O termo “TÉCHNE” vem de Aritóteles e mostra a preocupação milenar com o USO DE FERRAMENTAS para transformar a natureza e sobreviver.
- Ciência … estudo sistemático da natureza e universo
- Episteme … ramo da filosofia que estuda a ciência;
- Ferramentas …
- Técnica ... pormenores práticos essenciais à execução perfeita de uma arte ou profissão; “parte material de uma arte ou conjunto dos processos de uma arte.
Tecnologia …. uso prático da ciência; onjunto de técnicas, processos e procedimentos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria; criar soluções tecnológicas. - Técnica e Tecnologia …estão relacinadas a conhecimento prático, arte, ciência, criar, produzir, visar um fim concreto.
- Tecnologia é Ferramenta … um conjunto de ferramentas conectadas de fiorma inteligente e ini=ovadora para gerar produtos, serviços, utilidade e valor para a humanidade, a sociedade de consumo, para a empresa, time e indivíduo.
- Tecnologia é Ciência … cujo objeto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais.
- Tecnologia é Arte … novas formas de criar expressão, processos artisticos, técnicas, modelos e métodos, meios, captação e interpretação dos sentidos, percepção,de imagens instantâneas do cotidiano, tais como foto, transportar narrativas mais complexas, tais como no cinema, arte digital, realidade virtual, obras artísticas, ofertas de produtos, serviços, soluções para o consumo e utilidade das pessoas.
- Tecnologia e Acessibilidade … permitir que mais pessoas acessem ciência e arte, através da internet, redes sociais, plataformas digitais, facilitar a cooperação, socialização, educação, pertencimento, união e sinergia.
- Tecnologia e Ética … a tecnologia muitas vezes é conflitantes, controversa, gera quebra paradigmas éticos, privacidade, seguranças, que precisam ser avaliados à luz dos códigos éticos vigentes; a ética é um atributo intrínsico da tecnologia.
Pré-história – 2.500.00 a 3000 AC
- Ferramentas de pedra
- Lascas de pedra.
- Facas, machados, lanças e flechas, anzóis.
- Abrigo, construções arquitetônicas.
- Agulha, fiação e trecelagem.
- Roupa
- Exploração do cobre/ouro.
- Arte rupestre como pinturas nas cavernas.
- Abrigos com madeira, argila, pedra e barro.
- Exploração do ouro e cobra.
- Viagem por terra e mar.
- Remos 5000-4500
- Agulhas de Cobr – 4400 a.C.
- Roda – 3500 a.C.
Idade Clássica – 3500 AC a 476 DC
Idade Média – 476 – 1453
- Arado: técnica agrícola.
- Moinhos: de d’água e de vento,.
- Martelos hidráulicos e eólicos.
- Altos-fornos: injeção de ar à pressão (século XIII).
- Óculos.
- Relógio mecânico.
- Catapultas.
- Espelho.
- Janelas de vidro
- Chaminés
- Ratoeira
- Bússola (1180)
- Imã (1160)
- Sabão em pedra
- Papel de linho
- Réguas de Cálculo
Idade Moderna – 1453 a 1789
- Lâmpada elétrica.
- Avião.
- Computador pessoal.
- Vacinas.
- Automóvel.
- Relógio.
- Telefone.
- Refrigeração.
- 10º Máquina fotográfica.
- Calculadoras Mecânicas.
- Cartão perfurado (1804).
Idade Contemporanea – 1800 …
As tecnologias contemporâneas usam o conhecimento científico para melhorar o fluxo de trabalho e a eficiência.
São usadas para completar tarefas que humanos normalmente fariam, ou para fazer tarefas sozinhos.
Era da Informação,um período marcado pela mudança das indústrias tradicionais para uma economia baseada na tecnologia da informação; começou em meados do século XX.
A revolução digital converteu a tecnologia do formato analógico para o formato digital. tornou possível fazer cópias idênticas ao original.
- Computador mecânico (1936)
- Computadores Analógicos (100 AC a 1960)
- Transistor (1947).
- Inteligência artificial (1950)
- Aprendizagem de Máquina (1959).
- Circuito Integrado (1958).
- PCM – modulação por código de pulso para comunicação em longa distância (1962).
- Computadores Digitais.
- Interne, com a ARPANET.
- Comunicação Digital (1970).
- Engenharia Genétca (1976)
- Computador Pessoal (1980).
- Laptop/Notebook (1982)
- Telefonia Celular (1983).
- Câmera Digital (1988).
- World Wide Web (1989).
- HDTV digital foi da Copa do Mundo (1990).
- Navegador Mosaic (1993).
- Smartphoe (1994).
- Rápida expansão da Internet (1996).
- Celulares inteligentes (2000).
- Internet banda larga em massa (2005)
- Cloud Computing (2010).
- Computação Quântica (1980).
- Equipamentos médicos.
- Blockchain … banco de dados em rede.
- Internet das Coisas (IoT).
- Energia Verde.
- Segurança da informação e identidade de acesso.
- Bigdata e análise de dados.
- Mobilidade 5G.
- Veículos Autônomos.
