Como os protocolos são usados numa comunicação fim a fim?
Para entender como os protocolos são usados numa comunicação fim a fim, veja o exemplo:
Um usuário, localizado num prédio A, roda uma aplicação que necessita acessar uma informação numa base de dados no prédio B. Ambas as aplicações têm endereços únicos de rede. Uma série de caminhos e protocolos será estabelecida entre A e B, para permitir a comunicação entre as duas aplicações. Esses caminhos são disparados pela aplicação de origem, através de uma solicitação de serviço de comunicação para o endereço da aplicação de destino.
- Numa LAN, um protocolo de controle de acesso é necessário para resolver o conflito de muitas estações acessando serviços (clientes) e outras fornecendo serviços (servidores).
- O roteador é um equipamento (uma estação da rede) que funciona como um servidor de estabelecimento e controle da comunicação com outras redes.
- O roteador do usuário segmenta as informações provenientes da aplicação para transmitir na rede, estabelece uma comunicação com um outro roteador da WAN, através de um protocolo de acesso a essa rede, passando o endereço da aplicação de destino.
- Os modems usam protocolos para a adequação do sinal (pacotes) ao meio físico.
- Os Roteadores (*) da WAN (Wide Área Network – Rede Geograficamente Dispersa) conhecem os caminhos para chegar a qualquer endereço de rede, através de Protocolos de Roteamento. O roteador da WAN, na outra extremidade da rede, estabelece a comunicação com o roteador da aplicação de destino.
- Obs: O Roteador é um dispositivo inteligente, capaz de interconectar redes de meios físicos e protocolos diferentes. Eles identificam os caminhos para chegar a qualquer endereço de rede. Recebem um pacote em uma porta de entrada, analisam o seu endereço de destino, escolhem um caminho e encaminham na rede, sucessivamente, até alcançarem o destino.
- O Roteador da Aplicação de destino acessa a LAN (como cliente), para acessar a estação de destino que abriga a aplicação base de dados.
- Só depois de estabelecido todo o caminho entre a aplicação de origem e a aplicação de destino é que haverá a comunicação efetiva entre as aplicações.
- A comunicação entre as aplicações é regida por um protocolo de alto nível, residente nos computadores do cliente.
- Para a aplicação de destino responder à aplicação de origem, o mesmo procedimento deverá acontecer, em sentido contrário.
Até logo!