Na empresa ciência é sinônimo de gestão – capacidade de planejar, desempenhar, controlar e ajustar recursos, com eficácia e eficiência, com aplicação de modelos, métodos, ferramenta e técnicas consagradas.
Administrar mudanças nas pessoas, tarefas, atividades, produtos, serviços, ofertas de marketing e componentes chave de modelos de negócio.
A ciência de negócios usa e influi em outras ciências, tal qual figurado no mapa da figura.
Cada ciência e atividade científica delimita seu escopo e paradigma e ajuda a delimitar os demais escopos das demais ciências no seu entorno, compondo um eco sistema de tecnologias.
Check List
Exemplos de aplicação da Ciência na Empresa.
- Administração … cientificar a gestão da empresa e seus recursos materiais e não materiais, tomada de decisão, objetivos planejamento, execução, controle e ajustes de tarefas, projetos, atividades, processos, mudanças, riqueza, patrimônio, passivos e ativos da empresa.
- Finanças … focar em controlar, analisar e planejar atividades de “como e por quê” adquirir dinheiro necessário, como gastar e investir dinheiro, estudar as leis e premissas que regulam despesa, receita, orçamento, crédito e usar contabilidade, economia, orçamento e gestão de riscos.
- Cognição … cientificar o conhecimento, reunir ciências cognitivas, computação, psicologia cognitiva, filosofia, antropologia, neurociência, linguística, inteligência artificial.
- Filosofia da ciência … compreeder, questionar, aprimorar, processos e métodos filosóficos e científicos.
- Informação … estruturar e processar dados, reduzir incerteza, qualificar e quantificar formatos e conteúdos, gerenciar unidades de conhecimento, produtos e serviços de informação, em redes internas e sociais.
- Inteligência artificial … usar ciência da computação, redes de computadores, estrututras de dados, grafos, algoritmos, aprendizagem de máquina, sistemas especialistas .para gerar e inovar produtos e serviços de informação e conhecimento.
- Inteligência Competitiva … planejar, executar, controlar e ajustar múltiplas inteligências da empresa, como ferramentas ou produtos e serviços de informação e conhecimento, ganhar inteligência metacognitiva de autoregulação e automonitoramento individual e coletivo de tarefas, … ganhar competições.
- Liderança … usar técnicas para gerenciar pessoas, influir sentimentos e emoções, comportamentos assertivos, tomada de decisão, prevenção de conflitos, socialização, aculturamento, autocontrole, empatia, equilibrar pensamento crítico e prático, articulação de planos estratégico, tático ou operacional, usar inguagem e comunicação significativa.
- Marketing … atrair compradores e parceiros ideais, construir e valorizar a marca, planejar a estratégia geral e o mix de marketing, produtos, serviços e ofertas, campanhas e promoção de vendas.
- Marketing Digital … expandir o marketing para a internet, redes sociais, usar a inteligência artificial, construção de produtos e serviços de informação e comunicação, canais e perfis digitais de relacionamento e compra, educar via conteúdos digitais, pesquisas na internet, gerar e administrar tráfego.
- Venda … usar o marketing, fazer previsões de venda, prospectar oportunidades, informar problemas que a empresa resolve, engajar compradores, ajudar a selecionar, contratar e usar produtos, dar feedback para ajustar o marketing, atingir metas de venda.
- Economia … gestão da riqueza, gastos, custos, investimentos, fatores macro e micro econômicos, mercado, produção, comercialização e consumo de bens e serviços.
- Filosofia da Ciência … aplicar a filosofia para modelar a ciência, explicar, crenças, valores, axiomas, princípios, lógica, argumentos, deduções, induções, intenções, regras de valor, uso e comportamentos.
- Estatística … é a ciência das gestão da qualidade e quantidade de informações quantitativas, forma de coleta, processamento e análise de dados, uso de modelos de distribuição probabilísticos, valores esperados, variações, covariações, desvio padrão, seleção e comparação de amostras e resultados de hipóteses,
- Socialização … aculturar, aproximar, coletivizar, comunicar, desenvolver comunidades e pessoas, formar redes sociais, humanizar, justificar crenás, influenciar.
Aplicações deste check list
- Definir escopo da ciência na empresa.
- Orientar formular objetivos científicos.
- Educar e explicar conceitos da ciência.
- Comunicar e explicar direções científicas.
- Gerar confiança e autoeficácia nos métodos científicos adotados.
- Reunir pontos de atenção para reflexão.
- Servir de referência para autodiagóstico e analisar gaps.
Saiba mais.
Neste sumário são descritos vários conceitos e aplicações da ciência na empresa.
Evidencia a ciência como método científico” e “fio condutor”.
Ilustra como a ciência empresarial reúne várias disciplinas científicas.
Serve como referência e pontos de atenção para calibrar continuamente e conscientemente o mix ciência e arte na empresa.
Refletir e usar métodos científicos, fundamentados e testados empiricamente.
Ajuda a socializar, inovar. melhorar bens e serviços e alavancar mudanças em todos os domínios do conhecimento empresarial.
Ciência na empresa refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, no corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisa, economia e marketing e produção de bens e serviços.