Objetivo: Prover uma visão Top Down do Conceito de Conhecimento e outros conceitos que modelam e definem seu significado no ambiente empresarial.
O conhecimento é um diferencial dos seres humanos, empresas e sociedade em geral.
O conhecimento é estudado de uma forma geral pela epistemologia, ramo da filosofia, também conhecida como a “teoria do conhecimento”. É o ramo da filosofia que investiga como o ser humano ou a própria ciência adquire e justifica seus conhecimentos.
A gestão do conhecimento é uma atividade estratégica e está na “gênese” da vantagem competitiva.
Provê capacidade e suporte a tomada de decisão.
A decisão significa escolher uma entre várias alternativas disponíveis, é essencial para garantir a gestão estratégica na empresa, atingir metas, otimizar processos e alcançar melhores resultados.
O conhecimento pode ser analisado e melhor compreendido em diferentes categorias … familiarização, descritivo e tácito.
A familiarização é um estágio de conhecimento inicial que está mais relacionado a capacidade de convivência e não exige capaidade de conhecimento descritivo e tácito; é uma ponte para o conhecimento descritivo e tácito.
O conhecimento descritivo é também conhecido como conhecimento indireto ou “à priori”, que pode ser adquirido pela leitura, aulas teóricas, sem experimentação; preocupa-se como “o que” devemos saber descrever para um dado domínio de conhecimento; permite que a sociedade, empresas e indivíduos, aprendam com a experiência dos outros e economizar tempo e dinheiro para adquirir conhecimento.
O conhecimento tácito é o conhecimento à partir da experiência, significa habilidade de fazer, reproduzir realizações r fazer mudanças; conhecer é a capacidade de fazer mudanças no ambiente; é também referenciado como conhecimento direto ou “à posteriori”, só obtido via transformação e mudança.
A experiência que gera o conhecimento direto e tácito, usa os sentidos humanos e gera conhecimento não consciente, não acessado diretamente; envolve um conjunto muito maior de conexões neurais e geram aprendizagem profunda quando bem fundamentada potr técnica, métodos e ferramentas; saber tacitamente não significa saber descrtivamente.
A justificação do conhecimento de crenças e verdades é um ponto de atenção central da epistemologia e gestão de mudanças e conhecimento na empresa; funciona como um “motor motivador e gerador de conhecimento”; quando justificamos, usamos a razão, o raciocínio, a lógica, argumentos, que podem ser deduções, induções, abduções, analogia, categorização, análise, síntese, regras de inferência, premissas, proposições e conclusão.
Segundo Platão, na sua famosa e bem aceita teoria do conhecimento, “o conhecimento são crenças verdadeiras justificadas”; significa busca contínua da verdade através da investigação e pensamento crítico.
A relação entre conhecimento, informação e tomada de decisão é representada; a informação é um processo de transformação e formatação de dados, adicionalmente, a informação é insumo para a geração do conhecimento e suporte a tomada de decisão.
A intuição é um tipo de percepção ou saber não racional, destilado de todas as atividades mentais cognitivas da pessoa; permite tomada de decisão intuitiva, sem uma razão explícita e racional, é usada em sinergia com a tomada de decisão racional, de forma dual, sinérgica e antagônica.
A cognição pode ser simplificadamente representada por funcões cognitivas principais, que são combinadas e geram várias outras; são exemplos a atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem, que atuam de forma combinada e simultânea, como processos mentais específicos presentes na pessoa independentemente e também dependente das circunstãncias; cooperam para modelar o tipo de personalidade da pessoa, comportamento, conhecimento e inteligência.
O raciocínio e razão formam o conhecimento descritivo, que influi no conhecimento tácito;
Conhecimento por familiarização, descritivo e tácito funcionam como vazos comunicantes … tudo na mente e cognição humana está conectado.
O mapa tem a vantagem de dar essa holistica conectada e explicitar as relações entre as partes e componentes da cognição e conhecimento.
Observe que a lógica e argumentos dedutivos, indutivos e abdutivos, também são relacionados; a razão é produzida pelo raciocínio, que é a aplicação da lógica para argumentar e justificar.
A verdade, conhecimento, justificativas de valor, crenças, realidade, contexto, fatos e circuntâncias são repreentados e estão conectados.
O conhecimento científio é um tipo especial de conhecimento adquirido pelo método científico, que gera conceitos
Os dados e informação podem ser obtidos com a pesquisa científica e uso de métodos científicos, que trabalha simulataneamente o conhecimento descritivo e prático, baseados em observação, hipótese, modelagem matemática, teorias, experiências controladas com processamento e criação de conceitos, que podem ser aplicados e reproduzidos em larga escala.