Dialética socrática é na sua essência, um método lógico de perguntas e respostas para chegar à conclusões verdadeiras.
Os diálogos socráticos são uma forma particular de dialética.
São feitas em que uma série de perguntas para esclarece uma declaração mais precisa de uma crença vaga.
As as consequências lógicas dessa declaração são exploradas, e uma contradição é descoberta.
A detecção do erro não constitui uma prova da antítese.
O método é destrutivo pois a crença falsa do sujeito é exposta e construtivo pois essa exposição pode levar a uma busca adicional pela verdade.
Oo objetivo principal da atividade socrática pode ser melhorar a alma dos interlocutores, libertando-os de erros não reconhecidos, ou, de fato, ensinando-lhes o espírito de investigação.
A dialética socrática pode ser explicada em 3 estágios:
1) Hipótese … definição prévia e introdutória do que se pretende conhecer.
2) Ironia … interrogatório (perguntas e respostas) que leva o interlocutor a reconhecer a ignorância do que se pretende saber.
3) Maiêutica … dar à luz as idéias adormecidas no espírito do interlocutor.
Para Aristóteles, a dialética platônica é um método limitado, idealista e menor quando confrontado com o método empírico e científico.
Modernamente, a dialética tornou-se uma ferramenta do nosso tempo e dinâmica de interpretar o mundo, os fatos históricos e econômicos e as próprias idéias.
Dialética de Platão
Dialética é o método mais adequado para se fazer filosofia … proporciona conhecer os mistérios e segredos imersos no mundo e na própria vida, via análise de elementos opostos, a partir dos quais se constroem as coisas … dialética é o próprio método da filosofia.
Platão
Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias.
O homem deve superar os efeitos do mundo sobre suas crenças a fim de compreender conceitos que está além da sensibilidade humana.
Inicialmente pode ser compreendida como a arte de perguntar e de responder.
A dialética torna-se o método privilegiado para apreender as realidades inteligíveis, à partir da conformidade rigorosa das idéias.
A dialética chega à síntese, que se situa num nível mais alto no qual ambos os pólos opostos ou dialéticos (tese e antítese) estão conciliados e unificados
A dialétoca é o método ou veículo original da filosofia.
O senso comum é o ponto de partida da dialética platônica, não para ser reafirmado, mas para ser refutado e superado.
Propõe que o senso comum e a opinião sejam questionados para a descoberta da verdade a partir do indivíduo sem a interferência externa.
Tem como objetivo demonstrar a fragilidade, a falta de fundamentação e os preconceitos que formam o senso comum.
A dialética admite as contradições somente como meio para superá-las, exige atitude crítica, necessidade de reflexão, questionamento da opinião, da origem e de suas fundamentações.
Dialética consiste na contínua tendência dos conceitos a se transformarem em sua própria negação, como resultado do conflito entre seus aspectos contraditórios internos, o que dá origem a outros conceitos.
Hegel
Dialética de Hegel
Dialética consiste na contínua tendência dos conceitos a se transformarem em sua própria negação, como resultado do conflito entre seus aspectos contraditórios internos, o que dá origem a outros conceitos.
No século 18/19, Hegel adotou a dialética como fator essencial do seu sistema filosófico.
A dialética hegelialiana é composta de 3 estágios:
Primeiro. Definir tese como sendo uma possível verdade.
Segundo. Definir a antítese, que vai negar a tese.
Terceiro. Embate entre a tese e a antítese e surgimento da síntese, que pode dar origem a outra tese e a um novo ciclo.
O ciclo de interações deve acontecer até que não se possa mais contestar a tese, ou seja até que não existam mais antíteses.
Enquanto os lados opostos de Platão eram as pessoas, os lados opostos de Hegel dependem do assunto … é uma dialética mais geral e abrangente.
Da mesma forma como nos diálogos de Platão, na dialética de Hegel, os lados contraditório entre “lados opostos”, leva a uma evolução linear ou desenvolvimento de definições ou pontos de vista menos sofisticados para outros mais sofisticados, posteriormente.
Hegel considerou este método dialético ou “modo especulativo de cognição” como a marca de sua filosofia e usou o mesmo método em todos os trabalhos que ele publicou mais tarde.
Embora a dialética de Hegel remonta a Platão ele a criticava e a denotava como limitada.