O que é Gestão de Mudança?
A gestão de mudança na empresa de uma forma geral, lida com duas categorias de mudanças:
1) Mudanças Externas … relativas ao mercado, consumidores e produtos, ambientes, comportamentos de compra, preferências, percepções das pessoas que compram e
2) Mudanças Internas … relativas as pessoas que desenvolvem, produzem e vendem os produtos e serviços.
A modelagem, compreensão e gestão dessas duas forças ou dimensões (demanda e oferta) é fundamental para gerenciar as mudanças e orientar o ambiente interno para o foco de mercado, produto e consumidores, à luz do mercado (ambiente externo).
Por que Gestão de Mudança?
A gestão de mudanças, foca em direcionar o uso de recursos, processos de negócios, alocações orçamentárias e contábeis, para fazer mudanças projetadas, com “foco nas pessoas”, para que as pessoas mudem a forma de pensar, se comportar, usar técnicas e conhecimento para mudar os processos de negócios, produtos e serviços da empresa”.
Mapear Necessidade de Mudança … a “gestão de mudanças” é necessáriaporque tudo muda, conhecimento, tecnologias, fontes de informação, redes sociais, mobilidade, que geram profundas e rápidas “mudanças comportamentais nas pessoas.
Focar nas Pessoas … pesquisar circunstâncias – “quem” ( cliente ideal ) , o que (produtos e serviços), porque (necessidades, desejos), como (forma de fazer, ferramenta, procedimento), quando (ocasião, temporalidade), onde, quanto compra (mercado) e do outro lado quais as mudanças a serem feitas, na forma de pensar e agir das pessoas que criam, produzem e vendem (empresa)”.
Sincronismo e Alinhamento … planejar, esquematizar, sincronizar (temporalidade, ritmo) e alinhar (interação, ordenação) todas as pessoas e áreas da empresa, selecionar KPI – indicadoreschave de desempenho (indicadores internos) e ITRs – indicadores de tempo real (indicadores de ambiente externo), criar uma rede para integrar pessoas, informações, indicadores de controle, sistemas, áreas de gestão, usar sistemas de planejamento de recursos – ERP), e assim por diante.
Definir Problemas Fundamentais … identificar (problemas filosóficos) ou mudanças e caminhos para a resolução de “classes de problemas atuais e futuros”, diferente de problemas pontuais e específicos, tais como, 1) modelo de negócio, 2) proposta de valor (missão, valores e visão), 3) ética empresarial (código moral e intenções), 4) cliente ideal ( para quem produzir, público alvo), 5) marca (identidade da empresa), 6) tecnologia (como produzir, conhecimentos, técnicas, processos, de criação, desenvolvimento de produtos e serviços), 7) ofertas de marketing (produtos, serviços ou soluções), 8) relacionamento com o mercado (canais, monitoramento, linguagem, comunicação, mapeamento de oportunidades … o que, quem, por que, onde, quando, como e quanto é essenial e necessário para a existência do negócio.
Gestão de escopo … assegurar a inclusão de todas as tarefas e recursos, apenas o necessário, definir os indicadores de desempenho e controles de forma SMART – eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevantte e Temporal., definir que está e não está incluso no projeto ou tarefa, evitar excessos, desperdícios e equívocos … evitar atrasos no cronograma, aumento de custos, falta de recursos, perda de qualiddae, insatisfação de produtos, cancelamento de projetos e serviços.
Vantagem Competitiva … garantir a adaptação rápida à mudanças, controle do risco, aproveitar oportunidades , afastar e previnir perdas, devido a mudanças rápidas e drásticas de mercado, analisar o ambiente externo e situação competitiva (eficácia, eficiência e produtividade), continuamente.
Check List.
Modelos de Gestão de Mudanças
Existem vários modelos voltados para aumentar a capacidade da empresa para preparar as pessoas para as mudanças, que de uma forma geral visa criar objetivos compartilhados para conquistar a adesão dos funcionários para a mudanças necessárias.
Veja um resumo de propósitos, características e aplicações de modelos de gestão e métodos científicos, ítens de verificação com descrição de conjunto de componentes, passos e técnicas que guiam a investigação científica, construção de conhecimento de forma lógica e objetiva, para a gestão de mudança.
- Criar Senso de Urgência … reconhecer e descrever situações que demandam uma ação imediata e proatividade.
- Criar Senso de Importância … focar em critérios, atributos de valor, singularidades, prioridades; atuar antes da urgência.
- Engajar … fundamentar, explicar conceitos, aliciar, comprometer e se dedicar a causa e mudança.
- Preparar Pessoas ... aprontar, treinar, explicar plano, fazer imaginar situação futura, antes de implementar a mudança.
