Hoje, nas empresas a ordem das coisas e prioridades muda dinamicamente. Os mercados e clientes agem e reagem de formas imprevistas. O trabalho em equipe não raro estagna e fica bem longe do que prometera render. A cadeia de valor se parte em pontos que jamais suspeitaríamos que pudessem ser rompidos. Embora isso possa provocar aflição no dia-a-dia da gestão, a “mudança vista de cima” é saudável e empolgante.
Veja na sequência conceitos importantes no estudo da estratégia que você inserir na sua “zona de desenvolvimento proximal”
Clientes: Os Camaleões … ouvir o cliente é como escutar o passado, claro que para prever o futuro precisamos do passado, mas para aqueles que estão à beira do precipício devem haver a coragem de fechar seus ouvidos à realidade de hoje e dar atenção a suas intuições sobre o futuro.
Conflito e Oportunidade … em estratégia, é apenas uma questão de tempo antes que todos os competidores, em constante busca pela vantagem, cheguem à mesma receita para a cura milagrosa.
Concorrentes: o adversário como um amigo …pode estar muito claro quem é adversário e quem é amigo; contudo, no amplo correr de uma campanha, qualquer discriminação tem mais probabilidade de ocultar oportunidades e levar ao próprio fracasso.
Incerteza … a incerteza em nossa época tem uma qualidade marcadamente diferente, fenômenos parecem surgir sem aviso prévio mas não tão descontinuamente quanto no passado, não como resultado de alguma cadeia causal simples cujo mecanismo de partida está oculto; a noção de estratégia sem incerteza é vazia. Chegou o momento de não mais considerá-la um obstáculo aos negócios e sim o motor da transformação e um manancial de novas oportunidades de negócios.
Jogadas Finais são Lances de Abertura. Esta sucessão ordenada de fases com suas habilidades e artes específicas serve de orientação confiável. Precisamos aprender a pensar em termos de campanhas sem fim.
Liderança. Não temos uma resposta inteiramente satisfatória, mas talvez o que realmente importe seja sua busca.
Polo e Contrapolo … o pensamento estratégico transita entre polos opostos … é um pensamento dual, caracterizado pela relação de causa e efeito e forças antagônicas.
Princípio e Imaginação. Os princípios não apenas são maleáveis, mas se aproximam mais dos degraus de uma escada do que dos pilares aos quais são mais comumente comparados. Os melhores princípios de qualquer época são apenas os degraus mais promissores que levam a princípios mais elevados e melhores.
Quebrar as Regras como Regra. Os inovadores também honram as regras, mas quebrando-as. Eles podem até mesmo dar mais atenção às regras estabelecidas, mas com uma intenção totalmente diferente: como melhor contorná-las?
Surgimento da Estratégia. Na vida real, verificamos que a conhecida ordem das coisas já não é mais válida; os clientes agem e reagem de formas imprevistas
Vontade e Incerteza … o elemento comum e fundamental a toda estratégia, é a polaridade ou choque de vontades antagônicas, intencionais e inteligentes entre oponentes, sejam eles inimigos ou concorrentes nos negócios.