Esse check list apresenta várias ferramentas metacognitivas que permitem ser ajustadas ou combinadas entre si para executar atividades e tarefas científicas,
- PDCA – método básico de Gestão
- 5W2H – descrever cisrcunstancias, problemas, soluções,
- SMART
- MATRIZ de VALOR
- MAPA de VALOR – CATEGORIZAÇÃO
- PERGUNTAS – ASSOCIAÇÃO, RELACIONAMENTO, PROPOSIÇÃO, INTERROGAÇÃO, EXPLORAÇÃO, CONTROLE, SINCRONISMO, ALINHAMENTO, APRENDIZAGEM, INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONCLUSÃO.
- CONCEITOS – idem ás perguntas.
- MAPAS CONCEITUAIS – CONCEITUAÇÃO,
- MAPAS MENTAIS
- GRAFOS – estrutura gráfica formada por conceitos (nós) e relacionamentos (conexões), em formação de rede.
- ÁRVORE de DECISÃO – um tipo de grafo especial, hieráquico, sem ciclos, com caminhos mínimos conectando todos os meios (conceitos) e fins (outros conceitos);
- CHECK LIST – guia rápido; uma lista sequencial, itemizada e formatada de ítens (conceitos, termos, palavras) para servir de memória secundária; explicitar pontos de atenção; acionar pensamentos,, conhecimentos e habilidades, orientar a observação e percepção, enumerar ações e observações, listar recursos, sintetizar, pré-planejar; pré-algoritmo
- ALGOIITMO – conjunto de instruções bem definidas, executáveis por alguém, com o objetivo de resolver um problema
- ÁRVORE de DECISÃO
- Análise Dual
5W2H – comunicação e solução
Análise de Tradeoff Financeiros
Análise de Tradeoff de Desempenho
Análise de Tradeoff de valor
Análise de SWOT de Competitividade
Análise de Valor
Atividades Chave
Ciclo de Planejamento
Comportamentos chave
Conhecimentos descritivos chave
Contrato Social
Filosofia Empresarial
Indicadores de Desempenho
- Modelo de Compra
- Modelo de Negócios
- Modelo de Tomada de Decisão
- Objetivos EmpresariaisPlano de Negócio
- Plano de Marketing
- PDCA – gestão
- 5W2H – comunicação e solução
- SMART –objetivo
- SPIS – investigação
- ROI
- Mapa de Valor
- Matriz de Valor
- Mix 7P
- Ofertas (produtos, serviços e soluções)
- Perguntas de Controle da Oferta
- Tomada de Decisão
- Plano de Ação
- Modelos de Planos Empresariais
- Método de Pareto
- Técnicas de Venda
- Pesquisas de Marketing
- Princípios de Dimensionamento de Recursos