Quais as evoluções na infraestrutura TIC das empresas para o uso de Cloud Computing
O projeto de Cloud Computing cresce muito em prioridade dentre os principais projetos das empresas.
- Porte das Empresas – as grandes empresas investem em nuvens privadas enquanto que as empresas PME migram para a nuvem pública.
- Aplicações – são vários aplicativos em migração para a nuvem: ERP (cadeia de suprimentos), HRM (recursos humanos) e CRM (Custom Relantionshep Management), etc, seguindo o modelo SaaS. Seguindo o modelo Iaas temos também a aplicação de desktops virtuais (VDI) na nuvem, etc.
- Rede Local – adequações na rede local.
- Rede WAN – ampliação de VPN MPLS e acesso Internet.
- Datacenter – revisão para receber a instalação de servidores virtualizados para elasticidade e uso dos serviços conforme a necessidade.
- QoS – uso de QoS local e MPLS. Quando migrados para a nuvem, os serviços de ERP, por exemplo, exigem estrutura de QoS em toda a rede para garantir o desempenho da aplicação.
- Banda – As redes corporativas precisam de mais banda, pois o tráfego da aplicação, antes distribuído, estará agora centralizado na nuvem. Assim, a banda na rede corporativa se amplia. Caso se utilize Cloud em redes públicas, a exigência se torna ainda maior.
- Contingência – Soluções de alta disponibilidade e contingência de acesso à Internet fica preponderante, pois a queda da internet afeta o acesso a serviços fundamentais da empresa.
Até logo!