Abstração é um tipo de habilidade do pensamento ou estado mental de nível superior.
Requer intelectualização, filtrar os atributos relevantes de um problema, fenômeno, objeto, pessoa, ambiente ou qualquer coisa real ou imaginária.
“Abstração exige lidar com atributos (perguntas, questões, problemas, conceitos) primeiro isoladamente, depois uns com relação aos outros, sucessivamente, até que uma “imagem de solução ou compreensão” “contextualizada” sintetiza essas partes, e suas relações, num todo coeso, onde cada conceito ou parte ficam aparentes e significativos, articulados e determinantes, para a tomada de decisão frente ao objetivo e caminhos predeteminados e escolhidos.
Abstração e Gestão
Os principais conceitos na gestão ou as formas mais paradigmáticas (padronizadas) de abstrações na empresa são:
Gestão … arte e ciência para administrar os recurss do negócio ou empresa; executar e mudar o negócio; coordenação de esforços, aplicação dos recursos disponíveis (nclui as atividades de definir a estratégia de uma organização e coordenar os esforços de seus funcionários (ou voluntários) para atingir seus objetivos por meio da aplicação dos recursos disponíveis , como recursos financeiros , naturais , tecnológicos e humanos . “Executar o negócio” [1] e “Mudar o negócio” são dois conceitos usados na administração para diferenciar entre a entrega contínua de bens ou serviços e a adaptação de bens ou serviços para atender às necessidades em constante mudança dos clientes – ver tendência. O termo “gerenciamento” também pode se referir às pessoas que gerenciam uma organização – gerentes .
Modelo de Negócio – síntese da proposta, funcionamento e gestão do negócio – proposição de valor, ofertas, parcerias, recursos, atividades chave, público alvo, canais, segmentos de mercado, estrutura de receitas e custos.
Gestão PDCA … padronização de atividades para sistematizar o Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes de processos e recursos.
Planejamento … propósito, objetivo, situação, meta, estratégia, plano de ação, descrição de atividades e tarefas, indicadores de controle e planos de ajustes.
Desempenho …
Processo de Gestão … análise de propósito, objetivo, situação, metas, estratégias, planos, execução, controle e ajustes.
Gestão de Mudança – métodos para redefinir mudança em várias perspectivas: recursos, produtos, ofertas, processos, resultados, tempo, conhecimento, informação, dados, rentabilidade, turnover, margem.
Planos Empresariais – estratégico, negócio, financeiro, marketing, produto, venda, tático, operacional, contato.
Gestão de Projeto … propósito, objetivo, situação, metas, estratégia, plano, execução, controle e ajustes.
Proposição de Valor …. declaração de valor, atributos de valor para atrair público alvo e direcionar atividades e comportamentos da empresa; característica fundamental: foco, singularidade e mensagem consistente.
Oferta – estratégia de configuração, qualificação e quantificação, dos recursos de marketing 7P – produto, preço, promoção, praça, pessoa, processo e evidências físicas.
Abstração e Gestão de Venda
Modelo de comportamento de decisão de compra …
Proposta Comercial … descrição objetivo, situação, problema, implicação, imagem de solução, alternativas de solução, valor e resultados esperados.
Informação … rede, qualidade; formatação de dados, fluxos, documentos; conteúdos transacionais, normativos
Marca – identificação da empresa, símbolo, conceito, identificador, referência de valor, diferenciação, selo de origem, gatilho mental.
Imagem de Solução –
Rede … fontes, informação, pessoas, ferramentas
Solução
Contrato de serviço …. foco na esência do negócio sem entrar em detalhes de produtos envolvidos.Programas de computador são intruções ou abstrações ou programas que o computador entende..y= f(x), que significa que “y” é função de “x”.As palavras e sentenças que estou usando agora e você está lendo.O uso de interfaces na programação orientadas a objetos, é um exemplo de abstração de centenas de linhas de programação. Nomes, números, imagens, símbolos, palavras, desenhos, fórmulas, mapas.Teorias, modelos, metodos, intrumentos.Criar uma fórmula.
