Aprendizagem conceitual desenvolve a cognição (conhecimento + inteligência) do sujeito através da mediação de conceitos por um terceiro.
É um modelo de aprendizagem diferente do modelo escolar tradicional.
O modelo de ensino tradicional estabelece:
- Cúrriculo padrão fixo para todos.
- Foco do ensino em teorias, aprendizagem “a priori”, descritiva.
- Independente do nível de conhecimento do aprendiz.
- Professor é figura central com objetivo principal de transferência de conhecimento.
- Aprendizes são sujeitos ao mesmo processo sequencial e linear.
O modelo de ensino conceitual ou construtivista
Currículo centrado na pessoa e tarefas …
Uso de indicadores Qualitativos para integrar indicadores qualitativos e dar maior significância e compreensão das relações de causa e efeito e quão as pessoas podem equilibrar e direcionar suas atenções para objetivos comnuns e importantes indivíduos e empresa.
Gestão de Zonas de Aprendizagem proximal
- descrição do contexto de negócio … marca e proposição de valor.
- diagnóstico de nível de conhecimento … saber precisar o nível adequado (necessário e suficiente) de familiaridade, teoria e prática para realizar a tarefa.
- diagnóstico de gaps de aprendizado.
- descrições, mapas e grafos conceituais das tarefas.
- lições aprendidas sobre tarefas.
- histórico de indicadores de tempo real. ex: sobrecarga e ociosidade.
- planos de referência de tarefas
- modelos e modelagem de tarefas
objetivos, estratégias e caminhos de aprendizagem; planos de referência
- Ferramentas cognitivas … práticas e experiências científicas que possam ser repetidas e reproduzidas.
- Facilitadores internos como figura de destaque para “construção do conhecimento” em rede.
- Mediação externa … selecionar, modelar, simular e interpretar e construir ferramentas e conhecimentos; dar feedback
- Metacognição … automonitoramento e autoregulação
- Socializar … aculturar, interagir, informar, engajar
- Gestão do Conhecimento … familiarização, descritivo e prático.
Mediação
O modelo de ensino e maprendizagem baseado em conceitos e a evolução da ciência cognitiva altera paradigmas.
Cria novos hábitos, novos conhecimentos, ferramentas e práticas.
Exige e desenvolve conexões e interações em rede.
Essas interações podem ser mediadas em rede, para planejar, desempenhar, controlar e ajustar o conhecimento.
Na perspectiva de gestão do conhecimento exige vários conhecimentos científicos que devem ser desenvolvidos na empresa.
É uma abordagem cognitiva que exige senso crítico para olhar o externo e comparar com o interno.
Buscar elevar a intelectualização, resolução de prolemas, tomada de decisão e execução de tarefas e alto desempenho, de forma objetiva e científica.
É uma estratégia construtivista recomendada e aplicada para e educação de adultos e treinamento nas empresas.
A mediação é a técnica de ensino baseada na aprendizagem de conceitos
Mediação e Aprendizagem Conceitual é especialmente recomendada para aprendizagem de adultos nas empresas, principalmente para desenvolver a Metacognição.
Para desenvolver e equilibrar o pensamento racional e emocional.
Saber mixar, compreender ou discernir o que é abstrato, crítico, científico, analítico, prático e objetivo.
Compreender o valor e o custo da aprendizagem na perspectiva individual, coletiva, em time, empresarial e social.
Humanizar a empresa e times, fazer com que se apropriem do conhecimento e internalizem.
Fazer com que o conhecimento individual e da empresa se fortaleça.
Fazer com que a ” intuição empresarial” ou o “cultura da empresa” que é “única da empresa” se desenvolva o longo do tempo e seja percebida e valorizada e que dixe legados.
Fazer com que essa apropriação justifique e construa crenças verdadeiras e gere conhecimento dinâmico as mudanças.
Desenvolver um processo histórico cultural legível e interpretável.
Poder repassar esse “modelo intelectual” entre gerações, pela linguagem.
O que é formulação de conceito e aprendizagem conceitual ?
A conceituação é um processo complexo de desenvolvimento intelectual e de “atitudes- histórico-cultural”, que transforma o “sujeito” num ser social.
A formulação de conceito é uma atividade cognitiva de nível superior, reúne funções psicológicas superiores desenvolvidas através do trabalho do desenvolvimento sócio-histórico do homem, tornando-o um ser social.
Por exemplo, você pode saber ou conhecer o que é chuva no sentido do senso comum ou saber por familiarização, como cada um percebe a chuva de forma subjetiva, não científica.
No entanto, o conceio de chuva é diferente, é mais profundo, envolve ums cadeia de outros conceitos, que explica a relação do fenômeno.
O conceito sempre explica alguma coisa de forma compacta, mnemônica, de forma abstrata e simplificada que pode ser esmiuçada, através de seus conceitos vizinhos … e por isso, está sempre em evolução em rede.
Por causa disso, é uma excelente maneira ou método de aprender na empresa de forma flexível, específica, mensurável, relevante e temporal.
Perspectiva Sociointeracionista e Conhecimento Periférico
O processo de conceituação vem de fora para dentro.
É uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, por meio da interação deles com a realidade.
Quando concebemos alguma coisa rodamos um processo de modelagem mental, que aprendemos.
Damos relevância a análise e seleção do tipo de habilidade, inteligência, produção, criação e teoria específicos.
Criamos um “empacotamento conceitual” traballhado e enraizado pelo cérebro, uma rede de caminhos e vias neurais .
Todo esse tráfego mental é regido pelo nosso sistema de crenças e valores.
Não é um processo superficial.
