O termo “TÉCNICA” vem da Grécia antiga e mostra a preocupação milenar em USAR FERRAMENTAS para transformar a natureza e sobreviver.
O termo “EPISTEME” vem do grego e significa “CONHECIMENTO” e “EPISTEMOLOGIA” significa teoria do conhecimento.
É o ramo da filosofia que trata de problemas sobre crenças ( o que se acredita) e conhecimento ( o que se sabe e quer saber).
Epistemologia nos dias de hoje, é “pedra fundamental” e de grande interesse para a ciência, inteligência artificial, aprendizagem e desenvolvimento de talentos.
O estudo das teorias do conhecimento ou epistemologia tem aproximadamente 2500 anos.
Platão foi um dos primeiros filósofos a desenvolver uma “teoria do conhecimento”, diferenciando a crença do conhecimento verdadeiro”.
Ele propôs que o conhecimento verdadeiro só poderia ser alcançado por meio da razão.
( entenda razão como … “conhecimento intelectual” próprio do ser humano, entendimento, em oposição à emoção, capacidade do pensamento dedutivo, realizado por meio de argumentos e de abstrações).
O termo “epistemologia” foi utilizado pela primeira vez pelo filósofo escocês James Frederick Ferrier (1808 – 1864).
Observe já a diferença entre o que é TÉCNICA (habilidade de fazer) e o que é EPISTEMOLOGIA (estudo do conhecimento).
Veja também, alguns outros importantes conceitos relacionados, e a importante sinergia entre eles.
Veja a serguir um “glossário de conceitos” …
Pequeno Glossário sobre Técnica e Epistemologia.
- Ciência … é o estudo sistemático que constrói e organiza o conhecimento na forma de explicações e previsões testáveis sobre o mundo; pode ser ciência natural, formal, social, cognitiva, etc … iIMPORTANTE! … toda ciência tem no seu núcleo a filosofia.
- Epistemologia … ramo da filosofia que estuda o pensamento, conhecimento e método científico, justificativas de crenças e verdades; é o “estudo crítico” do” “pensamento crítico”, aplicado a filosofia, ciência, arte e ADMINISTRAÇÃO de NEGÓCIOS e EMPRESAS … o lema epistêmico é: “para tudo, existe uma explicação seja física ou metafísica e formas adequadas de fazer, que não são únicas”.
- Conhecimento … existem várias definições, a mais aceita é a de Platão: “conhecimento, são crenças verdadeiras justificadas” … esse “aforismo” diz muita coisa e explica o propósito da epistemologia … “a busca incessante do conhecimento através do exercício da justificação das nossas crenças, que repousam na mente, que mudam como a natureza muda”.
- Ferramenta … é “qualquer “objeto que o “sujeito” usa para “interagir ou transformar” outro objeto, no ambiente, para atender um objetivo específico, fazer algo, pensar, perceber, controlar a atenção, memorizar, comunicar, aprender, resolver problemas … é tudo que ajuda a: 1) eficiência, 2) eficácia, 3) corretismo, 4) consistência e 5) capacidade … ” ferramenta pode ser qualquer coisa na natureza que ajude a transformar”.
- Técnica ... é um misto de arte e ciência, conjuga procedimentos, ferramentas e práticas essenciais à execução perfeita de uma arte ou profissão com vistas a um resultado específico; é caracterizada por briconagem, que é a adaptação, tentativa e erro, através de interação, reutilização e desvios … ou seja, é impossível se fazer a “técnica”, sem interpretar e metamorfosear, mudar: a natureza ou a individualidade do sujeito (eu, você e empresa, mercado), mudar o exterior ou o caráter de algo; a técnica habilita o sujeito a perceber e pensar diferenciado e acima “senso comum” e provê capacidade de transferir essas habilidades entre domínio do conhecimento … observe: “a visão técnica vai alem do jardim” … e habilita projetar no plano abstrato e físico … a empresa deve investir na técnica para garantir que todas as etapas do aprender – entender, compreender, explicar, fazer, refazer, controlar e ajustar – sigam o padrão do seu modelo de negócio … só assim é possível a vantagem competitiva.
- Tecnologia …. é o uso prático da ciência; conjunto de técnicas, processos e procedimentos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria; se propõe a criar soluções tecnológicas, que refinam a técnica e as habilidades das pessoas, estendem as capacidades humanas e cria “inteligências artificiais”, quebra de paradigmas, mudanças de crenças e valores.
- Técnica e Tecnologia …estão relacinadas a conhecimento prático, arte, ciência, criar, produzir, visar um fim concreto.
