Semiótica é o estudo sobre signos, significantes e significados.
Como signos e imagens visuais ou linguísticas obtêm significado.
Signos transmitem coisas que são faladas e não faladas.
A semiótica estuda a tradução de signos e imagens que desamarram percepções subconscientes nas pessoas (sujeito)
O estudo da semiótica usa métodos para perceber o mundo e compreender como o meio ambiente, a natureza no entorno, afeta a todos fortemente sem quase percebermos.
Os “sinais” estão ao nosso redor o tempo todo para sinalizar e comunicar o significado de convenções, virar a esquerda ou direita, parar, prestar atenção, entrar em um banheiro público, e assim por diante.
Sinais servem tanto para construir e orientar abstrações empíricas (para fazer alguma coisa), quanto para abastrações de nível superior como análise, síntese, avaliação, dedução, indução, abdução, analogia, autoconscientização, autocontrole, memorização, comunicação, socialização … tudo!
Pensamos e somos influenciados através de um “mar de convenções sociais”, que precisamos identificar de forma instintiva e rapida, tipo “bate-pronto”
Sinais existem para todos os sentidos humanos, visão, som, cheiro, tato … direcionam, regulam, monitoram, informam, representam, modelam.
O objetivo deste sumário é conscientizar e conceituar de forma sintética, o que é “semiótica na empresa”, propósitos, benefícios e aplicações, que são muitas … identificar caminhos e estratégias em várias áreas importantes como aprendizagem, comunicação, marketing, logística, produção … prover alinhamento semiótico via mediação semiótica … entender esses conceitos e relações, de forma mais unificada e significativa … ajudar a pensar científico, filosófico e semiótico … explicar e acrescentar essas nova camada ou forma de pensar no seu kit cognitivo.
Semiótica vai além do estudo das palavras, pode ser sumarizada pela tríade: sintaxe, semântica e pragmática