Processo
Atividade
Tarefa
Procedimento
Abstrair exige ver um todo em suas partes e suas partes em um todo.
É um processo conceitual … cujo resultado é a criação de novos conceitos.
É um processo mental que transita e comuta entre visões top down (de cima para baixo) e bottom up (de baixo para cima).
Abstração e conceituação são “quase” sinônimos são “conceitos umbilicais”, sendo que abstrair vem antes, está mais associado ao conceito de pensar, é mais basal ou nuclear.
O mapa conceitual da figura tem como objetivo ajudar a conceituar de forma gráfica, via grafo o que é abstração e ferramentas da abstração, que está na base da “Aprendizagem Conceitual”
Resumidamente falando, habilidade e aprendizagem conceitual é saber usar ferrametas conceituais
Cada um dos tipos de abstração listadas na sequência são ferramentas cognitivas, que “mexem com todo o sistema cognitivo” … atenção, percepção, pensamento, memória, linguage, aprendizagem, que grupadas e !cientificadas” geram metaferramentas cognitivas de nível superior.
Abstração … separar um conceito e identificar as relações visíveis e nais relevantes dele com o todo.
Conceituação … descrever um conceito pela conexão e descrição da relação com outros conceitos mais fáceis de serem compreendidos.
Analogia … fazer descobertas, identificar relações semelhantes entre conceitos, para servir de insumo à aplicação da lógica argumentativa e investigativa – dedução, indução, abdução.
Argumentação … concatenar proposições, sentenças ou declarações, que associam conceitos, para suportar caminhos, inferências ou conclusões lógicas; justificar crenças, conhecimento e verdades.
Associação … criar um vínculo causal ou informacional ou relacional de um conceito com outros conceitos; significar.
Categorizar … grupar conceitos semelhantes ou sinônimos; hierarquizar conceitos; explicitar as qualidades esenciais e comuns de grupo de conceitos.
Compreender … mapear as relações de causa e efeito; explicar classes de problemas; transferir compreensão; prover autonomia para outra pessoa ressolver problemas da mesma categoria de problemas.
Contextualizar … apresentar ou revelar as circunstâncias de um fato ou situação – o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto.
Integrar … incorporar, incluir um novo conceito no todo corrente e gerar mudança e agregação de valor; se tornar parte de um conjunto maior.
Assemelhar … sinonimizar;
Descrevendo dessa forma, abstração pode ser definida como a técnica filosófica e ciência abstrata de resolver problemas para ajudar a pessoa a aplicar qualquer técnica, pela agregação de conceitos.
A abstração permite e empodera o sujeito (provê lentes adicionais) para imaginar e representar o seu pensamento ou compreensão de “forma mais concreta” ou “tangível intelectualmente”, tal que outras pessoas consigam visualizar e assim consubstanciá-lo em bens, serviços e conhecimento… é um tipo de pensamento complexo, e de alto valor para muitas empresas e demandado ambientes sociais …facilita muito o fluxo de conhecimento, prcessamento do cérebro e redução de carga cognitiva quando os “empacotamentos abstratos” são bem feitos – ou apoidados em conceitos filosóficos e cientéficos estudaos, testados e refinados pela comunidade coentífica e empresarial (esta contida na primeira)
Abstrair é uma função do pensar de alto nível para captar a essência do mundo real.
É uma atividade mental que está em tudo que fazemos.
É uma habilidade humana que deve ser desenvolvida para intectualizar, aumentar a eficiência, eficácia no trato interior e exterior (com as pessoas).
Abstrair é saber criar modelos mentais para vários propósitos da vida, esquematizar os contextos, descrvê-los no papel, criar mapas, avaliar principais componentes, de forma estruturada, lógica … inteligente.