- Conscientizar … informar, explicar, fazer as pessoas perceberem a necessidade e inevitabilidade da mudança, benefícios, situação atual e futura, desafios e riscos.
- Motivar … chamar a atenção, despertar interesse, criar entusiasmo, desejo, movimento de / para a mudança, fazer as pessoas e times perceberem a necessidade de mudança e abandonar velhos conceitos.
- Criar Alianças e Parcerias … trabalhar em rede para desenvolver negócios, unir esforços, diferenciar vantagens competitivas a serem alcançadas, aumentar o valor percebido da empresa no mercado, reduzir e evitar custos, aumentar receitas, otimizar recursos, criar produtos, serviços e soluções inovadores e mais completas, aumentar visibilidade, se destacar no mercado rede de relacionamento e base de clientes, distribuir e mitigar riscos, definir padrões, metas e acordos de níveis de serviço na cadeia de valor.
- Dar início as mudanças.
- Entender a Jornada Emocional … explicar como as pessoas reagem frente a mudanças – 1) choque, 2) negação, 3) frustração, 4) depressão, 5) experimentação, 6) decisão e 7) integração (curva de Kubler-Ross).
- Eliminar Barreiras para Mudanças … ouvir as pessoas antes de mudanças, informar e declarar objetivos SMART, disponibilizar ferramentas e suporte.
- Formar Visão Estratégica … apresentar previsões, cenários, objetivos e metas de longo prazo, tendências, sazonalidades da demanda, plano, análise de competitividades (ambiente interno x externo) , focar em necessidades de clientes e valores.
- Planejar Conquistas de Curto Prazo … definir metas SMART de curto prazos, segmentar metas em tarefas, visibilizar as metas para todos, estabelecer recompensas, para atingimento de metas, e assim por diante.
- Valorizar Comportamento Assertivo … e afastar comportamentos pasivos, manipuladores e agressivos.
- Manter a aceleração …
- Prover conhecimento sobre “como mudar” …
- Reforçar continuamente a necessidade da mudança.
- Mudar em etapas … dar tempo para vencer resistências, aprender, adaptar às mudanças, para ajudar a empresa a obter a aceitação dos funcionários, crescer e nos adaptar a novas circunstâncias, formas de pensar e agir, contruir memórias e comportamentos.
- Treinar a força de trabalho … sobre as circunstâncias da mudança – “o que é, porque, quem, onde, quando, como e quanto”.
- Avaliar a Matriz de Valor: 1) estrutura, 2) sistemas, 3)stratégia, habilidades, pessoas, estilo e valores (objetivos) … analisar as relações de compromissos (interdependências) entre as dimensões, tal como uma rede, se um componente muda, automaticamente mudanças ocorrem em outros componentes. (método Mc Kinsey 7S).
- Gerenciar em 4 estágios PDCA … Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes, modelo focado nas pessoas para gerenciar as experiências delas na transição para a mudança.
A Gestão de mudança é cada vez mais necessária, já que fatores externos são os maiores impulsionadores de mudanças e não os fatores internos, e neste sentido, as empresas precisam não só acompanhar, mas se antecipar ou reagir às mudanças, de forma diferenciada, para não serem “arrastadas pela correnteza”.
A gestão de mudanças, foca em redirecionar o uso de recursos, processos de negócios, alocações orçamentárias e contábeis, para fazer mudanças racionais e projetadas com “foco nas pessoas” que são os agentes de mudança.
Busca responder:
- O que muda nas “pessoas que compram” (mercado)?
- O quee muda nas “pessoas que criam, produzem e vendem produtos e serviços” (empresa)?
- Como balanear mudanças externas e internas?
Perceber e racionalizar essa “dualidade” exige “habilidade superior”, autogestão, pensamento crítico e sistemático, no plano individual e empresarial.
Em outras palavras exige sincronismo e alinhamento em três planos: estratégico, tático e operacional.
A tendência da gestão de mudança é ser cada vez mais necessária, pelo fato dos fatores externos serem os maiores impulsionadores de mudanças e não os fatores internos, e neste sentido, as empresas precisam não só acompanhar, mas se antecipar ou reagir às mudanças.
Existem vários modelos para a gestão de mudanças, mas um dos aspectos mais críticos de geral está na capacidade da empresa criar objetivos SMART, compartilhados para conquistar a adesão dos funcionários para a mudanças necessárias.
O gerenciamento eficaz da “mudança organizacional” pode ser “modelado” em quatro etapas cíclicas : (1) Investigar mudança de necessidades (2) fazer ajustes na oferta, (3) treinar equipes e (4) conquistar apoio dos funcionaários.
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