Modelo de Ganchos é uma estratégia ou método proposto por Nir Eyal para construir produtos formadores de hábitos … é dividido em quatro etapas – Gatilho, Ação, Recompensa e Investimento – que o usuário deve passar para se apegar ao produto e usar repetidamente e criar hábito.
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O modelo de Gancho explora um conceito fundamental do marketing … “o produto ou serviço, para desenvolver hábitos deve resolver a “dor” do potencial comprador e criar uma associação como fonte de alívio dessa dor e geração de prazer”.
Ganchos em marketing são então, “associações” projetadas para conectar o problema do usuário com o produto da empresa, com frequência suficiente para formar um hábito.
Esses 4 componentes – gatilho, ação, recompensa e investimento, são identificados no modelo de relacionamento de grandes marcas famosas, como Coca Cola, Office da Microsoft, Serviços Google, Mídias sociais (Whatup, Facebook, Instagran, …), Uber, iPhone, Serviços Amazon …
Segundo estudos, 50% do comportamento humano é habitual ou seja, realizado com pouco ou nenhum pensamento consciente.
É por isso, que o marketing busca desenvolver gatilhos e ganchos mentais para que as suas ofertas sejam consumidas habitualmente e façam parte do “comportamento inconsciente”.
Check List para Criar Modelo de Gancho
Saiba mais.
Gatilho … Primeira Etapa do Modelo de Ganchos
Gatilho Interno
A primeira etapa do Modelo de Ganchos é: 1) selecionar os gatilhos internos – encontrar o problema, a dor ou insatisfação do potencial comprador e 2) criar conexões externas (gatilhos externos) para conectar com essa dor, fazer o consumidor fazer associações mentais e disparar uma ação específica.
- Os gatilhos internos são emoções e sentimentos gravados na memória do potencial comprador que influenciam o seu comportamento … solidão, tristeza, saudade, fome, são exemplos.
- Os gatilhos internos mais comuns e efetivos são emoções negativas, pela oportunidade de gerar prazer na sequência.
- Os gatilhos internos NÃO contêm informações sobre o que fazer, como nos gatilhos externos e sim disparam associações criadas na memória de uma pessoa.
- Quando um produto está intimamente ligado a um pensamento, uma emoção ou um hábito pré-existente, ele cria um “gatilho interno”, que pode dispensar gatilhos externos para usar o produto, já que os gatilhos internos acontecem por conta própria.
- Os gatilhos internos associados a emoções e sentimentos negativos, tais como solidão, frustração, tristeza, confusão, indecisão, são especialmente efetivos para gerar oportunidades para proporcionar associações e sensações de alívio e com o tempo, criar hábitos.
Formar essas associações ou ganchos com gatilhos internos é o objetivo final de um produto formador de hábito, mas para chegar lá os usuários devem passar por sucessivos ciclos de ganchos “gatilho > ação > recompensa > investimento”.
Perguntas par Avaliar Gatilhos Internos
A pergunta principal para avalia o gatilho interno é:
O que o potencial comprador realmente quer?
Outras perguntas atreladas são …
- Estou endereçando o público alvo certo? Qual o público alvo?
- Quais as necessidades, problemas, insatisfação (dor) e desejos específicos do consumidor? Qual a singularidade? Qual a mensagem?
- Quais são os hábitos de compra ou a jornada de compra?
- Quais são as emoções e sentimentos positivos e negativos?
- Que tipo de comportamento é disparado?
Gatilhos Internos e Teoria da Perspectiva
- Descreve como as pessoas escolhem alternativas que envolvem risco.
- Destaca que uma perda tem um impacto emocional maior sobre qualquer pessoa do que o ganho equivalente.
- Provavelmente tentaremos evitar uma perda mais do que tentar obter um ganho
- Seguindo essa lógica, gatilhos internos para superar emoções e sentimentos negativos são em geral mais efetivos para chamar a atenção e criar hábitos do que gatilhos para ganhar / reforçar emoções e sentimento positivos.
Gatilho Externo
Gatilhos externos propõem uma ação e fornecem informações para o consumidor do que fazer a seguir …
- Os gatilhos externos visam acionar gatilhos internos, como emoções e sentimentos.
- Fazer o consumidor fazer associações mentais (ganchos internos)
- Disparar uma ação específica, simples, que leve à sua ferta, visando uma recompensa.
Os gatilhos externos por si só “não” são suficientes para construir um produto formador de hábitos.
- Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente o comportamento e tomada de decisão.
- Gatilhos embasam muitas estratégias de marketing e vendas que você vê por aí … miram em comportamentos que são disparados pelo inconsciente e fazem as pessoas tomarem decisões no “piloto automático”.