Se presta a simplificar e explicar problemas tanto para si mesmo (num primeiro plano, para hgnahar autoconconsciência e daí a consciência de avalair situções de forma icompetentente (sábia).
Está na base do processo de aprendizagem conceitual.
É uma técnica, um esforço para reduzir o esforço e obter um resultado científico, artístico, reprodutível.
É um processo de filtrar um detalhe do mundo real ou ignorar as características dos problemas que não são necessários (essenciais), para se concentrar naqueles que são necessários e seus detalhes específicos … está na base de fazer “maquetes” ou equações, sínteses, categorizações, comparações …
A abstração não se limita a representar a realidade e sim mais a ideia bruta, a expressão do que é e poderia ser … por isso está na base da categorização e tudo.
Abstrair “conecta e desconecta”, leva uma ideias e conceitos a outros próximos, cria uma “rede neural” e cria caminhos e conexões distantes, aproxima e revela novas relações e significados.
A abstração NÃO foca em representar a realidade como ela exatamente existe.
A abstração visa dar a expressão geral da realidade, que possa ser simulada ou sentida em várias perspectivas ou formas.
Um exemplo de abstração é definir a ideia pura de algo que é real, ou não ou que poderia ser.
Abstrair é muito importante já que o pensamento abstrato manipula a realidade.
A abstração permite modelar uma realidade, criar novas realidades e mundos e expandi-las.
Ou seja, analisar o mundo real, dividir em partes, conceitos ou segmentos, que possam ser compreendidos, equacionados, modelados e artificializados … o conceito e modelagem é de alta significância para a IA – Inteligência Emocional.
Permite entrar no estado mental difuso (previsão e planejamento) e criar teorias, métodos, ferramentas mentais e físicas de gestão.
Também na contrapartida, permite entrar em estados mentais de execução (focado em desempenho) de tarefas. modelagem, simulação, prototipagem.
Esse exercício mediado pela pessoa e empresa ) carece de desenvolver habilidades) aumenta as vias neurais e ilumina muitos mais caminhos mentais para o indivíduo, times e empresa tomarem decisão e atingir metas de forma unísona.
Nesse ponto então é relevante ressaltar a importância dos modelos, métodos e ferramentas parea ajudar a fazer isso com autonomia, autodidadtismo e monitoramento e controle.
Mudanças no modelo de abastração de indivíduos e empresa permitem ganhos de escala e saltos de valor de nível superior, porque afetam positivamente toda a enpresa e sua capacidade de desenvolver bens e serviços, impregnados com “informação e conhecimento”.
Essa cobertura dada pela abstração é estrutural e foco das ciências e em particular ciência cognitiva e mais paticularmente ainda para a Ia – Inteligência Artificial (reforçando já que esse parece ser um caminho irreversível que carrega consigo muitos novos conceitos e tecnologias).
É por intermédio da “abstração” que o ser humano conta histórias … abstraímos cenários, personagens, entramos dentro da cena, convidamos outras pessoas a entrar; vivermos personagens ou ajudamos personagens, criamos ou inovamos em novos conceitos, para modelar novas ideias, contextualizar, circunstanciar, situacionar, condicionar, definir escopo.
Um dos pontos cruciais do conjunto principais de conceitos da abstração é a capacidade de imaginar movimentos que não existem e poderiam existir e avaliar as suas relações de causa e efeito e poder explicar para as pessoas.
Abstração é uma ferramenta de comunicação e aprendizagem.
O pensamento abstrato encurta o desenvolvimento de ideias, ofertas, produtos, serviços, soluções por não considerar todos os aspectos.
Idealizar e criar uma ideia geral do problema a ser resolvido.
Abstração é o processo de identificar e filtrar atributos associados a objetos.
Objetos abstratos consistem inteiramente em atributos (qualidades e características que são próprias de alguém ou algo).
Problemas resolvidos em um nível abstrato não têm garantia de serem soluções reais para o problema original, mas se a abstração for realizada de maneira corrreta e significativa, têm grande probabilidade de aplicabilidade.
