Saber contar Histórias de Sucesso sobre clientes específicos e suas ofertas, de forma científica e competente, na hora certa e para as pessoas certas, é uma habilidade diferenciada no marketing e venda para despertar atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação de compra das ofertas de produtos e serviços da empresa para potenciais compradores específicos.
Histórias de sucesso são planejadas e ensaiadas, exigem interpretação, viver personagem, podem ser aplicadas em campanhas intitucionais, de marketing e de venda ou numa conversa informal ou estratégica.
A técnica de selecionar uma história de sucesso é um misto de ciência e arte e funciona como uma ferramenta de estratégica de marketing e venda.
- Quais são as suas melhores histórias de sucesso?
- Qual seria a melhor história de sucesso que você contaria para você mesmo?
- Quais os problemas que resolvemos?
- Quais o histórico de sucesso?
- Quais as capacidade e carga de trabalho envolvidas?
- Qual a forma de contar a história?
História de sucesso são flexíveis contam o conhecimento de feitos, experiências, achados, lições aprendidas sobre resolução de problemas de interesse… não são promessas.
Quando contamos histórias de sucesso elas podem ser comprovadas.
A contação de histórias é uma ferramenta muito antiga e utilizada para educar pessoas, crianças, adultos e potenciais compradores.
- Nas campanhas de marketing e vendas, histórias são fundamentais, para descrever problemas e situações já ocorridas no passado que podemos resolver de forma inovadora e com vantagem competitiva para as pessoas.
- Uma historia é um bloco de informação estrututurado que empacota ou formata fatos ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente.
- É muito mais fácil alguém aceitar escutar uma história de sucesso de resolução de problema provável, principalmente se for um problema ativo ou latente (adormecido).
- História de sucesso não foca em produto, serviço ou solução, foca em conscientizar problemas, situações, soluções, educar, legitimar, valorizar você, suas empresas, histórias, clientes e potencial comprador.
Contar histórias é uma ferramenta poderosa de marketing e vendas … atrai, ajuda a fazer conexões emocionais e fideliza clientes.
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História é uma Ciência e Arte
Contar história significa pesquisa e conhecimento advindo de “investigação científica” do passado.
- História é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço, concomitantemente com os eventos ocorridos no passado.
- Quando historiamos, aplicamos métodos de cruzamento de dados e uso de diversas fontes de informação diferentes.
- A história é uma técnica científica investigativa que permite criar conexões emocionais fortes por envolver pessoas e sentimentos.
- Histórias são ilustrativas, memoráveis, tem início meio e fim.
- Quando escutamos ou lemos histórias, muitas partes do nosso cérebro se iluminam e criamos imagens.
- As imagens criadas pelas histórias valem mais do que mil palavras, formatam informações e emoções que são mais facilmente relembradas em momentos oportunos.
- Fortes visualizações provocadas pelas histórias, são capazes de simular a realidade despertar memórias, emoções, sentimentos, desejos e comportamentos de compra.
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Boas Prática para “Contar Histórias”–
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Ckeck List – Como Contar Histórias
Veja este check list para ajudar a contar qualquer história!
- Focar na“ “plateia” … esse é o primeiro passo … quem será o cliente alvo para selecionar: 1) história, 2) personagens, 3) forma, 4) conteúdo e 5) momento mais adequados para contá-las … a melhor forma de filtrar e selecionar o cliente ideal é via marketing de relacionamento, marketing digital, ferramentas de relacionamento e segmentação do tipo funil de marketing.
- Atenção e Interesse … não focar em produtos; contar situações, necessidades, problemas, insatisfações, desejos e soluções de sucesso e prováveis para a platéia; as pessoas dão ouvidos áos problemas e suas soluções e não para produtos.
- Encantamento … “conheça a ti mesmo” … encantar NÃO é bajular e sim ser autêntico, trabalhar o seu interior, vem de dentro para fora, é ser bem humorado, ousado e divertido; exige autoconsciência e empatia, primeiro a história tem que nos encantar, para depois encantar a vizinhança.
- Motivar as pessoas … as histórias criam não só encantamento, mas uma atmosfera motivacional para o ouvinte transformar a história contada em sua própria ideia e experiência; olhar novos caminhos de solução; se automotivar e irradiar a sua motivação.
- Imaginação … quando lemos , escutamos ou contamos histórias, muitas partes do nosso cérebro se iluminam e criamos imagens; isso é muito mais do que a leitura de fatos e dados … “imagens valem mais do que mil palavras”.
- Replicação … histórias são mais fáceis de serem memorizadas e propagadas pelas pessoas; facilitam o marketing boca a boca.
- Tomada de decisão … as histórias devem ser ajustadas e endereçadas para despertar gatilhos emocionais e influenciar as decisões das pessoas.
- Promoção indireta … contar histórias é um método usado para promover ofertas e empresas de forma indireta; tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.
- Gerar confiança e fluência. Você pode aumentar o seu desempenho a cada história que conta e refinar a sua linguagem corporal e verbal.
