A Análise de SWOT é um método para avalia o nível de competitividade da empresa para atingir propósito e objetivos de negócios.
SWOT significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
É também conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).
Aplica pesquisa qualitativa e quantitativa.
- Reúne pessoas chave, posicionadas nos pontos chave da empresa
- Se baseia no histórico de fatos e dados da empresa.
- É uma atividade repetitiva para suportar a gestão de negócios e aprimorada ao longo de ciclos de PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajuste – da empresa.
Indicadores Qualitativos e Quantitativos.
Indicadores Qualitativos
- Indicadores qualitativos buscam compreender as mudanças que a empresa passa frente aos seus objetivos, valores ou cultura.
- Procuram revelar a percepção das pessoas em relação aos resultados expressos pelos indicadores quantitativos, conhecidos como KPI – Key Performance Indicator.
- São usados em situações em que os resultados numéricos não são suficientes para entender o contexto.
- Estão associados a avaliação subjetiva das pessoas, como bom ou ruim, melhor ou pior, força ou fraqueza, oportunidade e ameaça.
- Quão as pessoas percebem e interpretam os indicadores quantitativos.
- Dessa forma os indicadores qualitativos são dependentes dos indicadores quantitativo e da percepção das pessoas.
São necessários para complementar os indicadores quantitativos.
Investigam processos, comportamentos, grau e tipos de mudanças.
Visa capturar questões qualitativas, como eficácia, participação, capacidade de respostas
Check List SWOT – Quais são os principais fatores para fazer a análise de SWOT?
A análise de SWOT é fundamentalmente dependente da compreensão do estado atual e o caminho para o estado futuro projetado.
Podemos destacar os seguintes componentes de análise:
- OBJETIVO SMART … eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal? Quão mais SMART preciso ser frente ao concorrente? O objetivo está bem formulado? É eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal? É motivante? Ecológico?
- SITUAÇÃO ATUAL … (1) nova, (2) ocasional, (3) regular, (4) preferencial, (5) especulativa, (6) problemáIica?
- SITUAÇÃO FUTURA … (1) nova, (2) ocasional, (3) regular, (4) preferencial (5) especulativa, (6) problemáIica?
- DESAFIO … Qual a diferença entre situação futura e presente, qual a equação e indicadores associados?
- INFORMAÇÃO … Tenho informações completas, precisas, exatas, relevantes, valiosas? Qual o histórico de dados de demandas e ofertas, previsões e resultados, tendência? Quais pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o ambiente externo e interno, necessárias e sufiicientes, para reduzir incertezas e riscos?
- RISCO … Qual o risco da empreitada? Quais os eventos prováveis de acontecer e seus impactos nos resultados? Quais os possíveis obstáculos e quais as possíveis soluções a esses obstáculos? Quais são os possíveis e principais ativos afetados?
- PROPOSIÇÃO de VALOR … a empresa e oferta têm alta percepção de valor? Qual o foco, singularidade e mensagem de valor? Quais são os atributos principais? Qual o atributo de valor que se destaca dos demais? Qual a imagem de solução? Qual a matriz de valor que sintetiza o valor da oferta frente aos concorrentes e pode ser comunicada e compreendida claramente?
- MIX de MARKETING 7P … Quais as estratégias e recursos? (1) Produto, (2) Preço, (3) Promoção, (4) Praça, (5) Pessoa, (6) Processo (7) “Phisical evidências”?
- FORÇAS … quais são os recursos, tempo, fatos, dados, informações, conhecimento, experiência, habilidade, método, ferramenta, técnicas, relacionamento, cliente ideal, equipe, vantagens competitivas, proposta de valor, para atender o objetivo específico?
- FRAQUEZAS … quais são os recursos e atributos de valor que os seus concorrentes são melhores e o cliente percebe e valoriza, que devem ser melhorados? Qual comparação entre forças e fraquezas? Quais as vulnerabilidades?
- OPORTUNIDADES … o que você NÃO tem controle, que coopera para atingir o objetivo? Economia? Política? Tecnologia? Concorrência? Quais as oportunidades que podem se tornar ameaças?