- Podem ser externos via os 5 sentidos – visão, olfato, paladar, audição e tato.
- Podem ser internos via emoções e sentimentos positivos ou negativos.
- Gatilhos só são efetivos quando provocam uma ação.
Perguntas para Avaliar Gatilhos Externos
A pergunta principal para avaliar gatilhos externos é: O que leva o potencial comprador ao produto?
Quais as conexões, situações, informações, ofertas de entrada?
- Anúncio na Internet ou na TV.
- Oferta gratuita do marketing digital, como um post ou uma ferramenta, para atrair, inicialmente.
- Uma oferta com alto desconto, após uma oferta gratuita.
- Aviso de possível falta de um produto importante para o consumidor.
- Quais os cheiros, sons, músicas, pessoas, lugares, eventos.
- Notificações alteração de status, em mídia social.
- Notificações de eventos relevantes e oportunos.
- Autodiagnose de conhecimento.
- Interação que permita o potencial comprador enviar gatilhos externos a outros potenciais compradores.
- Eventos recorrentes, como palestras, comemorações, shows, promoções, concursos.
- Novas metas e novos comportamentos para ciclos futuros.
- Uma imagem … que valha mais do que 1000 palavras.
- E-mail, tweet.
- Um amigo sugerindo um produto.
- Botão de compra numa loja virtual.
- Outros …
A essência do primeiro passo do modelo de gancho é: 1) “entender emoções e gatilhos internos do potencial comprador e 2) saber como conectar gatilhos externos à gatilhos internos para levar o potencial comprador à ação.
Ação … Segunda Etapa do Modelo de Gancho
A segunda etapa do Modelo de Ganchos é provocar um comportamento esperado do potencial comprador para ganhar uma recompensa.
- Ação é o comportamento mais simples que o consumidor deve ter para obter uma recompensa.
- Por exemplo … ao pedir comida num aplicativo, é necessário: 1) abrir o aplicativo, 2) procurar a comida, 3) fazer o pedido 4) escolher a forma de pagamento e 5) pagar e receber confirmação … isto é chamado de Mapa de Jornada do Usuário e neste caso, um Mapa de Jornada do Usuário para pedir comida.
- O mapa da jornada de compra é uma referência e mais uma ferramenta para descrever detalhadamente a ação e buscar fazer simplificações ou inovações … esse fundamento vale tanto para o designer de uma página web, quanto para a estratégia de uma dada campanha de marketing.
A segunda etapa do modelo de gancho usa o modelo de comportamento de Fogg que avalia três fatores fundamentais para aumentar a probabilidade de uma pessoa tomar uma ação: (1) gatilho, (2) motivação e (3) habilidades.
Fogg Behavior Model (FBM).
Perguntas para Avaliar a Ação
Pergunta principal para avaliar a ação esperada: Qual o comportamento mais simples em antecipação à Recompensa?
- A ação resolve um problema e alivia a dor?
- É simples e fácil de ser feita?
- Exige o mínimo de habilidades?
- Exige o mínimo de motivação?
Perguntas para Avaliar a Ação
Qual a ação mínima que o potencial comprador pode realizar para antecipar a recompensa?
- Os gatilhos estão claramente identificados?
- A ação é completada?
- A ação é a mais simples?
- Existe motivação suficiente?
- Existe habilidade suficiente?
- O esforço necessário para realizar a ação pretendida foi minimizado?
Saiba mais. Necessidades, Problemas, Desejos, Gatilhos para Influenciar a Compra, Inteligência Emocional
Recompensa Variável … Terceira Etapa do Modelo de Gancho
Depois de descobrir o que aciona os usuários e projetar a ação mais simples em antecipação a uma recompensa, é hora de dar a eles o que eles vieram buscar … a RECOMPENSA.
- Segundo pesquisas, não é obtenção da RECOMPENSA em si que nos faz agir, mas sim a sua expectativa!
- A RECOMPENSA VARIÁVEL é o porquê do usuário fazer a ação, o objetivo emocionalmente falando, a retribuição pela ação, o reforço para motivar a ação realizada na fase anterior (ação).
- O objetivo do estágio de RECOMPENSA do modelo de gancho é não só dar às pessoas o que elas vieram buscar, mas deixá-las querendo mais.
- Para deixar o potencial comprador querendo mais, mantenha um elemento de mistério e curiosidade para deixá-los intrigados sobre o que eles podem encontrar na próxima vez que se envolverem.
- Em seu livro, Eyal descreve três tipos de recompensas variáveis: recompensas da tribo, da caça e da própria pessoa.
