Todo profissional precisa de bons e fortes relacionamentos pessoais, empresariais e comerciais para ter sucesso.
Relações são construídas ao longo do tempo, à medida que pessoas passam a se conhecer, confiar e se ajudar.
Relacionamento é um conjunto de relações, que incluem interações, que você constrói com colegas e pares.
Essas interações e conexões são alguns dos ativos mais valiosos para as pessoas e empresas, no curto e longo prazo.
Por isso vale a pena nutrir e fortalecer relacionamentos.
Se conscientizar que relacionamentos promovem objetivos e mudam continuamente, à medida que as pessoas avançam em suas carreiras.
Adicionalmente, à medida que sobem na hierarquia, tanto o trabalho, quanto as relações se tornam mais complexos.
O relacionamento precisa ser “gerenciado cientificamente”.
A gestão de relacionamentos diz respeito ao planejamento, desempenho, controle e ajustes das relações profissionais e na vida privada, que são vasos comunicantes.
Continuamente, líderes e liderados precisam compreender novas situações e buscar informações ou contribuições para melhorar habilidades de gerenciamento e de trabalho em equipe.
Isso requer aprender e aprender a aprender (… ir além de aprender) sobre modelos, métodos, ferramentas, técnicas, práticas para gerenciar tarefas em time.
Para tal, é fundamental construir uma rede de pessoas confiáveis para compartilhar ideias, perguntar, cooperar, desenvolver habilidades estratégicas, táticas e operacionais e obter melhores resultados.
Manter relacionamentos com clientes e parceiros é fundamental para entender suas necessidades e desenvolver ofertas e serviços para atendê-los.
Além disso, ajuda a saber o que está acontecendo em seu setor, aprender sobre a sociedade e manter-se atualizado sobre movimentos de mercado, inovações e notícias importantes.
Informação e conhecimento desenvolvem a inteligência competitiva que tem os seguintes objetivos:
- Entender melhor os outros e explorar suas capacidades.
- Obter insights e informações para alavancar uma promoção potencial ou melhor remuneração.
- Saber como focar suas prioridades com base no feedback dos outros.
- Procurar elos perdidos na cadeia de valor que podem gerar melhorias nos processos de negócios.
- Melhorar interações e situações desafiadoras para manter a inovação fluindo.
- Aumentar a visibilidade e presença, destacar habilidades de liderança e diferenciais, de forma natural.
- Criar métodos de oferecer bons serviços e vantagens competitivas.
- Manter contatos importantes.
- Desenvolver reputação, cumprir promessas.
- Buscar feedback e demosntrar preocupação e avanços em melhorias para prestar serviços.
- Usar mídias sociais para trabalahar em rede, em time, de forma controlada, transparente e eficiente.
- Mapear elacionamentos e se conectar com as pessoas que mais importam para seu futuro.
- Entender as várias perspectivas e explorar seus pontos fortes e fracos, de parceiros e concorrência.
- Fornecer orientação sobre como se envolver de maneiras mais significativas.
- Mudar a maneira como se portar em contatos e reuniões.
- Mudar suas interações informais com os outros.