Quais são as características, público alvo e aplicações do SaaS?
Descrição: provê aplicações virtuais com interface padrão web (browser).
Público Alvo: pequenas e médias empresas que não percebem vantagem ou têm restrições em investir no desenvolvimento de aplicações específicas para sua empresa.
Capacidade: O usuário poder usar aplicativos fornecidos pelo prestador de serviços em uma infraestrutura de nuvem. Any time, any where.
Controle: O usuário tem controle da aplicação.
Aplicações: são acessíveis a partir de vários dispositivos do cliente através de uma interface de cliente via Web (por exemplo, e-mail baseado na Web).
- Serviços corporativos: gerenciamento de workflow, groupware e colaboração, planejamento de recursos (ERP- Enterprise Resources Planning), cadeia de suprimentos (SCM-Supply Chain Management), comunicações, assinatura digital, gestão de relacionamento com clientes (CRM-Customer Relationsheep Management), software desktop, gestão financeira, geo-espacial e pesquisa.
- Serviços Web 2.0: redes sociais, blogs, serviços de wiki, portal e outros.
Preço: Tarifa conforme o uso.
Adequado: para aplicações onde muito scompartilham o mesmo serviço, ex: e-mail. Em ambientes que periodicamente têm picos na demanda, tais como faturamento e folha de pagamento. Há uma necessidade de acesso à Web , mobilidade e softwares de gestão (controle de vendas, pedido, etc).
Inadequado: para aplicações que requerem respostas em tempo real ou aquelas para as quais “não” é permitido que os dados sejam hospedados externamente.
Observação. O SaaS é o serviço de Cloud Computing mais antigo. Os primeiros provedores foram os provedores de e-mail. Há muito tempo que grande parte das empresas já não possui servidores de e-mail no Data Center e ao invés disso utilizam servidores de e-mail em plataformas na Web.