Kit de Ferramentas para Desenvolver Estratégias Empresariais
- Análise de SWOT – analisar a competitividade, sugerir estratégias via avaliação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
- Análise de Tradeoff – avaliar as relações entre fatores, variáveis ou indicadores e fazer previsões.
- Análise Financeira – analisar o desempenho financeiro de soluções e projetos para clientes, tendo como base o ROI.
- Cliente Ideal – analisar e parametrizar o perfil do cliente ou potencial comprador que é o alvo (ou razão) das estratégias e atividades de marketing e vendas.
- Equação de desempenho – avaliar o desempenho das soluções nos sistemas de produção e vendas.
- Equação de valor – racionalizar e justificar valor através da equação Valor = Benefícios / (Custos x Riscos).
- Formula do ROI – avaliar o retorno financeiro de uma empresa ou negócio e comparar com projetos de diferentes naturezas.
- Formular Estratégia – definir foco, singularidade e mensagens de valor.
- Metas SMART – desdobrar objetivos em Metas SMART – eSpecífica, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
- Objetivos Empresariais – projetar o futuro, motivar, hierarquizar, estabelecer limites, escopo, sinergia, sincronizar.
- Gestão da Marca – gerenciar os atributos chave e relacionamento da empresa (ofertas, produtos e serviços) com o mercado.
- Gestão de Riscos – refinar e validar estratégias, identificar ativos, vulnerabilidades e ameaças, estratégias para reduzir os riscos e incertezas
- Gestão PDCA – aplicar método padrão simples de gestão baseado em 4 passos … planejar, desempenhar, controlar e ajustar atividades chave.
- Mapa de Valor – categorizar os atributos de valor mais importantes para mercado alvo e ofertas.
- Matriz de Valor – comparar e formular estratégias de valor de “forma gráfica”.
- Modelo de negócio CANVAS – descrever, estruturadamente, resumidamente, os principais componentes de um negócio.
- Cliente Ideal – parametrizar o perfil do cliente alvo das estratégias e atividades de marketing e vendas.
- Plano de Negócio – sumarizar e comunicar porque vale investir no negócio.
- Plano Estratégico – sumarizar e comunicar o que deve ser priorizado para atingir os objetivos de LONGO prazos.
- Plano Operacional – sumarizar e comunicar o que deve ser priorizado atingir os objetivos de CURTO prazos.
- Planos Empresariais – sumarizar e comunicar os planos empresariais e seus principais tradeoffs.
- Proposição de Valor – comunicar quais os atributos de valor que empresa / oferta aposta para se diferenciar, atrair e manter os clientes.
Saiba mais. Ferramentas Empresariais