Para a ciência cognitiva, o conceito “artificial” está associado ao nível de abstração, conhecimento, conhecimento científico, tecnológia, softwares. algoritmos, linguagens formais … tudo que possa ser construído pelas mãos do homem e gerar bens e serviços.
O conceito artificial na ciência cognitiva é diferente do seu significado na linguagem do senso comum.
Significa produzido pela humanidade.
É diferente do conceito de natural, que não envolve e nem necessita da intervenção humana.
Para ser artificial antes precisa ser natural e humano … existem dois passos ou domínios fundamentais e anteriores.
Essa observação é importante.
Muitas vezes o termo “artificial” pode ter conotação negativa, por ser utilizado com frequência para se referir a algo falso.
Hoje a capacidade de sucesso em qualquer empreendimento está em explorar as várias formas e inovações para trocar informações inteligentes com o ambiente, natureza, parceiros de negócio, clientes.
Agregar inteligência artificial é gerar utilidade excepcional com produtos e serviços de informação e conhecmento
Processar e comparar grandes volumes de informações com o uso do computador.
Expandir a capacidade cognitiva do sujeito e da empresa nas várias dimensões cognitivas.
Controlar a atenção
Memorizar
Pensar
Perceber
Comuniar
Aprender mais rápido
Aprender “on the job”.
Trabalhar mais eficaz e eficiente
Identificar “agulhas no palheiro”, vestígios de padrões.
Aumentar a proatividade e enxergar padrões (oportunidades, ameaças, gargagos) de forma antecipada.
Fazer a melhor jogada”, em tempo real, etc
O conceito artificial na ciência cognitiva significa capacidade humana de desenvolver grafos e algoritmos que aumentem a capacidade das máquinas aprenderem profundamente, e a partir daí, ajudarem e esinarem humanos, tal como humanos.
Isso significa muitas coisas na gestão da empresa e tarefas.
Empregar ferramentas computacionais para compartilhar resultados.
Catalizar a inteligência (qualitativa) humana com inteligência quantitativa computacional.
Exaurir benefícios dos dois lados e “predizer” o futuro com um grau muito maior de precisão.
O que estamos vendo hoje e propagandas no entorno da IA é o desdobramento da máquina de Turing concebida em 1936, por Alan Turing.
Inteligência artificial está na base das redes sociais, neurais, biológicas, telecomunicações, transportes, educação, etc, tudo que pode ser feito pela mão do ser epistêmico.