“Episteme” do grego significa “conhecimento“.
“Epistemologia” significa “teoria do conhecimento”.
Teorias do Conhecimento buscam compreender o modo como adquirimos conhecimento verdadeiro.
Desde os seus primórdios, a filosofia constrói continuamente uma estrutura de conhecimento, que estuda, refuta, aprimora as habilidades humanas, como pensar, conversar, argumentar, investigar, analisar, compreender, comunicar, inferir, persuadir, resolver problemas, tomar decisões.
O ser humano busca conhecimento via a formação ” redes de conhecimento” via “grupos sociais”, para preservar e valorizar culturas, recursos, ferramentas, produtos e serviços.
- “Epistemologia” está endereçada aos métodos e ferramentas que estudam o “o que” e por que” da natureza e aquisição de conhecimento.
- Desenvolver o pensar crítico e conhecimento científico do sujeito.
- Explicar métodos e ferramentas que ajudem a formular perguntas e problemas filosóficos.
- Ajudar a fazer abstrações, criar conceitos, avaliar princípios, validar ou refutar teorias, aplicar teoremas, caminhos e tomar decisões.
- Fazer avaliações de argumentos lógicos, valor e importância objetiva de produtos e serviços.
Definições sobre Conhecimento
Existem diferentes definições de conhecimento e diferentes teorias que se complementam e evoluiram ao longo desses 2500 anos de história da filosofia ocidental, pela importância do conhecimento para atender todos os tipos de necessidades e objetivos .
Veja 3 definições simles do conceito de conhecimento muito usadas …
- Conhecimento é Sensação … experiência … para essa teoris são os sentidos humanos que fornecem o primeiro plano de informações (direto), mas os sentidos são subjetivos e dependem de cada pessoa, pode ser alterado com a idade e tempo, e portanto é um tipo de conhecimento inconfiável (não científico), não universal,.
- Conhecimento é a Análise do Objeto … a principal proposição de defesa do empirismo, pois, para melhor análise de cada estrutura, o sujeito deve decompor o objeto até buscar o seu particular e nele a ideia do que é conhecimento.
- Conhecimento é Crença verdadeira justificada … teoria de Platão, que busca a universalização ao invés de subjetivação, ou seja, o conhecimento é aceito de acordo com a sociedade e cultura de onde se existe; crença são convicções aceitas por grupos de pessoas, com base em valores, costumes e hábitos desses grupos; o conhecimento considerado verdadeiro, dentro desta concepção platônica, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos; dessa forma, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo e alcançar o inteligível.
Teoria do Conhecomento de Platão x Aristóteles
“diferenças entre o idealismo (Platão) e o emprirismo (Aristóteles)”.
Platão
Os sentidos determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos, enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.
O mundo real é o mundo das ideias, em que as experiências sensíveis não têm efetiva importância porque são subjetivas.
Por exemplo … para os idealistas (racionalistas, universalistas) como Platão, o conceito universal de mesa, captura características gerais pertencentes a todas as mesas … mesas com três pernas, com quatro, de madeira, de vidro ou de plástico…
Para os “platonistas” (idealistas) o mais importante é a alma – aquilo que está dentro de nós mesmos e onde está a realidade e para isso, é necessário abandonar o sensível e experiência.
Na teoria do conhecimento de Platão é necessário que a pessoa esteja “equipada intelectualmente” para interpretar a realidade, lidar com suas próprias buscas, descobertas e paradigmas.
Aristóteles
De forma contrária, o empirista acredita e formula sua teoria na existência de particulares e conceitua o universal como uma coisa inexistente
Aristóteles, discípulo de Platão, tinha uma visão empirista diametralmente antagônica a de Platão, onde os sentidos são a primazia do conhecimento..
Por exemplo … para os empiristas o mais importante são as particularidades de cada mesa; não existe um conceito de mesa comum ou entidade “mesa”.
Piaget
O indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
Vygotsky
Enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo, sendo o aprendizado um processo socialmente mediado, onde o conhecimento é construído através de diálogos e colaborações.
- Aprendemos através das nossas interações com os outros e com o ambiente ao nosso redor.
- O desenvolvimento intelectual é fundamentalmente moldado pelo contexto cultural e pelas relações sociais (diferentemente de teorias que colocam o desenvolvimento individual no centro).
- Gestores e empresas (escolas) são responsáveis em desenvolver a “cultura construtivista” centrada nos valores da empresa.
- Símbolos culturais devem ser usados como “pontes para aquisição de novos conhecimentos.
- Aprendizagem deve ser concebida como experiência social, mediada pela linguagem empresarial e planos de ação gerenciados.
- O conceito de professor/gestor muda para mediador/gestor, com função explícita, importante e ativa no “processo de aprendizagem” e na maneira como o profissional e time adquirem conhecimento.
- O objetivo principal da relação de mediação é conduzir indivíduos e times obterem conhecimento da forma mais eficiente, adequada e colaborativa, construir times.
- Buscar relações de cooperação, respeito, desenvolvimento entre os pares, não impor e sim conscientizar.
- A empresa deve assimilar, adequar, equlibrar linguagens e ferramentas continuamente.
- Um conceito-chave para o trabalho e aprendizado em rede é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) … que mede qualitativamente, a diferença entre o que uma pessoa pode aprender sozinha e o que ela pode aprender com a ajuda de outros, colegas, facilitadores, mediadores.