- Tecnologia é Ferramenta … um conjunto de ferramentas conectadas de fiorma inteligente e ini=ovadora para gerar produtos, serviços, utilidade e valor para a humanidade, a sociedade de consumo, para a empresa, time e indivíduo.
- Tecnologia é Ciência … cujo objeto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais.
- Tecnologia é Arte … novas formas de criar expressão, processos artisticos, técnicas, modelos e métodos, meios, captação e interpretação dos sentidos, percepção,de imagens instantâneas do cotidiano, tais como foto, transportar narrativas mais complexas, tais como no cinema, arte digital, realidade virtual, obras artísticas, ofertas de produtos, serviços, soluções para o consumo e utilidade das pessoas.
- Tecnologia e Acessibilidade … permitir que mais pessoas acessem ciência e arte, através da internet, redes sociais, plataformas digitais, facilitar a cooperação, socialização, educação, pertencimento, união e sinergia.
- Tecnologia e Ética … a tecnologia muitas vezes é conflitante, controversa, gera quebra de paradigmas éticos, de privacidade e segurança, que precisam ser monitorados e avaliados à luz dos códigos éticos vigentes; a ética é um atributo intrínsico da tecnologia e da proposta de valor de qualquer empresa; está na base das bases, é um dos pilares fundamentais da ordenança social e empresarial; deve ser aprendida e aprimorada “on the job”.
O que a Técnica demanda para Você e Empresa?
A técnica demanda e significa o sujeito assumir controle para transformar o seu entorno para produzir algo objetivo e não subjetivo, e assume que sempre existe uma forma de fazer algo que independe da opinião ou vontade do sujeito.
Na técnica, o sujeito necessita saber distinguir a existência (saber se é ou não é) da essência (saber o que é).
Entender que uma coisa existe primeiramente como idéia (essência), para depois existir pela fabricação (existência).
Observar que na natureza essa distinção não é tão clara, já que a essência e existência emergem juntas
(veja Freenberg e filosofia da tecnologia).
Técnica está relacionada ao aprimoramento humano.
É observada como um elemento a favor do bem da comunidade.
Conclusão
A EPISTEME é o conhecimento racional ou aque conhecimento que que pode ser demonstrado racionalmente.
TECHNÉ localiza-se na esfera do conhecimento prático, das interações humanas e mutabilidade em tudo que produzimos.
Resulta como consequência das mudanças nos recursos e atividades humanas.
Está fincada à experiência concreta do mundo sensível.
Técnica não pode ser concebida como ciência aplicada e objeto epistemológico (objeto cientificamente definido).
Técnicas estão relacionadas a intervenções que têm algum objetivo determinado, o que é notoriamente diferente das ciências que produzem conhecimentos (abstratos) sobre objetos muito bem especificados.
As técnicas e as ciências podem ser articuladas e de fato o são.
A técnica não possui um fim em si mesma.
Sua função é de um saber que possibilita a obtenção da finalidade humana.
A técnica é neutra … é instrumental.
A forma que a técnica gera a alguma coisa é sempre extrínseca à materialidade natural. ( … sempre transforma).
A “técnica ganha vida” com a a ação humana e por isso pode ser algo bom ou ruim.
A neutralidade da técnica contrasta diretamente com o “valor intrínseco” do conhecimento das verdades necessárias, que nós seres humanos, como animais racionais, devemos contemplar … e a técnica não se propõe, nem garante tal realização.
A TÉCNICA é o saber prático sistemático e organizado que investiga as causas pelo que alguma coisa possa vir a ser.
Requere a construção da sua verdade, pois seu fim é exterior.
Para conhecer o que queremos fazer, temos que fazer as coisas que queremos conhecer
No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual …
O indivíduo a aprende e a faz progredir
- Qual a aplicação prática desse conteúdo para você e/ou a sua empresa?
- Como você identifica se você , equipe, parceiros exercem a técnica?
- Quais são as características da técnica?
- Qual a diferença entre saber a técnica e saber a teoria?
- Qual a vantagem competitiva que voc~e e mpresa podem ganhar agora e futuro com a aplicação a aperfeiçoamente da técnica?
- Por onde começar?
- Como fazer um projeto de migração sob controle e dentro para fora, com a ajuda de fora?
- Como desenvolver um “sprint” para desenvolver uma determinada técnica?
- Quanto tempo isso dura?
- Quando itei colher os primeiros frutos?
- Quanto custa?
- Quais são as ferra,mentas básicas?