A Epistemologia Genética proposta por Piaget é baseada na inteligência e na construção do conhecimento … visa responder : 1) como construir conhecimento e 2) quais processos e etapas precisam fazer.
Exemplos de “perguntas da epistemologia genética e filosofia construtivista …
- Quais os conceitos filosóficos e científicos que permeiam a epistemologia genética?
- Quais são as capacidades do conhecimento humano?
- Como desenvolver a inteligência versus conhecimento e se tornar um “ser epistêmico“?
- Como modelar, assimilar, adequar, equilibrar o conhecimento?
- Como desenvolver produtos e serviços epistêmicos ( estruturas, modelos, esquemas, ferramentas, tecnicas )
( … Piaget elaborou a epistemologia genética que analisa toda as fases do desenvolvimento do conhecimento humano; cientificamente; é a mais completa teoria do desenvolvimento intelectual, estuda a inteligência, lógica, funções cognitivas, memória, linguagem e a percepção …)
Conhecimento e Desenvolvimento Mental
O conhecimento e inteligência são devidos às atividades do sujeito na interação com o meio.
(… conhecimento e inteligência se alimentam um do outronum processo expiral e contínuo de modelagem, assimilação, adequação, equilbração controlados pelo sujeito … )
O desenvolvimento da inteligência é a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio.
Inteligência é o fator mais preponderante e precisa ser bem definida.
Uma das formas de melhorar a definição e compreensão do que é inteligência e desenvolver ferramentas é analisála como como função e como estrutura.
Inteligência como função de adaptação … com a finalidade de: 1) sobrevivver o meio em que está inserido, 2) modificar o meio, se necessário for, ou 3) se modificar para melhor adaptação ao meio.
Inteligência compo estrutura … se propõe a ser uma organização de relações entre processos e níveis de conhecimento.
O desenvolvimento NÃO se dá por acúmulos de informações.
O conhecimento se dá por reorganizações de inteligências, através de esquemas, assimilação, adequação e equilibração.
Crescer é uma forma de reorganizar a própria inteligência de forma a ter maiores possibilidades e desempenhos nos processos de assimilação, adequação e equlibração.
Quando a organização é complexa ela exige um nível de conhecimento mais complexo, mais repetições e nível de maturação … e quando se trata de uma organização menos complexa a exigência cai para um nível de conhecimento inferior.
O desenvolvimento do ser humano depende da sua capacidade de aprendizado = conhecimento x intelgência.
A capacidade de aprendizagem depende da maturação, fatores sociais, cognitivos, culturais, empresariais resumidos sobre o nome de equlibração”, tendência humano de buscar o equlíbrio interno.
“A formação de capacidade em períodos sucessivos decorre, no caso mais simples, do fato de
com
Teoria da Equlibração
Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo se dá por interações dialéticas entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
Trata de processos de assimilação (por meio de esquemas/modelos, conceitualizações ou teorizações, distribuídos em camadas/níveis, que procedem por aproximações sucessivas, onde objeto apresenta novos aspectos, características, propriedades, etc, que um sujeito também em modificação vai reconhecendo.
Tal relação dialética é um produto da interação, através da ação, dos processos antagônicos (mas indissociáveis) de assimilação e acomodação.
Estágio de Assimilação
Assimilação é um conceito retirado e adaptado da biologia e comum à vida orgânica e à atividade mental, na relação sujeito/objeto … é quando o sujeito entra em contato com o objeto do conhecimento e retira desse objeto, algumas informações e as retém, de acordo com a sua estrutura/organização mental já existente.
A assimilação é a construção de estruturas/modelos/esquemas e incorporação de coisas a essas estruturas.
Na assimilação cognitiva o objeto não é alterado por ser assimilado pelas estruturas mentais …
Nem é convertido em substância própria do organismo …
É apenas integrado no campo de aplicação dessas estruturas.
Significa interpretar, selecionar o que achamos essencial.
Assimilação é uma associação acompanhada de inferência.
Acomodação
… Assimililação e Acomodação são os dois polos de interação entre organismo e meio e é condição de todo funcionamento biológico e intelectual.
A acomodação é quando o sujeito interage com o mundo, usa e muda as suas estrututras mentais (esquemas), para se adequar às necessidades e singularidades mutantes do objeto, situações e processo de interação … tudo está em mudança.
A acomodação é uma variação de coportamento e não uma mera reação a determinados estímulos e é a origem do processo de aprendizagem.
Diante disso, a “assimilação jamais pode ser pura, na realidade é um processo de adequação, porque, ao incorporar os elementos novos nos esquemas anteriores, a inteligência se modifica seus últimos esquemas para ajustá-los aos novos dados.”