É profundo …
Em tudo isso, há de se levar em consideração o desenvolvimento e amadurecimento intelectual que o homem (eu, você, sua equipe) passa ao longo de seu ciclo vital que é influenciado pelo contexto cultural, que é a base base de tudo
… o palco onde tudo acontece e é interpretado,
nos processos de mediação e interação entre os indivíduos e empresas.
Aplicação
Pode ser aplicado para vários propósitos já que está baseada em conceitos, uma abstração… que funcionam como ganchos ou gatilhos ou armadilhas, conectores, entre várias funções mentais que conduzem a estados mentais projetados e favoráveis …
Como
Dividir o todo em conceitos e estudar suas relações de causa e efeito, entender as transformações entre estados mentais.
Formação do Conceito Científico para o desenvolvimento do sujeito.
Teorias de vigotskianas.
Definições
Existem diferentes compreensões sobre conceitos e como são apropriados pelas pessoas.
São considerados fundamentasi para o desenvolvimento pessoal do sujeito.
Conceitos são construídos.
Pensamento e Linguagem são indispensáveis na formação de conceitos verdadeiros.
Conceitos devem ser desenvolvidos em todas as fases da vida.
Conceitos são transformados em novos conceitos mais elaborados.
Conceituação é um processo complexo e necessita de todas as funções intelectuais.
Porque, qual a razão, o que motiva o desenvolvimento da habilidade de conceituação ou formação de conceitos?
A Importância da conceituação e da aprendizagem conceitual pode ser sintetizada pela capacidade de estabelecer modelos e testar protótipos mentais.
Fazer experimentos, observações mais precisas e dinâmicas de processos e realidade.
Ganhar e aplicar todas as teorias, práticas, métodos de modelagem de processos e técnicas de design … não inventar a roda, pelo contrário, saber o que já foi feito e as melhores formas de fazer.
Representar, qualificar e quantificar a cognição (o princípios da modelagem) , para que as funções cognitivas relacionadas a tarefas, (aqui com foco na questão do relacionamento da empresa e indivíduo) possam ser analisadas de forma mais específica, significativa e científica, algorítmica, computável, mais profunda e especializada e gere Inteligência Artificial, expanda a inteligência geral do indivíduo, empresa, cadeia de valor e sociedade; permitir um olhar maior e científico … olhar não só o custo empresarial, mas dos clientes e cadeia de valor e expandir visão e poder de diferenciação além fronteiras da empresa.
Facilitar e incorporar e empoderar o sujeito com teorias e práticas do método científico.
Poder registrar os processos mentais tais como atentar, observar, fazer hipóteses, considerar teorias, fazer experiências … tudo que seja mental ou físico.
Dessa forma é possível imaginar e visualizar objetos abstratos e asociar a objetos físicos e vice versa.
Transitar entre o físico e o abstrato.
Expandir o conjunto de novas informações e conhecimentos sobre objetos ou conceitos específicos.
Construir de forma ordenada, eficaz, eficiente e produtiva informações e conhecimento.
Métodos de Formação de Conceitos
Existem basicamente dois métodos para formação de conceitos: 1) definição e 2) modelagem
Método de formação de conceitos com o uso de definições
Definir um conceito mais complexo através de um conjunto de definições de conceitos mais simples.
Saiba mais … Definições
O outro método refere-se à abstração de traços comuns que se encontram fundidos em outros traços, os quais incidem sobre processos psíquicos que conduzem a formação de
conceitos, que ocorre “não pela interação das associações, mas mediante uma operação intelectual
em que todas as funções mentais elementares participam de uma combinação específica
Saiba mais
Vigotsky, Leontiev e Luria desenvolveram uma teoria da origem sócio-histórica das funções psíquicas superiores, as funções especificamente humanas, em resposta ao behaviorismo e o foco no mecanismo estímulo-resposta como explicação do comportamento humano.
a formação de conceitos é algo complexo que ocorre nas funções intelectuais, perpassando
pelas diferentes faixas etárias do indivíduo
baseado num processo criativo e não mecânico e
passivo
Deste modo, a memorização e a relacionação das palavras com determinados objetos não
conduzem à formação de um conceito, mas sim a mera repetição de frases e palavras prontas,
basicamente o que se aplica nos métodos tradicionais de ensino, com tendência a memorização e
repetição de regras e fórmulas tornando o ensino cansativo e fora do contexto real dos estudantes.
As várias funções mentais são desenvolvidas ao longo dos vários estágios da vida, desde o nascer, a infância, puberdade, maturidade e envelhecimento da pessoa … muda de “forma modelável que pode ser interpretável e compravel ” ao longo do ciclo de vida … o modelo é um instrumento de medida de mudanças!
O ser humano se desenvolve mentalmente pela aquisição de novos conceitos, que formam novos modelos, cada vez mais complexos, se houver estímulos; novos conceitos se interconectam, simplificam e sintetizam a complexidade conceitual; criam novas pontes ou cexões cerebrais, para tal criamos símbolos, conceitos, imagens, mnemônicos simplificadores, gatilho e ganchos mentais … dessa forma, ao longo do tempo o cérebro aprende e podemos desdobrar uma biblioteca de conceitos à partir de apenas um conceito e vice versa … ao longo do tempo … podemos desenvolver essa capacidade de conceituação e alavancar o nível de desempenho cognitivo para as alturas, criar ganhos de escalas modelados e modulados, por mediações cognitivas, metainformações e facilitadores, para facilitar o fluxo e medir a aprendizagem conceitual e significativa na empresa; cada individuo deve ter como propósito se tornar um facilitador para propagar a cultura da empresa, em todos os seus movimentos.
Quando faço essa explicação agora e você entende, estabelecemos uma ponte de compreensão e interação de alto nível intelectual e valor cognitivo.
Por exemplo, a função de categorização permite criar classes de conceitos… é uma função ou componente desse processo de aprendizagem conceitual cognitiva.-