A mediação na empresa ajuda a fazer conexões do conhecimento corrente com o conhecimento futuro planejado, aprender de forma mais rápida, continuada, especializada de acordo com os objetivos de negócio.
Numa empresa ou rede de negócios, em constante mudança, fatalmente, o sujeito se depara com falta de conhecimentos prévios adequados e tem momentos de dificuldades para atribuir os significados aceitos no contexto de mudanças.
Isso acontece com qualquer um, e pode gerar bloqueios cognitivos, dificuldade de aprendizagem, falta de atenção.
A mediação trata a relação sujeito objeto em várias perspectivas:
Tratar a forma … estrutura e modelos de dados, informação, conhecimento, relações e semelhanças entre as dimensões dos problemas.
Tratar o processo … algoritmo usado para acessar e reunir conceitos filosóficos e científicos e empresariais para tomar decisões e resolver problemas.
Ajustar ferramentas … cognitivas e de gestão para fazer abstrações e ganhar consciência.
Fazer abstrações … aprender a fazer operações conceituais.
Compreender … ganhar habilidade para ganhar “conhecimentos verdadeiros”, mais rápidos ou profundos de um dado contexto e descrever suas relações de causa e efeito.
Explicar … ganhar habilidade para fazer os outros compreenderem o seu ponto de vista (a sua compreensão) e ganhar autonomia para resolver problemas de um dado assunto ou domínio do conhecimento.
Trabalhar em rede … trabalhar em time, resolver problemas de forma coletiva, alinhada, sincronizada, articulada e autogerida.
Desenvolver a metacognição … desenvolver a capacidade de autoregulação e automonitoramento., aprender a aprender.
Equilíbrar o conhecimento … aprender a perceber desequilíbrios cognitivos e emocionais equilibrar e aumentar o seu desempenho cognitivo, emocional e técnico.
Focar nas tarefas … orientar as abstrações e conhecimentos para tarefas para que possam ser melhor qualificados e quantificados em termos de benefícios e valor para o negócio da empresa.
Criar zonas de desenvolvimento proximal … criar caminhos de aprendizagem de acordo com mo perfil do sujeito e objetivos empresariais; diagnosticar gaps e caminhos à partir daí, e planejar estágios de aprendizado do sujeito, com a orientação para tarefas.
Gerenciar a rede de conhecimento … entender e conectar em rede sociais pessoas, ferramentas e tarefas e seus relacionamentos.