- AMEAÇAS … que você não controla e NÃO cooperam ou aumentam o risco para atingir o objetivo? Quais as ameaças que podem se tornar oportunidades?
- ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS … comparando ambientes internos e externo, forças x oportunidades, fraquezas x ameaças?
- Qual a qualidade da coleta e analise de dados e informações … precisão e acurácia? Qual o nível de incerteza e risco?
- Como você classifica a situação … é uma situação promissora, arriscada, problemática ou rotineira?
- Quais as alternativas estratégicas sugeridas para cada situação … aproveitar as forças e oportunidades e reduzir fraquezas e ameaças?
- Qual o percentual de probabilidade de sucesso (%) … para atingir este objetivo? … Considerando as suas respostas dos passos anteriores?
Obs.
- Perguntas é uma ferramenta chave para ganhar conhecimento e apontar o “caminho lógico” a ser seguido.
- O conjunto de perguntas apresentado não é exaustivo e sim uma referência e muda de acordo com paradigmas, conjuntura
- Objetivo: “atingir um objetivo antes do concorrente”.
- Enumerar fatores essenciais para a competitividade.
- Focar no “o que”, “porquê”, quem”, quanto, quando, como e quanto de recursos serão “necessários e suficiente” para ganhar uma competição.
- Ajuda o fraco a ganhar do mais forte,
- Sair de uma situação problemática para uma situação mais favorável ou auspeciosa.
- Analisar o contexto, circunstâncias, situações, condições e escolher a melhor alternativa ou estratégia para vencer.
- Aproveitar o conhecimento e perspectivas diferentes das pessoas .
- Deve ser baseada em fatos e dados para legitimá-la e evitar viéses ou distorços da realidade.
- Pode combinar diferentes visões: dono do negócio (estratégico), gerente (tático) é do executor (operacional).
Por que Análise de SWOT?
A análise de SWOT analisa a SITUAÇÃO COMPETITIVA de forma estratégica, crítica, científica e analítica … isso gera muitos benefícios para indivíduos e empresas … no entanto para você, empresa, ou time, serem objetivos é importante conhecer os “porquês”.
Onde aplicar a análise de SWOT?
- A análise de SWOT é um método interativo, projetado para abordagens colaborativas, envolvendo profissionais de diferentesatividades, tarefas, perfis de habilidades e conhecimento.
- Funciona também em interações e abordagens híbridas.
- É usado na gestão para suportar planos estratégico, negócio, arketing, campanhas, projetos, lançamentos de produtos e ofertas.
- A análise de situação é um tipo de “análíse de meios e fins” ou “análise de gaps”, que avalia contexto, situações, condições, meios e recursos para sair de uma situação corrente para uma situação futura desejada.
- Também é aplicada para analisar a competitividade de um produto ou serviço específico, por exemplo, uma oferta que será lançada no mercado.
Quando aplicar?
No cilo de gestão a análise de SWOT deve ser aplicada após a formulação de objetivo e antes (ou durante) da formulação de metas e estratégias … como cada indivíduo e empresa trabalham em planos distintos no tempo (estratégico, tático e operacional), trata-se de é uma atividade diária, interativa e constante, ao longo dos ciclos de planejamento de um negócio … em determinados momentos você estará fazendo uma análise de situação mais estratégica e formal e em outros momentos uma análise mais superficial e operacional.
Análise de SWOT pode ser utilizada para situações específicas de um negócio … dar o pontapé inicial na formulação de uma estratégia … fazer um brainstorming … trabalhar de forma colaborativa … desenvolver “inteligência competitiva” específica sobre um negócio específico … identificar alternativas estratégicas … avaliar a probabilidade de sucesso.
A análise de SWOT pode ser utilizada de forma complexa … envolver várias unidades de negócios, suportar o processo de planejamento empresarial, formular planos estratégicos e planos de negócios.
Análise de SWOT é um trabalho diário
Em mercados de alta competição, a situação competitiva muda rapidamente … forças transformam-se em fraquezas e vice versa … oportunidades viram ameaças e vice versa … as estratégias são pensadas como “campanhas sem fim” – continuadas e articuladas no tempo.
