A techné (grego) significa saber “o porquê das coisas”, as regras que nos permitem produzir determinados resultados, o que nos dá a possibilidade de ensinar … quem conhece as regras, possui a techné, que é é superior a quem apenas possui a técnica.
Aristótels.
Arte.
Em Aristóteles, arte se refere à disposição ou “potência” da alma (psyché) relacionada com a produção (poiésis) e portanto, pode ser compreendida como capacidade racional, isto é, uma espécie de habilidade ou hábito adquirido (héxis), relacionado ao fazer poético (poiésis), que se estabelece no poeta como uma espécie de hábito produtivo (héxis poietikê) de com-por poemas, a arte (techné) que reside no artista.
A arte, ao ser encarada como ciência (epistême), sua abordagem metodológica precisa se adequar e admitir alguma margem de “flutuação” condizente com o grau de “variação” de seu objeto.
Portanto, a poesia pode ser concebida como gênero autêntico de racionalidade, dadas as singularidades e peculiaridades enquanto gênero específico de discursividade (lógos), capaz de ciência (epistême).
Poética deveria ser considerada enquanto gênero específico de discursividade (lógos), ao lado da analítica, da dialética, e da retórica.
Tecnica.
Técnica é arte, maneira de realizar uma ação ou conjunto de ações.
É a habilidade de imprimir um esforço para reduzir o esforço.
É um procedimento ou conjunto de procedimentos que têm, como objetivo, obter um determinado resultado, seja no campo da ciência, da tecnologia, das artes ou em outra atividade qualquer.
Segundo Lévy: “A técnica, mesmo a mais moderna, é toda constituída de bricolagem (improviso, adaptação de normas) , reutilização e desvio, método de seleção e síntese de componentes selecionados de uma cultura.
Nesta concepção o termo tecnologia define um conhecimento técnico e científico, material e imaterial, bem como sua aplicação através da invenção e/ou transformação de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.
Trata-se de uma efetivação da técnica como a arte, materializada em elementos concretos ou não, de realizar ações ou procedimentos sistemáticos, visando alcançar um objetivo intencional.
Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica.
No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual.
O indivíduo a aprende e a faz progredir
Tecnicidade configura o modo de ser do humano no mundo, e o humano é um “modo de ser que não pode existir plenamente e de forma permanente a não ser em rede, tanto de forma temporal quanto espacial” (SIMONDON, 1993, 325)
técnicas estão relacionadas a intervenções que têm algum objetivo determinado, o que é notoriamente diferente das ciências que produzem conhecimentos (abstratos) sobre objetos muito bem especificados. As técnicas e as ciências podem ser articuladas e de fato o são.
De acordo com o autor Carlos Soliveréz (1992), a ciência é comparada à mãe da técnica. Para ele, a técnica está intimamente ligada ao modo de “como se deve fazer”. Já a ciência se insere nos conhecimentos necessários para se pôr em prática a utilização da técnica.
A ciência é o estudo sistemático da natureza e do universo, enquanto a tecnologia é o uso prático dos conhecimentos científicos.
Podendo significar arte ou
ciência, o termo já mostra a preocupação do homem em criar instrumentos para
transformar a natureza, defender-se e garantir a sobrevivência.
a história da técnica e da tecnologia
inicia a partir do momento em que os seres humanos passam a dominar a natureza
e transformá-la.
a tecnologia existe desde a Pré-História, a
partir do momento em que a primeira roupa foi feita, ou a pedra foi utilizada para
aumentar a força de um golpe.
Cada técnica tem um propósito e uma forma coreta de fazer as coisas.
A técnica é objetiva e não subjetiva, pois existe uma maneira certa de fazer as coisas, que independe da opinião ou vontade do sujeito.