Podemos concluir que conhecer um objeto é assimilá-lo, mas como este objeto oferece certas resistências ao conhecimento é necessário que a organização mental se modifique.
Como as estruturas mentais são flexíveis e capazes de se transformar elas são utilizadas em variadas situações e de maneiras diferentes.
Acomodação … “esse resultado das pressões exercidas pelo meio” e por esse motivo, o conhecimento é sempre um processo de assimilação e acomodação.
Equlibração
Na assimilação o contato com o novo objeto invariavelmente gera um conflito.
O novo oferece sempre resistências (inércias) ao conhecimento e isso exige que o sujeito mude estruturas mentais, faça acomodações.
O equilíbrio entre essa série de acomodações Piaget chamou de equilibração.
O desenvolvimeto é medido pela dinâmica de “equilibrações progressivas” de “estados de equíbrio e desequilíbrio, sinérgicos e evolutivos.
No construtivismo que tem no seu núcleo a interação, o papel desempenhado por conteúdo e relações causais são fundamentais;.
Toda a ação é causal, tem significados diferentes tanto do ponto de vista de insumo quanto de resultado.
Os modelos (esquemas) de ação são usados para retratar e medir de forma não ambígua relações de causa e efeito e gerar conjuntos de dados.
Servem inicialmente para a tomada de consciência ( e percepção) das relações causais advindas das ações do próprio sujeito com o objeto do conhecimento, diferencidoa-a entre as interações entre os objetos.
A análise das relações causais levam aos “fatos” e às leis, pela observação científica do sujeito, via instrumentos de assimilação, que dependem das estrurturas cognitivas construídas pelo sujeito.
Epistemologia Genética
Como explicar a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constróem?
Piaget e sua equipe distinguiram quatro grandes estágios, e que segundo ele, os critérios para tal distinção não foram inventados a priori, mas descoberto por eles empiricamente.
Sensório-Motor > Representatividade > Operatório-Concreto > Operatório Abstrato/Formal.
Cada estágio representa um salto de qualidade de inteligência que o desenvolvimento da inteligência passa.
Estágio Sensório Motor
O estágio sensório-motor é o período da “inteligência prática”, modela e emprega ações e percepções … estimula o desenvolvimento das estruturas mentais de interação entre o sujeito e o objeto.
Resultados esperados …
- Noções de causalidade.
- Diferenciação entre meios e fins.
- Conhecimento sobre a natureza dos objetos.
- Possibilidades de ações sobre esses objetos.
- Avaliação da relação Tempo x Espaço.
- Saber interagir com o objeto, fazer experiências.
” … A coordenação das ações do sujeito, inseparável das coordenações espaço-temporais e causais”, que é atribuído por esse sujeito ao real, “é origem tanto das diferenciações” entre o sujeito e os objetos “quanto dessa descentração no plano dos atos materiais que tornará possível, com o concurso da função semiótica, o advento da representação ou do pensamento”.
Estágio Pré-Operatório
No segundo estágio a inteligência se modifica, salta qualitativamente, passa a pensar com linguagens, conceitos, modelos, imitação diferenciada, imagens mentais, signos (sinais e símbolos) … ou seja, faz construções cognitivas.
Resultados esperados:
- Desenvolver estruturas mentais e conceitos … em contraste com o estágio sensório-motor, onde os conceitos ainda não estão formados.
- Diferenciar relação e características entre sujeito e objeto, de forma clara/específica.
- Quebrar paradigmas físicos via conceitos; usar teoria de conjuntos e operações para a solução de problemas.
- Introduzir e usar a linguagem conceitual para “socializar a inteligência” entre domínios de conhecimento e “aprendizagem significativa”.
- Ganhar duas capacidades cognitivas: 1) distinguir signo de significado e 2) usar signos para ser ou representar um objeto, conforme o contexto.
- Compreender ética/moralidade, como intenções, planos, valores, regras, virtudes, noções de certo e errado,
Estágio de Operações Concretas
No terceiro estágio, é constituido pilares ou primórdios de uma lógica ainda pouco formal, ainda não baseada em proposições conceituais, mas sobre os próprios objetos”.
Resultados esperados
Construção de instrumentos/ferramentas do conhecimento.
“As ações interiorizadas ou conceitualizadas com que o sujeito” trabalhava no estágio até agora, pré-operatório, adquirem a categoria de operações” – tipos de ações/interações do sujeito;
Senso/motor … a ação do sujeito significa manipular o mundo, trabalhar o mundo e agir sobre o mundo.
Pré-operação … a ação do sujeito significa a interiorização por representação/imitação.
Operação Concreta … o sujeito ganha a habilidade de planejar, controlar e reverter operações e pensamentos num escopo que possa manipular empiricamente, de situações possa vivenciar ou lembrar … ainda
não existe, por assim dizer, a abstração.