Para ser “ágil na execução”, agir e reagir rapidamente, frente aos vários tipos de intempéries, a melhor estratégia é pensar global para agir local … “pensar de forma SWOT”, em 3 planos: estratégico (longo prazo), tático (médio) e operacional (curto prazo) e alinhar essas visões continuamente, de forma cumulativa e continuada.
Fazer análise de SWOT NÃO é um evento isolado, pelo contrário, é estar “sempre pronto em construção” … em ciclos de PDCA … aprender a olhar para daqui a 12 meses para tratar o mês corrente, olhar os 30 dias `a frente para tratar o dia corrente e olhar para o dia corrente para orientar os próximos passos.
No entanto, infelizmente, o que ocorre frequentemente é fazer isso de forma inconsciente (habitual) e intuitiva e gerar levar a fixação de erros “conceituais e procedurais” ou simplesmente gerar estratégias medianas e reativas … já o diagnóstico SWOT, contínuo cobrindo gradativamente uma visão 360o evita ou reduz esses tipos de erros.
Resumo da ópera … boas habilidades para fazer análise de SWOT dependem de ciclos de PDCA … ganhar musculatura crítica e analítica … é necessário continuidade, parou de exercitar o desempenho cai … e cai rápido … é como qualquer exercício físico, só que nesse caso é cerebral.
Saiba mais. Construtivismo, PDCA, Planejamento Empresarial
Como funciona?
Na perspectiva qualitativa, ou seja, do melhor uso dos recursos humanos para a resolução de problemas, a análise de SWOT tem como objetivo reunir fatos e dadospor um “time de pessoas”, siubtidas a uma regra simples de conduta mental, para afastar subjetividades; juntar essas várias visões, aparar possíveis inconsistência.
- O mais importante na análise de SWOT está na visão 360o obtida por “diferentes pessoas”.
- O mais importante são contribuções “quase neutras”, sem viêses, da situação da empresa.
- Ou seja, a análise de SWOT é efetiva quando em grupo e não individual.
- A variedade de visões diferentes reduz o “erro de viéses”
- Um dos grandees desafios da análise e afastar a subjetividades … sempre!
- O não entendimento disso, e não usar as ferramentas e conceitos adequados para afastar a subjetividade gera desperdício de tempo, custo e erro de estratégia.
- Para o time SWOT trabalhar em harmonia de forma eficaz e eficinte é necessário então que todos entendam o seu propósito e objetivo.
- Uma forma de fazer isso é enumerar as perguntas principais a serem respondidas por todos, como linha de partida (corrida) par direcionar a análise.
Saiba mais.
O objetivo de negócio é SMART?
Uma característica fundamental da análise de SWOT é estar endereçada a um objetivo específico … qualquer tipo de ambiguidade deve ser afastada para não gerar problemas, desperdício de tempo e recursos e não efetividade do método.
USaiba mais. Objetivos SMART
O objetivo de negócio é hierárquico e consistente?
Além do objetivo ser SMARTAnalisar a hierarquia do objetivo sobre análise é uma boa maneira de organizar seus objetivos de forma específica e completa.
De uma forma geral a “hierarquia de objetivos empresariais” apresenta no topo, os objetivos estratégicos menos específicos, mas capazes de evocar imagens mentais poderosas e convincentes, e nas hierarquias mais inferiores os objetivos mais específicos e mensuráveis.
Uma boa prática é: 1) desdobrar objetivos não SMART em objetivos menores SMART, 2) aplicar a análise de SWOT para cada um desses objetivos menores e 3) construir a análise de SWOT do objetivo original ajustado.
É suportado por outros objetivos de negócio?
- O objetivo está conectado à hierarquia de objetivos?
- Quais os objetivos de ordem superior que este objetivo de negócio está atrelado?
- Este objetivo de negócio pode ser segmentado em objetivos menores, mais específicos e mais simples e fáceis de serem analisados.
