Como o construtivismo se posiciona, interage e agrega valor com outras correntes filosóficas?
Empirismo
Embora o empirismo e o construtivismo tenham o mesmo ponto de partida, existe uma diferença fundamental, o empirismo acredita que aprendemos com as nossas experiências via aplicação do método científico.
Já o construtivismo dá um passo além, está apoiado no empirismo mas o considera não suficiente, é necessário a interação e consciência do sujeito.
O empirismo está baseado no método científico para conduzir a experiência.
O construtivismo no método de interação e interpretação da experiênia.
Racionalismo
O construtivismo valoriza o racionalismo no que tange às ferramentas lógicas, epistêmicas e éticas.
Que ajudam a identificar e construir relações abstratadas enre o sujeiro e objeto do seu conhecimento.
Aplicar a argumentação, o método hipotético dedutivo, a indução, a dedução, a abdução.
Usa a ética para nortear as leis de convivência e a interação entre o sujeito e o objeto e regular as intensões.
O racionalismo permite a convergir evidências e ajudar a interpretação correta de fatos e dados.
Pragmatismo
Objetivismo
O construtivismo contrasta com o objetivismo.
Principalmente no aspecto do objetivismo acreditar que praticamente todos os humanos podem entender a realidade da mesma maneira é baseado no modelo de “transmissão e processamento de informação” onde a figura do professor é fundamental, para mediar e transmitir conceitos.
A maioria dos estudiosos abraçam fortemente o construtivismo e rejeitam amplamente o objetivismo, como teoria do conhecimento.
No construtivismo, em contraste, cada pessoa concebe a realidade de forma diferente, cria suas zonas de aprendizagem proximal de acordo com as necessidades e objetivos coletivos da empresa e individuais.
Observar que o construtivismo convive com o objetivismo como uma ferramenta complementar de mediação e metacognição.
O construtivismo propões que aprendemos construindo ativamente novos conhecimentos e usar simples transferência de informações … para aprender com particular eficácia, devemos usar a a “mediação” para trazer fatos e teorias em contexto e aumentar o significado do processo de aprendizagem.