Gerenciar metas é um processo diário para orientar, monitorar e comunicar com eficácia estratégias e objetivos de negócios para gerentes, indivíduos, times e interessados, via ferramentas.
Significa usar ferramentas para planejar, desempenhar, controlar e ajustar, comportamentos, teorias e práticas para atingir metas e objetivos em tempo real.
O fator chave é correlacionar objetivos, metas, estratégias, ITRs (Indicadores de Tempo Real), KPIs, atividades e tarefas.
Gerenciar metas exige fundamentação teórica das equipes para entender a gestão, propósito, benefícios e custos e os vários tipos de valor que devem ser considerados.
É imprecindível o uso de ferramentas analíticas para garantir e desenvolver o pensamento crítico necessário e suficiente para que todos compreendam o contexto e foco da gestão do modelo de negócio, nas suas várias perspectivas.
Um dos objetivos da gestão de metas é acionar gerentes e equipes a conectar e transitar entre planos mentais operacional, tático e estratégico, cada qual nas ênfases adequadas.
A gestão de metas nasce no planejamento estratégico e constrói a sua base na gestão diária da empresa para garantir o alinhamento na direção certa.
Precisa ser monitorada e controlada no o dia a dia da operação da empresa, em tempo real.
Isso significa selecionar de forma criteriosa e enxuta indicadores de tempo real e indicadores acumulativos, interdependentes para gerar informações de controle para a gestão efetiva, proativa, consultiva e assertiva.
A análise e avaliação de indicadores gerentes e equipes avaliarem o valor da empresa em várias perspectivas econômica, financeira, marketing, produção, operação, contabil.
Envolve aplicar métodos padronizados mas flexíveis, para analisar objetivos, dividir em estratégias e tarefas específicas e facilitar a interação e supervisão em rede.
Aumentar a capacidade de direcionar, orientação, concentrar atenção, sincronizar esforços.
Articular visões e previsões de curto, médio e longo prazos.
Engajar, aliciar pessoas para atingir objetivos.
Sistematizar a informação e aumentar a sua significância e relevância para atingir metas.
Dar transparência, aumentar a visibilidade e controle.
Unificar a gestão e alinhar o comportamento de indivíduos e equipes.
Ajudar a balancear e definir prioridades.
Prover suporte à tomada de decisão.