Características do Método Socrático
Analítico… fazer perguntas para investigar e identificar crenças, justificativas e conhecimento do sujeito, através de perguntas abertas, semi abertas e fechadas.
Antagonico … fazer perguntas para oposicionar idéias e visões entre sujeitos para gerar e comparar diferentes opiniões e percepções de mudanças na forma de pensar e perceber as coisas.
Autodiagnóstico … fazer perguntas para instigar o sujeito “conhecer a si mesmo” e o seu nível de compreensão ou contradição.
Avaliativo … ajudar o sujeito a fazer perguntas para avaliar caminhos, justificativas e objetivos cognitivos para a tomada de decisão.
Compreensível … ajudar a mapear relações de causa e efeito, de forma interativa, via perguntas e respostas.
Conscientizante … fazer o sujeito avaliar e se conscientizar das suas necessidades, problemas, desejos, percepção, crenças e valores.
Construtivista … direcionar o sujeito para construir conhecimento além e ao invés de transferir conhecimento.
Conversacional … estabelecer diálogos, conversar e chegar a uma compreensão maior sobre um assunto.
Crítico … enxergar questões específicas com cuidado, analisar e ajuizar causas e efeitos dos pensamentos e ações.
Emocional … fazer o sujeito sentir emoções, sentimentos, ganhar autoconsciência, autocontrole, empatia e sociabilização.
Empático … considerar as verdades de cada e direcionar as pessoas a chegarem às suas próprias conclusões.
Ético … fazer perguntas para avaliar o código moral e intençõeso do sujeito.
Filosófico … ajudar o sujeito ver, construir e compartilhar verdades e conhecimentos dentro de si mesmo e de cada um.
Instigante … fazer o sujeito prestar atenção, despertar interesse e desejo e fazer suas próprias perguntas.
Interativo … exercer ação e influência recíproca de um sujeito sobre outro, via perguntas e respostas, para extrair as verdades ditas.
Intencional... avaliar ou explicitar intensões e nível de compromisso do sujeito com o plano.
Investigativo … usar perguntas e respostas para “parir” a verdade que está dentro de cada um.
Irônico … usar perguntas sabendo a resposta para testar a compreensão ou contradição da outra pessoa.
Justificativo … investigar como o sujeito pensa e sente, ao invés de investigar o que ele sabe (conhecimento descritivo), transformar opinião em crença.
Maiêuntico … fazer o sujeito parir o conhecimento dentro de si, explicitar e buscar a sua verdade e certeza sobre as coisas.
Mediação … ajudar o sujeito a compreender e aplicar o método.
Metacognitivo … fazer o sujeito pensar e investigar sobre a sua própria forma de pensar, autoregular e automonitorar o conhecimento.
Orientativo .. traçar e compartilhar caminhos dentre vários possíveis e criar um mapa de possibilidades.
Objetivo … expressar de forma clara, sem ambiguidades, não subjetiva, o que se tem como propósito, para que todos compreendam.
Pedagógico … permitir aplicar técnicas, princípios, métodos e estratégias de educação e ensino.
Pergunta socrática aberta … fazer pergunta pata incentivar a fala incondicional, fazer o sujeito falar.
Pergunta socrática semi aberta … fazer perguntas para direcionar e controlar a fala do sujeito, com perguntas específicas atreladas a respostas do sujeito.
Pergunta socrática fechada … fazer perguntas para ajudar o sujeito concluir, declarar ou especificar uma qualidade ou quantidade.
Prático … ser aplicável, simulável e acionável no ambiente de tarefas.
Reflexivo … facilitar diálogo lógico onde o sujeito conduz outro sujeito à reflexão e descoberta dos próprios valores.
Sistematizável … modularizável e reprodutível, via “perguntas e respostas socráticas” interdependentes.
Vontade … exige compromisso, força interior e desejo de trilhar o caminho de aprofundamento e alcançar maior nível de compreensão.