Fundamentação Teórica significa capacitar as pessoas para: construir, compartilhar e acionar conhecimentos, em rede, “armazenados” na empresa, tendo como fontes as pessoas, ferramentas e tarefas, que a empresa tem como foco desenvolver.
A fundamentação teórica descreve as características qualitativas essenciais, para as pessoas compreenderem os conceitos e comportamentos chave do modelo de negócio.
Visa empoderar as pessoas da empresa com conhecimentos necessários e suficientes para ganhar autonomia, fazer correto e consistente as tarefas e atividade.
É usada com frequência, para transferir o “conhecimento tácito” via a interação de times.
Permite compreender atividades em vários níveis ou perspectivas e gerar vários estados mentais pretendidos:
A fundamentação teórica deve estar baseadas em fontes fidedignas da empresa sobre pessoas, ferramentas, tarefas.
Aplicação
Normalmente, a fundamentação teórica é utilizada em dois momentos importantes da pesquisa: na elaboração do projeto inicial e na sua redação final.
No projeto inicial as ideias tendem a não ser muito claras quanto aos objetivos da pesquisa e somente com o seu andamento é possível avaliar o que é importante colocar de informações.
Nestes momentos, a função do orientador é de fundamental importância para nortear o aluno sobre quais autores e textos utilizar (bibliografia adequada).
Já na redação final, a fundamentação teórica é tida como uma comparação com os resultados obtidos, para refletir se de fato o aluno conseguiu atingir seus objetivos.
Todos os membros de times e equipes, para qualquer tipo de negócio, precisam operar os recursos, gerenciar o tempo, conhecimento e as mudanças no ambiente de trabalho.
Respeitar as regras para a qualidade de dados, informação e conhecimento.
equipamentos, preencher formulários
informar o status correto de uma tarefa ou solicitação de serviço.
Saber como as atividades de cada indivídiuo ou time, impactam na fila.
Além do treinamento continuado sobre fundamentos e sobre a operação corrente, uma boa prática é existir mecanismos para “alimentar” gerentes, times e indivíduos, com informações em tempo real, a fim de ajustar – prioridades conforme as necessidades da operação.
Informações em tempo real conscientizam, valorizam e direcionam as equipes e podem ser fornecidas de várias formas:
- Relatórios.
- Informações gráficas das filas de espera de serviço.
- Telas ou painéis.
- Treinamentos específicos, instruindo como proceder e quais as atitudes corretas a serem adotadas, a fim de orientar a proação e reação.
- Devem ser também estabelecidas expectativas claras em relação à aderência à escalas de trabalho.
- Avaliar “quanto tempo” e “quando” os indivíduos e times precisam estar logados em rede.