Na análise meios-fins, o solucionador de problemas começa visualizando o fim, ou objetivo final, e então determina a melhor estratégia para atingir o objetivo em sua situação atual .
É uma técnica simples de resolver problemas por indução, comumente usada em inteligência artificial, via busca limitada, criativa, metódica, na “cadeia de meios e fins” .
É uma boa forma de modelar e simular estratégias de marketing e vendas
É usada para a resolução de problemas e iniciar o planejamento de um novo projeto.
(Newell e Simon estavam criando um programa eficaz de solução de problemas para os primeiros computadores, e a análise Meios-Finais foi um resultado direto dessa pesquisa).
Check List – Análise de Meios e Fins
- Defina o ESTADO INICIAL do problema que você está tentando resolver … preferencialmente escrever o problema no papel ou desenhar uma mapa ou diagrama, análise de causa raiz, causas e efeitos, 5 porquês (conscientização do problema).
- Visualize o ESTADO FINAL que gostaria de ver … quando o problema for resolvido e escreva no papel (imagem de solução).
- Enumerar as diferenças entre os estados … explore os obstáculos e faça uma lista das diferenças e obstáculos; se os obstáculos forem grandes, divida-os em menores (análise).
- Criar metas para superar “gaps” … para poder trabalhar cada diferença em etapas.
- Ação … reuna as ações em um “PLANO de AÇÃO” (problemas mais simples e conhecidos) e/ou aplique GESTÃO PDCA sistemática para problemas novos ou complexos que exijam melhorias contínuas.
- Facilita a análise de projetos do comportamento do consumidor na tomada de decisão, como esclarecer os pensamentos de uma prova matemática.
- Foca no contexto, situações, caminhos e ações específicas que levam ao objetivos específicos desejados;
- Constrói associações, simples ou complexas, entre mudanças de estados e ações particulares que trarão essas mudanças
- A análise meios-fins adota pontos filosoficamente importantes que valem para a análise teórica da aprendizagem em geral.
- Tratamento Igual de Todas as Hipóteses … todas as possibilidades devem ser levadas a serio a priori.
- Invariância de linguagem … a análise não depende do vocabulário em que as evidências e generalizações são enquadradas.
- Dependência de Contexto … a análise depende de suposições sobre quais são as possíveis sequências de observação.