Perguntas para Avaliar a Recompensa
Pergunta Principal: A Recompensa é cumprida e deixa o potencial comprador com a sensação de querer mais?.
- Como o usuário é recompensado?
- Ofereço algo inusitado do seu interesse?
- Resolvo um problema?
- Gero conhecimento ou mais autonomia?
- Como aumentar a percepção de valor da recompensa?
- Como posso gerar mais recompensas?
Exemplos de Recompensas
Recompensa Social
- Alegria empática … se sentir bem porque outra pessoa se sente bem
- Parceria.
- Cooperação.
- Competição.
- Avaliação de resultados do status social e como para aprimorá-lo.
Recompensa Material
- Ganhar uma prêmio.
- Atingir uma meta.
- Ganhar controle.
- Ganhar poder.
- Aumentar a capacidade de fazer.
Recompensas de Auto Realização
- Domínio.
- Consistência.
- Realização.
- Controle.
- Autonomia.
- Progresso.
Investimento … Quarta Etapa do Modelo de Gancho
A etapa final do modelo de gancho é a fase de investimento, que consiste em permitir que os usuários se preparem para recompensas futuras.
- Investimento é o esforço e tempo que o consumidor deve dedicar para o próximo gatilho (próximo ciclo) e com isso armazenar valor, criar preferência e aumentar a probabilidade do usuário se tornar um usuário habitual do produto.
- Esta etapa de investimento não é tanto sobre gratificação imediata, que foi coberta pela fase de “ação”, mas sim sobre uma recompensa futura que está por vir.
- O objetivo da fase de investimento é aumentar a probabilidade da próxima passagem pelo gancho … um novo ciclo.
- Os investimentos carregam o próximo gatilho do gancho … por exemplo, quando você envia uma mensagem para um amigo … você se prepara para receber uma resposta, que é uma recompensa futura e ao mesmo tempo um gatilho futuro.
- Conforme os hábitos são formados, pela repetição dos ciclos, os produtos se tornam mais valiosos … quanto mais conteúdo adicionado, mais seguidores e comentários são recebidos.
A cada pequeno investimento no produto, os usuários consolidam seu compromisso com um produto em detrimento de outro.
- Uma das formas mais poderosas de investimento é dedicar tempo para adquirir novas habilidades.
- Quando os usuários dedicam tempo e dinheiro para aprender usar alguma coisa específica ou ganhar uma habilidade, eles se comprometem com isso.
- O fato de gerar informações, ferramentas e exercícios sobre como dominar um produto aumenta o apetite do cliente em investir no produto.
Perguntas para avaliar o Investimento
Qual o trabalho mínimo após a recompensa que faz o potencial comprador querer mais e retornar?
- Como os potenciais compradores ou usuários carregam o próximo gatilho?
- Quanto tempo ou dinheiro precisam investir?
- Como armazenam valor e criam preferências investindo esforços no produto?
- Que oportunidades existem para melhorar isso?
Exemplos de Investimentos do Potencial comprador
- Engajamento numa campanha.
- Se inscrever no seu site e receber atualizações por e-mail.
- Realizar uma ação que aprimore o serviço que você quer oferecer para o próximo ciclo, armazenar valor social, ganhar seguidores.
Mapa Mental do Modelo de Gancho
Palavras Chave: método de gancho, hábito, gatilho, gatilho interno, gatilho externo, ação, motivação, habilidades, simplificação, recompensa, investimento.
Resumo Modelo de Gancho
- Modelo de Ganchos é um modelo de pensamento proposto por Nir Eyal para ser usado por profissionais de marketing para construir produtos formadores de hábitos …
- E dividido em quatro etapas – gatilho, ação, recompensa variável e investimento.
- São etapas que qualquer usuário (cliente, consumidor, potencial comprador) deve passar para se apegar ao produto e continuar usando o produto repetidamente.
- Segundo estudos, 50% do comportamento humano é habitual ou realizado com pouco ou nenhum pensamento consciente.
- A repetição de uma forma geral, é fator fundamental para a memorização e criação de hábitos …
- Quanto mais o ciclo de 4 passos é repetido, a percepção de valor aumenta, o hábito é desenvolvido, o método de criação do hábito é aprimorado e o sucesso do produto ficará mais provável e consistente.
- A primeira etapa é selecionar os Gatilhos Internos e Externos.
- As duas perguntas principais da fase de gatilhos são: 1) O que o cliente quer? (gatilho interno) e 2) o que leva o cliente ao produto? (gatilho externo).
- Gatilhos Externos sinalizam para uma ação e o que fazer para realizá-la, mas por si só “não” são suficientes para construir um produto formador de hábitos.