Invenção
A hierarquização de inovações é mais uma questão de arte do que de ciência. Pode realmente comparar-se a máquina fotográfica ao avião? Embora o progresso seja gradual, é também exponencial: baseia-se em si.
A imprensa possibilitou a disseminação da alfabetização e permitiu que os pensadores partilhassem as suas ideias e deste modo inventassem mais. As invenções modernas tendem mais a melhorar do que a transformar: uma aplicação que liga o mundo de forma mais eficaz, aviões que voam mais longe e mais depressa.
Máquina fotográfica. Ilustração: G.Eastman
De vez em quando, ainda há espaço para progressos significativos como a impressão 3D ou a Internet. “Ainda haverá grandes invenções”, diz Carla, confiando em futuros momentos Eureka.
A técnica demanda e significa o sujeito assumir controle para transformar o seu entorno para produzir algo objetivo e não subjetivo, e assume que sempre existe uma forma de fazer algo que independe da opinião ou vontade do sujeito.
Na técnica, o sujeito necessita saber distinguir a existência ( saber se é ou não é) da essência (saber o que é) … uma coisa existe primeiramente como idéia (essência), para depois existir pela fabricação (existência).
Na natureza essa distinção não é tão clara, já que a essência e existência emergem juntas
Freenberg (filosofia da tecnologia).
A modernidade é, assim,
dialética em sua essência, pois, ao mesmo tempo que une a espécie humana e
rompe as fronteiras geográficas, também nos mantém em um estado de angústia
e insegurança.
Para Feenberg (Idem,
A tecnologia é instrumental, isenta de valores, “servem como meios e metas subjetivas que nós escolhemos a nosso bel prazer”.
Para o senso comum moderno, meio e fins são independentes um do outro”
Esta é uma concepção instrumentalista da tecnologia, que trata a
natureza como matéria-prima, como algo que espera a transformação pelo
homem. Em outras palavras, está ali para servir a propósitos humanos.
Técnica está relacionada ao aprimoramento humano … é observada como um elemento a favor do bem da comunidade.
Tecnologia sai da fábrica e adentra os lares em todo o mundo e pode até enganar as pessoas que ela resolve tudo.
Daí nascem duas correntes, que convivemos no dia a dia: os tecnófilos e os tecnófobos, que goostam e se entuasiamam ou vibram contra … e isso cria barreiras do fenômenoe uso de ferramentas tecnológicas.
Técnixa x Ciência Teórica
A EPISTEME é o conhecimento racional ou que pode ser demonstrado racionalmente.
TECHNÉ localiza-se na esfera do conhecimento prático, das interações humanas e mutabilidade em tudo que produzimos.
Resulta como consequência das mudanças nos recursos e atividades humanas.
Está fincada à experiência concreta do mundo sensível.
Técnica e Ciência
Técnica não pode ser concebida como ciência aplicada e objeto epistemológico (objeto cientificamente definido)
Técnicas estão relacionadas a intervenções que têm algum objetivo determinado, o que é notoriamente diferente das ciências que produzem conhecimentos (abstratos) sobre objetos muito bem especificados. As técnicas e as ciências podem ser articuladas e de fato o são.
A técnica não possui um fim em si mesma.
Sua função é de um saber que possibilita a obtenção da finalidade humana.
A técnica é neutra … é instrumental.
A forma que a técnica gera a alguma coisa é sempre extrínseca à materialidade natural. Por isso ela é submetida a objetos que não são nem necessários nem com naturais, no sentido de não ter uma disposição inerente para se tonar algo. Elas tornam-se em que são em virtude da ação humano, podendo ser algo bom ou ruim. Essa neutralidade da técnica contrasta justamente com o valor intrínseco do conhecimento das verdades necessárias, já que o valor deles está na ordem inteligível do ser, a qual os seres humanos, como animais racionais, devem contemplar, e a técnica não é nem garante tal realização.
Como uma atividade contemplativa, a ciência é desconexa a técnica. Entretanto, é necessário denotar que apesar do fato da técnica ser uma atividade da esfera do contingente, ela é um saber prático sistemático e organizado que investiga as causas pelo que alguma coisa possa vir a ser. Ela requere a construção da sua verdade, pois seu fim é exterior. Como diz Aristóteles na Ética a Nicômaco:
Para conhecer o que queremos fazer, temos que fazer as coisas que queremos conhecer (II-1, 1103-a)
A atividade produtiva ocupa-se com possibilidades. Enquanto que a ciência investiga o que é, sob a perspectiva da essência do ente, para determina-lo universalmente e assim obter seu conceito, a técnica é um conhecimento dinâmico sobre algo em geração ou movimento, por mais que seja derivada da mente do artesão. Entretanto, por estar em movimento, ela não tem controle absoluto sobre seu objeto desde a origem dele. Ela não é um pensamento puro ou puramente um simples resultado da experiência; ela é um conhecimento causal, passível de ensino, localizada entre a experiência e a ciência teórica. Por isso que a técnica não pode ser concebida sem a episteme, por ser uma atividade produtiva relacionada à experiência e fundamentada na razão; um conhecimento técnico é uma racionalidade prática, um saber que só se conhece enquanto atividade do produzir. E dessa maneira, não basta apenas produzir, mas produzir com excelência, guiado pela razão.
