“Episteme” do grego significa “conhecimento“.
“Epistemologia” significa “teoria do conhecimento”.
(epistemologia, é um ramo fundamental da filosofia, tem como sinônimos: teoria do conhecimento, filosofia da ciência, estudo do conhecimento científico e artístico).
As várias teorias do conhecimento que surgiram ao longo dos séculos … socrática, platônica, aristotélica, racionalista, empirista, pragmática, são destaques e alvo de estudo na gestão empresarial … cada qual acrescenta conceitos e perspectivas novas que registram, acumulam e refinam o conhecimento humano em busca do conhecimento verdadeiro.
O pensamento filosófico e científico é “diferente e de nível superior” ao “conhecimento cotidiano” ou normalmente denominado como “senso comum” … que é o conhecimento superficial, ou ingênuo, que não são é justificado pelo “sujeito epistêmico” que buscam a explicação da crenças, através de métodos filosóficos e científicos.
Desde os seus primórdios, a filosofia constrói continuamente uma estrutura de conhecimento, que estuda as habilidades humanas.
Como ganhar conhecimento, pensar, conversar, argumentar, investigar, analisar, compreender, comunicar, inferir, persuadir, resolver problemas, tomar decisões … ou seja aprimorar a interação entre sujeito e objeto do seu conhecimento, com ferramentas adequadas para o ambiente circundante e equilibrar o comportamento, pensamento e atitudes.
Um dos pontos cada vez mais importantes e afetos a inteligência artificial e a evolução dos povos, é a formação de “grupos e redes sociais”, para construir, compartilhar, preservar e valorizar culturas, recursos, ferramentas, conhecimento, inteligências e produtos e serviços.
Epistemologia” desenvolve métodos e ferramentas que estudam “o que” e “por que” da natureza e aquisição de conhecimentos e a busca da compreensão de comportamentos específicos.
Se preocupa em desenvolver e pensar crítico como base de sustentação.
Explicar métodos e ferramentas que ajudem a formular perguntas e problemas filosóficos, sendo as perguntas como ferramenta de desenvolvimento guiado, para identificar relações e os problemas o conjunto dessas perguntas e suas respostas para tomar decisões e atingir objetivos práticos.
A filosofia e todos os seus ramos (metafísica, lógica, ética,, epistemologia, política, estética, e outras filosofias, trabalham com conceitos e suas relações, os quais são construtos do conhecimento, que permitem fazer fazer abstrações, modelos simplificados da realidade, e com isso relacionar e avaliar princípios, validar ou refutar teorias, aplicar teoremas, caminhos e técnicas para a tomada de decisões.
Fazer avaliações de argumentos lógicos, percepção de valor e importância objetiva de produtos e serviços.
Definições sobre Conhecimento
Veja 3 definições do conceito de conhecimento muito referenciadas …
- Conhecimento é Sensação … experiência … para essa teoris são os sentidos humanos que fornecem o primeiro plano de informações (direto), mas os sentidos são subjetivos e dependem de cada pessoa, pode ser alterado com a idade e tempo, e portanto é um tipo de conhecimento inconfiável (não científico), não universal,.
- Conhecimento é a Análise do Objeto … a principal proposição de defesa do empirismo, pois, para melhor análise de cada estrutura, o sujeito deve decompor o objeto até buscar o seu particular e nele a ideia do que é conhecimento.
- Conhecimento é Crença verdadeira justificada … teoria de Platão, que busca a universalização ao invés de subjetivação, ou seja, o conhecimento é aceito de acordo com a sociedade e cultura de onde se existe; crença são convicções aceitas por grupos de pessoas, com base em valores, costumes e hábitos desses grupos; o conhecimento considerado verdadeiro, dentro desta concepção platônica, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos; dessa forma, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo e alcançar o inteligível.