência subjetiva da vida, o tempo, que pode ser medido por alguém a partir da própria percepção da duração do desenrolar dos acontecimentos.