A techné significa saber “o porquê das coisas”, as regras que nos permitem produzir determinados resultados, o que nos dá a possibilidade de ensinar. Para Aristóteles, de modo geral, quem conhece as regras, isto é, possui a techné, é superior a quem apenas possui a técnica.
Em Aristóteles, arte (tekhné), em primeiro lugar, se refere à (i) disposição ou “potência” (dýnamis), da alma (psyché) relacionada com a produção (poiésis), e portanto, pode ser compreendida como capacidade racional, isto é, uma espécie de habilidade ou hábito adquirido (héxis), relacionado ao fazer poético (poiésis), que se estabelece no poeta como uma espécie de hábito produtivo (héxis poietikê) de com-por poemas, a arte (techné) que reside no artista. Enquanto por outro lado, do ponto de vista epistemológico, a Poética – especificamente – se constitui como (ii) ciência particular (epistême), inserida no gênero das ciências poiéticas ou “produtivas” (epistême poietikê), cujo método (méthodos) próprio e distintivo é capaz de analisar a poesia trágica, do ponto de vista formal, e portanto de seus elementos constituintes. Assim, ao ser encarada como ciência (epistême), sua abordagem metodológica deverá adequar-se, e por isso, admitir alguma margem de “flutuação” condizente com o grau de “variação” de seu objeto. Portanto, para nós, também a arte poética pode ser concebida como gênero autêntico de racionalidade, tido em vista suas singularidades e peculiaridades enquanto gênero específico de discursividade (lógos), capaz de ciência (epistême), mesmo que estruturada de modo a “dar conta” da singularidade de seu objeto de estudo, a poesia, ou lógos poético, re-conhecido racionalmente através de análise formal dos elementos constituintes dos poemas singulares. Para tanto, Aristóteles tece considerações metodológicas, no decorrer de seu corpus, que nos permitem considerar – por analogia – que: a Poética consiste em espécie de racionalidade autêntica inerente à poesia, e portanto, deveria ser considerada enquanto gênero específico de discursividade (lógos), ao lado da analítica, da dialética, e da retórica. E ainda, que a Poética como ciência também é amparada ontogenética e epistemicamente – por hipótese – pelo gênero da racionalidade poiética ou produtiva (dianóia poietikê).
Técnica do grego τέχνη, téchnē, ‘arte, técnica, ofício’; arte ou maneira de realizar uma ação ou conjunto de ações.
uma técnica é um esforço para reduzir o esforço.
É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm, como objetivo, obter um determinado resultado, seja no campo da ciência, da tecnologia, das artes ou em outra atividade qualquer.
Segundo Lévy: “A técnica, mesmo a mais moderna, é toda constituída de bricolagem (improviso, adaptação de normas) , reutilização e desvio, método de seleção e síntese de componentes selecionados de uma cultura.
Nesta concepção o termo tecnologia define um conhecimento técnico e científico, material e imaterial, bem como sua aplicação através da invenção e/ou transformação de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.
Trata-se de uma efetivação da técnica como a arte, materializada em elementos concretos ou não, de realizar ações ou procedimentos sistemáticos, visando alcançar um objetivo intencional.
Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica.
No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual.
O indivíduo a aprende e a faz progredir
Tecnicidade configura o modo de ser do humano no mundo, e o humano é um “modo de ser que não pode existir plenamente e de forma permanente a não ser em rede, tanto de forma temporal quanto espacial” (SIMONDON, 1993, 325)
técnicas estão relacionadas a intervenções que têm algum objetivo determinado, o que é notoriamente diferente das ciências que produzem conhecimentos (abstratos) sobre objetos muito bem especificados. As técnicas e as ciências podem ser articuladas e de fato o são.
De acordo com o autor Carlos Soliveréz (1992), a ciência é comparada à mãe da técnica. Para ele, a técnica está intimamente ligada ao modo de “como se deve fazer”. Já a ciência se insere nos conhecimentos necessários para se pôr em prática a utilização da técnica.
A ciência é o estudo sistemático da natureza e do universo, enquanto a tecnologia é o uso prático dos conhecimentos científicos.
Podendo significar arte ou
ciência, o termo já mostra a preocupação do homem em criar instrumentos para
transformar a natureza, defender-se e garantir a sobrevivência.
a história da técnica e da tecnologia
inicia a partir do momento em que os seres humanos passam a dominar a natureza
e transformá-la.
a tecnologia existe desde a Pré-História, a
partir do momento em que a primeira roupa foi feita, ou a pedra foi utilizada para
aumentar a força de um golpe.
Cada técnica tem um propósito e uma forma coreta de fazer as coisas.
A técnica é objetiva e não subjetiva, pois existe uma maneira certa de fazer as coisas, que independe da opinião ou vontade do sujeito.
O que é tecnologia e qual a sua relação com a Técnica.
Qual o conceito mais primário, técnica ou tecnologia?
Tecnologia é uma Ferramenta ou a ferramenta é uma tecnologia?
Qual a relação de Tecnologia com Ciência?
Qual a relação entre Tecnologia