Fundamentação Teórica na empresa significa capacitar as pessoas para a compreender … construir, compartilhar e acionar conhecimentos, em rede, “armazenados” na empresa.
A fundamentação teórica descreve informações, conhecimentos, comportamentos – características qualitativas essenciais das pessoas – compreenderem os conceitos e comportamentos chave do modelo de negócio.
Fundamentar o conhecimento é explicar como a empresa e o indivíduo ganham controle da aprendizagem e onhecimentos necessários e suficientes para ganhar autonomia, fazer correto e consistente as tarefas e atividade.
É uma atividade fundamental de líderes e liderados.
É usada com frequência, para transferir o “conhecimento tácito” via a interação entre indivíduos e equipes.
Permite compreender atividades de forma operacional, tática e estratégica.
Permite o sujeito enxergar em vários níveis ou perspectivas e gerar vários estados mentais pretendidos.
A fundamentação teórica deve estar baseadas em fontes fidedignas da empresa sobre pessoas, ferramentas, tarefas.
Aplicação
Normalmente, a fundamentação teórica e prática é utilizada em dois momentos importantes da pesquisa: na elaboração do projeto inicial e na sua redação final … é uma atividade sistemática.
O sujeito espistêmico busca a fundamentação continuamente, de acordo com o nível de mudança exigido.
No projeto inicial as ideias tendem a não ser muito claras quanto aos objetivos da pesquisa e somente com o seu andamento é possível avaliar o que é importante colocar de informações.
Nesses momentos, a função do gerente, orientador ou mediador da tarefa é de fundamental importância para nortear o sujeito (aprendiz que todos somos) sobre documentos e ferramentas a serem usadas para atingir metas com eficácia e eficiência.
Todos os indivíduos membros de times e equipes, para qualquer tipo de negócio, precisam operar os recursos, gerenciar o tempo, conhecimento e mudanças no ambiente de trabalho.
Respeitar as regras para a qualidade de dados, informação e conhecimento.
Manipular equipamentos, preencher formulários, informar o status correto de uma tarefa ou solicitação de serviço.
É fundamental no trabalho em tme e em rede, saber como as atividades impactam na fila.
Ganhar visão focada e periférica (ambas).
Além do treinamento continuado sobre fundamentos e sobre a operação corrente, uma boa prática é existir mecanismos e ferramentas para “alimentar” gerentes, times e indivíduos, com informações em tempo real, a fim de ajustar prioridades conforme as necessidades da operação.
Informações em tempo real conscientizam, valorizam e direcionam as equipes e podem ser fornecidas de várias formas:
- Relatórios.
- Informações gráficas das filas de espera de serviço.
- Telas ou painéis.
- Treinamentos específicos, instruindo como proceder e quais as atitudes corretas a serem adotadas, a fim de orientar a proação e reação.
- Devem ser também estabelecidas expectativas claras em relação à aderência à escalas de trabalho.
- Avaliar “quanto tempo” e “quando” os indivíduos e times precisam estar logados em rede.