Quais são os tipos e configurações de switch mais frequentes?
Switches Ethernet são, de uma forma geral, classificados em duas categorias: Configuração fixa ou Modular. Switches com configuração fixa têm um número fixo de portas sem expansão. Podem ser gerenciados e não gerenciados. Switches modulares permitem adicionar módulos de expansão como firewall, wireless, análise de rede, interfaces adicionais, fontes de alimentação, ventiladores, e assim por diante.
- Switch não gerenciado. Esta categoria de switch é mais rentável para cenários de implantação de pequeno porte, que exigem apenas o básico de funcionalidades da camada 2 – comutação e conectividade. Em alguns switches são fornecidas capacidades do tipo: diagnóstico de cabos, priorização de tráfego usando as configurações padrão de QoS, capacidades de poupança de energia pelo EEE (Energy Efficient Ethernet) e até mesmo PoE (Power Over Ethernet). No entanto, como o nome indica, estes parâmetros geralmente não podem ser modificados / gerenciados. Você simplesmente liga sem nenhuma configuração.
- Switch Gerenciado. É endereçado para redes de porte médio e grande. Existem de várias capacidades e funcionalidades. Os mais “leves” em capacidades são menos escaláveis, são uma boa alternativa para a borda de uma grande rede (com switches de maior porte no núcleo), como infra-estrutura para implantações menores, ou para as redes de baixa complexidade em geral. Permitem segmentar a rede em grupos de trabalho através da criação de VLANs. Oferecem vários níveis de segurança, como a autenticação 802.1x, ACLs (listas de controle de acesso). Suportam qualidade de serviço (QoS) que facilita a priorização de usuários e aplicativos baseados em 802.1q / TOS / DSCP, tornando-se assim uma solução bastante versátil. Existem outras várias funcionalidades, de acordo com o aumento da complexidade e porte do ambiente de rede.
Velocidades. Encontra-se opções de configuração fixa em Fast Ethernet (10/100 Mbps), Gigabit Ethernet (10/100/1000 Mbps), Ten Gigabit (10/100/1000/10000 Mbps) e até mesmo alguns 40/100 Gbps velocidades. Atualmente, Gigabit é a velocidade da interface mais popular, embora Fast Ethernet ainda seja amplamente utilizada, especialmente em redes de menor porte.
Número de Portas. Switches de configuração fixa normalmente vêm em configurações de 5, 8, 10, 16, 24, 28, 48 e 52 portas. Switches para redes de pequeno porte, normalmente chegam até 24 portas.
Até logo!