10 Fundamentos para Aprender a Aprender
Aprender a Aprender é um conjunto de habilidades como metacognição, autodidatismo, autoconsciência, autocontrole, automotivação, acionamento de pensamentos
1. Aprender a aprender exige que você entenda como o seu cérebro funciona.
- como são construídas as conexões neurais.
- controle da atenção e como funciona.
- como pensar de forma mais efetiva.
- usar a memória de curto e longo prazos eficientemente e usar mnemônicos para “expandir a memória”
- , aproveitar a neuroplasticidade cerebral, a técnica de repetições espaçadas, usar ganchos e gatilhos mentais, técnicas de memorização, uso combinado e sinérgico dos modos de pensar focado e difuso, estágios do aprendizado.
2. Trabalhar com os dois modos de pensar: focado e difuso. Usar modo focado para criar e acessar padrões de pensamentos ou resolução de problemas familiares e o modo difuso para acessar novos modelos mentais e pensamentos que não conhecemos.
4. Combinar várias técnicas para acessar o modo de pensar difuso. Relaxar e deixar a mente ficar livre para descobrir novos caminhos mentais e redirecioná-la depois para o modo focado; usar a técnica pomodoro para gerenciar o seu tempo de aprendizado e permutar o modos de pensar, fazer pausas programadas; programar o seu subconsciente para atuar durante o sono; fazer caminhadas, meditar, praticar o aprendizado, usar seu expertise para aprender coisas novas, fazer anotações e reflexões via mapas mentais (e mapas conceituais), dentre outras técnicas.
3. Usar Ferramentas Mentais – perguntas, palavras chave, solução de problemas, contação de histórias, mapas mentais, mapas conceituais, fórmulas, check lists, roteiros e scripts, gráficos, imagens, ambiente colaborativo, base de dados, testes de conhecimento,
5. Usar o seu expertise e a capacidade de resolver problemas em áreas do seu domínio e transferir para outros contextos, separar o essencial do marginal e usar melhor a sua capacidade de abstração para resolver problemas de forma mais rápida e efetiva.
6. Distribuir os estudos ao longo de vários dias e recuperar a informação cada retorno do estudo e tenha em mente que quanto maior for o seu esforço para lembrar, melhor será a fixação do aprendizado na memória de longo prazo.
7. Adquirir horas de prática de aprendizado de forma deliberada. Praticar com consciência, planejar o seu aprendizado para executar, avaliar e ajustar continuamente o que você faz e aprende; sempre definir objetivos de aprendizado; não se satisfazer com o atingimento de um nível mediano de conhecimento das coisas e ampliar os seus limites.
8. Usar a “técnica pomodoro” para gerenciar o seu tempo. Usar um “timer” para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por intervalos curtos de 5 minutos.
9. Dormir bem para se livrar das toxinas que se acumular no seu cérebro quando você está acordado; não encare o sono como uma perda de tempo.
10. Revisar o que quer aprender antes de uma sesta ou antes de dormir à noite para aumentar a probabilidade de você sonhar sobre o assunto; use o sono para ser mais criativo e aprender mais rápido; você pode decidir sonhar sobre o assunto, fazer o seu sub-consciente trabalhar por você.e aumentar substancialmente sua capacidade para aprender.
–