- Fluência situacional … quando contamos uma história bem planejada, podemo observar a atenção e interesse das pessoas e aplicar planos de referência pré concebidos e atrelados as histórias e ganhar fluência situacional.
Contar história > Cliente Alvo > Problemas > Desejos > Atração > Encantamento > Motivação > Memorização > Reprodução > Influencia > Promoção > Fluência Situacional
O processo é acumulativo … O primeiro passo é fundamental … use essa sequência de estágios como check list para contar histórias de sucesso!
Conclusão sobre Contação de Histórias e Clientes Referência
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CONTAR HISTÓRIAS TÊM MUITAS VANTAGENS quando comparamos com outras estratégias de marketing, comunicação e vendas – encanta, cativa, motiva, inspira, cria imagens na mente das pessoas, facilita a memorização e propagação da marca e soluções entre as equipes de venda, clientes, parceiros e pessoas de uma forma geral.
FAZER BOAS CONEXÕES EMOCIONAIS – são ilustrativas, facilmente memoráveis e permite que qualquer pessoa ou empresa crie vínculos emocionais mais fortes com os clientes. —
DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade – já que exige que o contador da história foque nas características da audiência (o potencial comprador), nas situações (tipo de empresa e função exercida), no conteúdo (necessidades, problemas e desafios que ele poderia ter) na forma de narrar a história (linguagem corporal e verbal, respirar, o ritmo da narrativa, emoções e sentimentos emanados).
Cliente Referência são HISTÓRIAS DE SUCESSO que podem ser segmentadas em 6 partes: situação, problemas, causas e efeitos, imagem de solução, solução e resultados. Tal como exemplificado a seguir:
“Era uma vez … um cliente que apresentava uma SITUAÇÃO e PROBLEMAS atrelados. Analisamos o problemas suas CAUSAS e EFEITOS e criamos uma IMAGEM DE SOLUÇÃO com as capacidades que ele apontou como mais importantes. Com foco nessa imagem de soluçâo, entregamos uma SOLUÇÃO sob medida, com o seguintes RESULTADOS alcançados …
Cliente Referência É UM EXCELENTE MÉTODO PARA EDUCAR POTENCIAIS COMPRADORES e VENDEDORES – sobre como nossas ofertas resolvem os problemas e como executar um processo de compra eficaz e eficiente.
O uso do Cliente Referência é recomendado no início do ciclo da venda para facilitar a prospecção de novos clientes ou novas oportunidades de negócio – “funciona como uma linha com vários anzóis” para “fisgar o cliente”.
Uma vez o potencial comprador tenha sido fisgado pela história de sucesso do seu Cliente Referência, vem um segundo estágio da técnica de contação de história: transformar o potencial cliente em um novo Cliente Referência, fazer o cliente interagir com a história, observar o seu comportamento, interesse, declarações e informações para que você aplique com ele o mesmo procedimento de sucesso narrado pela sua história de sucesso.
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Use Clientes Referência nas suas abordagens de venda e seja um especialista em transformar clientes potenciais em Cliente Referência
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Palavras chaves – cliente referência, marketing, imagens de solução, conexões emocionais, fatos e dados, personas, motivar, escutar, emocão, confiança e fluência situacional, linguagem corporal e verbal, planejar, simular , demonstrar capacidade, vantagem, avatar, clientes potenciais , situação, problema , resolução de problemas, ACIDA.
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Teste seu conhecimento sobre contação de histórias e cliente referência.
- Por que contar histórias?
- Por que é mais fácil lembrar histórias do que fatos e dados?
- Cite 3 boas práticas para contar histórias ?
- Cite 3 boas práticas para contar histórias de clientes referência.
- Qual a importância de conhecer as “personas” para contar histórias?
- Por que as histórias facilitam a conexão emocional?
- Por que as histórias motivam as pessoas?
- Por que as histórias são mais fáceis de serem memorizadas?
- Qual a utilidade de clientes referência?
- Dê um exemplo de roteiro para desenvolver histórias de clientes referência?
- O que é importante em termos de conteúdo para criar e escrever uma história?
- O que é importante em termos de processo e forma contação de história?
- Qual seria a adaptação que você faria ao roteiro recomendado aqui para definir um padrão de contação de história para o seu modelo de negócio?
- Qual a importância de escolher um Cliente Referência com uma situação semelhante à situação do potencial comprador?
- O que significa “se especializar em transformar clientes potenciais em clientes referência” na perspectiva de marketing e vendas?
- Qual a importância e cuidados com a escolha do “problema da história de sucesso” enfrentado pelo personagem do Cliente Referência?
- Porque uma história de Cliente Referência aumenta fluência e confiança do vendedor?
- Resuma e leia em voz alta um formato de história de um Cliente Referência da sua autoria, tal como utilizado aqui, com as palavras chaves: situação, problema, causas e efeitos, imagem de solução, solução e resultados atingidos.
- Cite 5 benefícios do uso de clientes referência. Quais desses é mais significativo para você?
- Como usar scripts para engatilhar histórias de sucesso?
- Quais são os riscos e cuidados que devemos ter quando usamos clientes referência?