Tudo que é transformado pelo homem é fruto de abstração e vira ou acrescenta camada artificial.
O ato de pensar é uma abstração, sempre foi alvo da filosofia e ciência na busca da sabedoria.
Pensar é uma habilidade característica das das pessoas epistemes, que desenvolvem o pensamento crítico de forma habitual.
“Se penso, logo existo”, já dizia Decartes, na busca do método matemático universal para entender e resolver os problemas da vida.
Todas as ferramentas do mundo real são fruto do processo de abstração … isso se aplica a cadeira que estás sentado, fórmulas, equações, mapas, simuladores, perguntas, imagens, ferramentas físicas como alicates, martelos, pregos,, computadores, estatísticas, etc.
Tudo isso foi desenvido com a ajuda essencial necessária mas não suficiente da abstração.
Como é algo que está em tudo recomendo se aprofundar.
Cada item listado pode ser analisado e desamarrado dos demais para fazer novos modelos de conexões, desenvolver novas informações e novos conhecimentos.
Esse é o trabalho rotimeiro da ciência e da arte.
A abstração gera um símbolo na mente associado a realidade (ou realidade ampliada , muito falada hoje em dia … ).
Está conectada ao estado de pensar e atenção chamado “estado difuso”, caracterizado por mente relaxada, não estressada, sem compromisso estrito com o tempo.
É um estado mental, diametralmente contraposto mas não antagônico ao estado de e atenção focada, que usamos para executar uma tarefa.
Segundo a neurociência, nós “serem humanos” usamos esses dois estados de forma articulada.
Projetamos predominantemente, com a mente difusa e executamos predominantemente com a mente focada.
Um estado depende do outro e trabalham de forma paralela e têm diferentes mecanismos de serem acionados e isso ajuda (dá pistas) para acionar esses estados, modelar controles, mecanismos, gatilhos, ganchos, que funcionam como sinalizadores ou protocolos (linguagem mental de alto nível construída pelo proprio sujeito) para ganhar desempenho cognitivo em tempo real, para tomada de decisão e solução de problemas.
Abstrair significa então, NÃO se concentrar no complexo 9ou detalhes), ou não levar em consideração várias coisas ao mesmo tempo, e sim separar, selecionar e se concentrar em algo específico; montar o “quebra cabeça”; exige seletividade.
Abstrair é como o ditado: “de grãoo em grão a galinha enche o papo”
Tanto um estado quento outro são acionáveis, mas de forma diferente.
Segundo estudos, simplificadamente falando, o pensamento difuso trabalha em conexão com o subconsciente e pode ser acionado pelo cérebro pelo pensamento focado.
Quando dormimos e eliberadamente o acionamos em determinadas situações, circunstâncias, condições; q
Quando usamos ferramentas mentais ou físicas.
Estudar e aplicar teorias ou práticas.
Aumentar a inteligência.
Ampliar a memória, percepção, atenção, sentidos, linguagem (comunicação) e aprendizagem.
Reduzir incertezas, riscos.
Ganhar confiança, tomar decisões.
Neste poto, é importante ressaltar a importância da linguagem.
- Outro componente fundamental da abstração é a linguagem. Qual a melhor linguagem para pensar de forma abstrata e flexível, não presa ao concreto, mas dependente dele ou relacionada a ele? Quais as ferramentas que uso para construir a linguagem? Quais são os principais atributos de valor dessa linguagem? Quais os diferenciais dessa linguagem para outras linguagens? Qual o fico da linguagem? Qual o diferencal? Qual a conexão entre a proposta de valor e a linguagem? Quais são os principais síbolos ou ferramentas desa linguagem? a linguagem desperta atenção, interesse, desejo e ação para os objetivos e prosta de valor?
