Pessoas e Empresas desenvolvem o Pensamento Crítico para construírem Práticas Mentais para Autodesenvolvimento, transformar o Conhecimento do Senso Comum em Conhecimento Filosófico, Conhecimento Científico, Arte e Competência para Tomar Decisões com Sabedoria.
Pessoas …
Empresas …
Pensamento Crítico … é pensar Filosófico, Científico e com Competência.
Práticas Mentais …
Autodesenvolvimento … investir conscientemente no aprendizado e conhecimento novo e desenvolvimento de novas habilidade, para alcançar objetivos e obter sucesso na carreira.
Conhecimento … é composto de vários estados ou estágios, desde, entender, compreender, apreender, explicar, reproduzir resultados, objetivos, produto e serviços com precisão, algo por meio da experiência ou do raciocínio; conhecimento são crencas verdadeiras justificadas; um processo de busa constante; diferencial do ser humano; fruto da transformação de dados em informação e informação em conhecimento.
Senso Comum … soma de saberes do cotidiano formado por hábitos, crenças, preconceitos, e tradições, interpretações feitas por pessoas sobre a relaidade circundante sem estudos prévios ou provas científicas; conhecimento e linguagem não apropriada para a empresa por não ser especializada para a resolução de problemas, conter muitas ambiguidades, que levam a inverdades, mas são essennciais como insumo para o conhecomento filosófico e científico.
Conhecimento Filosófico … construir conceitos e métodos qualitativos para conviver e existir, se comportar , argumetar e pensar logicamente e estudar a natureza do conhecimento, incluindo o conhecimento científico, adotar teorias de conhecimento, para Pensamento Científico …
Conhecimento Científico … conhecimento gerado pelo uso de métodos de observação, experimentação, coleta de dados e demostrar por argumentação, a solução de problemas propostos sobre uma questão, oferta de produto, serviço, solução ou tomada de decisão.
Feramentas e Práticas para Desenvolver o Pensamento Crítico
- Formular Objetivos e propósitos para todas as tarefas chave … objetivos são gatilhos e pontos de referência de atenção, para resolver problemas e projetar o futuro.
- fOCO
- Perguntas
- Problemas (abertos e fechados) … objetivo bem formulado é memorizado como um “estados mental” e funciona como gatilho (acionador de atenção, pensamento, percepção, e sentimento) que geram perguntas e exigem respostas, que levam a tomada de decisão (escolhas), que podem ser racional ou intuitiva ou ambas (preferencialmente); perguntas e decisões criam caminhos, meios, para atingir objetivos, que se transformarão em meios para atingir outros objetivos maus “distantes”.
- Linguagem Especializada … linguagem gerenciada – planejada; controlada e ajustada, de forma flexível e dinâmica, com as seguintes características:
- chamar a atenção das pessoas para o modelo de negõcio e proposição de valor da empresa.
- ajudar a selecionar (priorizar e tomar decisão) do que deve ser pensado e percebido, no foco e periferia da empresa.
- aplicar regras sintáticas (gramáticais) simples.
- aplicar regras semânticas igualmente simples (sem sinônimos, pára evitar ambiguidades)
- ser especializada em problemas abertos e resolvidos do domínios de conhecimentos específicos, que a empresa atua.
- Coletar e organizar informações.
4) Avaliar explicitamente o significado e a importância das informações circunstanciais ou factuais.
5) Demonstrar que entende via conceitos e modelos conceituais.
6) Conhecer os vários tipos de análise
7) que ajudam a analisar, comunicar e tomar decisões.
6) Identificar suposições (hipóteses) ou padrões e modelos a serem reproduzidos, que sirvam de medida ou parâmetro.
7) Fazer previsões, considerar implicações e consequências.
8) Examinar as “coisas do ambiente de negócio em vários pontos de vista.
9) Falar e descrever as coisas de forma clara e precisa.
10) Testar e verificar a precisão … acerto, certeza, correção, exatidão, justeza.
11) Se ater aos objetivos e perguntas, questões ou problemas conectados e não vagar em pensamentos,
12) lidar com complexidades em problemas e questões,
14) Considerar o ponto de vista dos outros … empatia.
15) Expressar seu pensamento logicamente … argumentação, leis de inferência, premissas e evidências.
16) Distinguir questões significativas de insignificantes … justificar valor.
E como resultado dessa instrução, os profissionais
1) aprender o conteúdo em um nível mais profundo e permanente
2) são mais capazes de explicar e aplicar o que aprendem,
3) são mais capazes de conectar o que estão aprendendo em uma aula com o que estão aprendendo em outras aulas,
4) faça mais e melhores perguntas em sala de aula,
5) compreender melhor o livro didático,
6) siga melhor as instruções,
7) entender mais sobre o que você apresenta em sala de aula,
8) escrever melhor,
9) aplicar mais do que estão aprendendo em sua vida cotidiana,
10) tornar-se alunos mais motivados em geral,
11) tornar-se progressivamente mais fácil de ensinar.