- Gatilhos Internos são emoções gravadas na memória do potencial comprador, que influenciam o seu comportamento.
- A segunda etapa é configurar a Ação e provocar um comportamento do potencial comprador para ganhar uma recompensa.
- A pergunta principal da etapa Ação é: Qual o comportamento mais simples, fácil, rápido, para antecipar a Recompensa?
- O modelo de JB Fogg segmenta a resposta dessa pergunta em 3 componentes: Motivação, Habilidade e Gatilhos.
- motivação, são sugeridos 3 fatores: 1) buscar prazer e evitar a dor, 2) buscar esperança e evitar o medo e 3) buscar aceitação social e evitar a rejeição social.
- Para gerar Habilidade para o potencial comprador concluir a ação desejada devem ser trabalhados 3 fatores: 1) motivo do uso de um produto, 2) descrição de etapas para garantir a compreensão e 3) simplificar ao máximo as etapas a serem seguidas.
- Um estratégia sugerida para SIMPLIFICAR e reduzir a HABILIDADE necessária para concluir a AÇÃO desejada é avaliar 6 alavancas: tempo, dinheiro, esforço físico, ciclos cerebrais, desvio social e adequação a rotinas vigentes.
- A terceira etapa é formular a Recompensa, seja social, material, autorealização ou uma combinação de recompensas.
- A pergunta principal desta etapa é: “A recompensa é cumprida e deixa o potencial comprador com a sensação de querer mais?”
- Recompensa social: alegria empática, parceria, cooperação, competição, status social.
- Recompensa material: prêmio, atingir meta, ganhar controle, poder, capacidade de fazer
- Recompensa por autorealização: domínio, consistência, realização, controle, autonomia, progresso.
- A quarta etapa é o Investimento, que consiste em permitir que os usuários se preparem para recompensas futuras, nos próximos ciclos.
- A principal pergunta da etapa de investimento é: “Qual o trabalho mínimo após a recompensa que faz o potencial comprador querer mais e retornar?”
- Investimento é o esforço, tempo, dinheiro, que o consumidor deve dedicar para o próximo gatilho (próximo ciclo) e com isso armazenar valor, criar preferência, dar mais um passo no processo de compra, e aumentar a probabilidade de se tornar habitual do produto.
- O objetivo da etapa de investimento é aumentar a probabilidade da próxima passagem pelos ganchos … um novo ciclo.
- Conforme os hábitos são formados pela repetição dos ciclos, os produtos se tornam mais valiosos, existem muitas coexões neurais (memórias) envolvidas devido a repetição de comportamento.
- Por exemplo, quanto mais conteúdos são adicionados, mais seguidores e comentários são recebidos … “matéria atrairá matéria”.
- A cada pequeno investimento no produto, os usuários consolidam seu compromisso com ele em detrimento de outro.
- Uma das formas mais poderosas de investimento é dedicar tempo para adquirir novas habilidades.
A fórmula de criação de hábitos de compra no marketing é “Conecte o problema do potencial comprador à sua solução com frequência suficiente para torná-la um hábito”.
O modelo de gancho proposto por Nir Eyal propõe a criação de ganchos mentais em 4 etapas: gatilho > ação > recompensa > investimento, que devem ser repetidos para criar hábito de compra e consumo do produto.
Esses 4 passos básicos do gancho – gatilho, ação, recompensa e investimento – são variáveis que ajudam a parametrizar, analisar, criar e comparar novas rotinas e estabelecer novos hábitos, com maior precisão.
O produto que forma hábito geralmente começa como bom para se ter (tal como uma vitamina), mas uma vez que o hábito é formado, ele se torna indispensável (tal como um analgésico).
Teste seu conhecimento sobre gatilhos mentais
- Qual o objetivo do Modelo de Ganchos de Nir Eyal?
- Explique de forma sintética como funciona o modelo gatilho > ação > recompensa > investimento.
- Qual o conceito fundamental do marketing que o modelo de gancho explora?
- Qual a importância do desenvolvimento de hábitos para o seu dia a dia de marketing e vendas?
- Como esse modelo pode ajudá-lo? Quais as atividades?
- Como gatilhos e ganchos funcionam no marketing? Como funcionam na aprendizagem?
- Como criar gatilhos? Como criar ganchos? Como saber se são efetivos?
- Quais as similaridades e diferenças dos gatilhos externos e internos?
- Como uma ação deve ser configurada para aumentar a sua taxa de conclusão?
- Qual a utilidade de fazer um Mapa da Jornada de Compra?
- Como formular recompensas que estimulam a ação?
- Como ajudar o cliente investir tempo e … depois dinheiro para novos ciclos?