- Como engatilhar abstrações ou fórmulas mentais para resolver problemas? É mais fácil abstrair uma imagem ou um texto? Eu uso desenhos, mapas mentais, mapas cinceituais, modelos, moldes, fórmulas, equações, métodos investigativo e perguntas planejadas? Desenvolvo e conto históris para as situações estratégicas do dia a dia? Tenho fontes e canais para acessar, acionar no dia a dia?
- Eespecialmnte importante para criar o ambiente propício à arte (criatividade) e ciência (experiência metódica).
- Técnica de explorar a capacidade do cérebro, pela investigação das relaçções entre conceitos.
- Refletir sobre eventos e ideias e pensar além do “aqui e agora”.
- Resolver ou pensar em uma classe de problemas, ao invés de um problema real específico.
- Acionar o pensamento difuso, ao invés do pensamento focado.
- Categorizar o problema, separar em classes, especificar, enumerar, listar.
- Contextualizar … determinar as circuntâncias da situação ou problema; pensar em como tudo se relaciona no quadro maior.
- Circunstanciar … perguntar o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto sobre oproblema e alternativas de solução.
- Significar … investigar relacionamentos mais profundos ou padrões subjacentes, ser sinônimo.
- resolver o problema considerando apenas as coisas mais relevantes.
- Analogia – identificar uma relação de semelhança entre uma problemas e usar soluções semelhantes.
- Brainstorming – sugerir um grande número de soluções ou ideias e escolher as melhores alternativas.
- Análise– dividir um problema grande e complexo em problemas menores e solucionáveis.
- Análise de causa raiz – identificar a causa primária de um problema e avaliar a solução para a causa primária.
- Teste de hipótese – assumir uma possível explicação para o problema e tentar provar ou refutar.
- Pensamento lateral – abordar soluções de forma indireta e criativa.
- Análise de meios e fins – controlar a busca na resolução de problemas, comparando o estado atual com o estado objetivo; escolher a ação que reduza mais a diferença entre os estados; detectar progressos (mudanças nas diferenças), já que tentativas podem acertar ou falhar; escolher uma ação em cada etapa para se aproximar do objetivo, ou “meios-finais”; definir meios (recursos) necessários para alcançar um objetivo; mais usado numa abordagem inicial, para identificar laculas; criado pelos pesquisadores Allen Newell e Herbert Simon no final dos anos 1950; publicado seu livro de 1972, “Human Problem Solving”; para os primeiros computadores, um método prático e útil para resolver problemas simples; formular o problema de forma correta, que não se trata apenas de um sintoma de um problema mais profundo; uso de ferramentas como Análise de Causa Raiz, Causa e Efeito e os 5 porquês são frequentemente usasas; Etapas:
- Definir o estado inicial …
- Visualizar o estado da meta … ou estado ideal esperado de estar após a solução do problema.
- Listar diferenças e obstáculos … entre estado inicial e estado metas; se necessário, dividir (analisar) em partes mais fáceis de entender e resolver.
- Criar submetas, baseadas na lista para associar a cada uma uma ação (recursos, estratégias e plano).
- Tomar medidas … agir na sua análise e enumerar as ações para resolver o problema com eficácia e eficiência;
O modelo de Análise de Meios Finais, é uma ferramenta simples, que funciona bem para problemas bem definidos, com soluções bem definidas; iniciar planejamento de novos projetos,
- Prova – tentar provar que o problema não pode ser resolvido; o ponto em que a prova falha será o ponto de partida para a solução.
- Redução – transformar o problema em outro problema para o qual existem soluções.
- Pesquisa – empregar ou adaptar ideias existentes à problemas semelhantes.
- Tentativa e erro – testar possíveis soluções até encontrar a solução certa.
- Perguntas SPIS – concatenar perguntas para obter fatos e dados da situação, problema, implicação e alternativas de solução.
- Pensamento Focado x Difuso – controlar e comutar a atenção entre pensamento focado e pensamento difuso para criar ou identificar caminhos de solução.
Saiba mais.