A teoria de rede é uma metodologia para resolver problemas com uso de grafos (mapas) e algoritmos que exploram esses grafos.
Uma rede corresponde a um grafo, que é representado por um “conjunto de nós ligados por arestas”.
Permite representar relações entre quaisquer conjuntos de coisas físicas ou abstratas.
Existem muitos estudos e propriedades dos vários tipos de grafos e como são constituídos.
Como agrupar recursos e relações complexas do mundo que nos rodeia para prover produtos e serviços.
É de interesse para empresas, biologia, neurociência, linguística, psicologia cognitiva, redes sociais, redes de comunicação, coputadores e quaiqsquer tipos de formação de rede.
Tudo, pensamentos e ações podem ser repreentados por uma rede e todo o ferramental matemático, da teoria de rede e de grafos.
Matematicamente falado, o estudo de rede e grafos, é um ramo da geometria topológica e teoria de conjuntos que permite analisar: 1) topologias de problemas” , 2) caminhos ou rotas, 3) conexão de sujeitos e objetos, 4) formação de mudança de contextos e escopos, 5) caminhos mínimos e máximos, 6) equação da dinâmica do perfil da rede.
O grafo é a estrutura de dados, na ciência da computação e inteligência artificial, ideal para armazenar meta informações ou seja informações de controle do contexto do nó e do seu entorno.
Nada numa rede é analisado individualmente, pelo contrário, o escopo, ou contexto domina a ação individual ou local.
Essa é uma característuca importante … a solução ou tomada de decisão é ditada de fora para dentro, ou seja deve estar conectda na rede.
O foco primeiro está na “forma ou topologia” do problema e em segundo o “conteúdo do problema”.
O essencial na solução em rede é o posicionamento de uma coisa em relação a outras coisas … “posicionamento relativo”, entre pergunta e resposta ou problema e solução.
Essa é a mentaliddae do pensamento emrede ou da empresa que trabalha na filosofia de rede.
Significa que a “resolução de problema”, pode sempre ser analisada como uma rede de nós, conexões, interações, multiplicidade de escolhas de caminhos mínimos e máximos, que conectam pessoas, recursos, custos, riscos e outros atributos situacionais importantes, que afetam a tomada de decisão.
A rede possibilita gerenciar e resolver problemas locais baseado nas informações globais da rede, registrar e propagar na rede essas decisões.
É assim, simplificadamente falando, que funciona arquiteturas e protocolos em sistemas computacionais, telecomunicações e inteligência artificial.
E … neurocientificamente fanado, de forma simplificada, na mente humana.
Os problemas e soluções modelados em rede são mais facilmente “sentidos e percebidos em rede” e reproduzidos e computadorizados.
Numa “rede bem modelada”, tal como nos principais tipos que conhecemos, mudanças em qualquer nó ou conexão são” sentidos, percebidos e transmitidos para todos os nós da rede, isso permite reconfigurar rotas, caminhos e problemas e soluções.
Nós individualmente, no processo de tomada de decisão e resolução de problemas. podemos usar modelos e técnicas cognitivas baseada nos princípios da teoria de rede, transformando qualquer problema numa rede de nós de coisas e relações.
Esta forma de resolver problemas de forma posicional e formal, está na essencia do modelo das redes sociais, telecomunicações, logística e inteligência artificial, aprendizagem de máquina, aprendizagem humana.
Possibilita aplicar essasferramentas para resolver problemas dia a dia gerencial e operacional.
Conclusão
Teoria de rede e de grafos está na base da inteligência artificial, resolução de problemas e tomada de decisão.
A linguagem de rede, aplicada em mapas conceituais e grafos cognitivos e mapas empresariais e sociais é um forma de reresentação gráfica de grande efetividade e uso para trabalhar com serviços baseados em informação e conhecimento.
É uma linguagem simples, formal, pictórica, não linear, admensional e pode ser lida, analisada processada por homens e máquinas …. um ensinar o outro.
Facilita a abstração, conceituação, análise e “visão posicional espacial”.
Saiba mais.
Teoria das redes complexas (wiki).