O Efeito das Perguntas
- A relação com o saber é desencadeada por uma “boa pergunta”.
- A chave está na capacidade da pessoa – de gerentes, times, indivíduos – fazerem perguntas.
- Perguntar está na base da habilidade de investigar de um sujeito.
- Saber perguntar diferencia a pessoa na multidão.
- Perguntar é uma estratégia para chamar a atenção.
- Pode ser alvo de grande diferenciação no ambiente da empresa e suas relações de negócios.
- A técnica de perguntar exige planejar antes.
- Perguntas criam relações entre conceitos e modelam e controlam uma conversa.
- Podemos trilhar quaisquer caminhos através de perguntas.
- A tomada de decisão é composta de perguntas e respostas.
- Perguntar mexe, de forma específica com o desempenho do sistema cognitivo de quem usa nos níveis cognitivo, emocional e técnico.
- Tem efeito direto na aprendizagem, resolução de problema, tomada de decisão, comunicação falada e escrita.
- Perguntar trabalha várias habilidades emocionais … mixam intuição (percepção não racional de compreensão), conhecimento de técnicas (práticas e métodos científicos), objetividade (saber claramente onde se quer chegar), empatia (sentir o que os outros sentem, olhar em diferentes perspectivas além das suas).
- É um componente fundamental da comunicação humana, interação entre pessoas, troca de informações.
O cientista está sempre questionando, comprovando hipóteses para nortear a intervenção.
Estudando novas formas de fazer mediações ou intervenções.
Rever e reproduzir infinitas vezes a ação para, através das tentativas, “melhorar a pontaria”.