Se o objetivo de negócio estiver claro e alinhado com os demais objetivos empresariais então ponto forte, senão ponto fraco.
Trabalho cooperativo. A análise de SWOT é excelente para o trabalho colaborativo ou em time … por ser um método bem estruturado facilita avaliar o mesmo objetivo empresarial por diferentes perspectivas de diferentes perfis de “personas empresariais“, coletar informações e opiniões de diferentes fontes … facilita identificar novas oportunidades de negócios, melhorias nos processos de negócios e gestão participativa, fazendo com que 2 + 2 seja maior que 4.
Se a aplicação do método SWOT envolver várias perspectiva e personas empresariais diferente então você deve avaliar como força, senão fraqueza
Saiba mais. Objetivos e Metas SMART
Saiba mais. Objetivos empresariais, Objetivos e Metas SMART
Segundo passo.
Ambiente Interno e Externo ... segmentar a análise em ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças).
Fatos externos … são tendências tecnológicas, políticas, sociais, econômicas, mudanças de mercados que a empresa atua, concorrência, desempenho das ofertas no mercado.
Forças são fatores do ambiente interno que geram vantagem competitiva …
Fraquezas são fatores do ambiente interno que geram desvantagem competitiva … limitação de recursos, falha ou defeito na empresa que impede que ela atinja seus objetivos e seja forte.
Oportunidade … são as situações favoráveis no ambiente da organização que potencializam as suas forças … exemplo de pergunta: existe tendência ou mudança de algum tipo de necessidade que aumenta a demanda do nosso produto ou serviço e permite que a empresa melhore sua posição competitiva?
Ameaça … são as situações desfavoráveis que reduzem as nossas forças e aumentam as fraqueza … exemplo de pergunta: quais as situações desfavoráveis no ambiente externo da empresa são potencialmente prejudiciais à sua estratégia e alcance dos objetivos?
Fatores para analisar o ambiente interno
Tenho Informações específicas, necessárias e suficientes?
O cerne da análise SWOT é buscar “informações específicas”, baseadas em fatos e dados, “selecionar” forças e fraquezas oportunidades e ameaças, cruzar essas informações para vislumbrar um conjunto de estratégias que melhor aproveitem os recursos para atingir um objetivo específico de negócio.
Informação é um ponto forte ou fraco? Se VOCÊ tem informação específicas relevante para responder essas perguntas SWOT, então estarás forte, caso contrário estarás fraco.
Podemos desdobrar a pergunta anterior em perguntas mais específicas, tais como:
- O objetivo de negócio alvo da análise de SWOT é SMART … ou precisa ser ajustado?
- A situação é conhecida … estudados, vivida, registrada, em ciclos de PDCA anteriores?
- As informações são baseadas em fatos e dados … não são baseadas em suposições?
- Existe um método sistemático PDCA … que garanta a qualidade de dados e previsões?
- Qual o percentual de probabilidade de sucesso … para atingir “este” objetivo?
- Quais os desafios … distância entre situação futura e situação atual?
- Quais são os pontos fortes do ambiente interno … que você tem controle e cooperam para alcançar o objetivo?
- Quais são os pontos fracos do ambiente interno … que você tem controle, que NÃO coopera para atingir o objetivo?
- Quais são as oportunidades do ambiente externo … que você NÃO tem controle, que cooperam para atingir o objetivo?
- Quais são as ameaças do ambiente externo … que NÃO cooperam ou aumentam o risco para atingir o objetivo que você deve evitar ou tratar?
- Quais são as alternativas estratégicas … para aproveitar forças x oportunidades e reduzir fraquezas x ameaças?
- Qual a qualidade da coleta e analise de dados e informações … que legitimam e dão confiabilidade a análise de situação?
- Como você classifica a situação … é uma situação promissora, problemática, arriscada, controlada?
- Quais as alternativas estratégicas sugeridas … aproveitar as forças e oportunidades e reduzir fraquezas e ameaças?
Avaliação. Dê uma nota de 1 a 5 em relação ao nível de qualidade dos dados e informação (qualidade da resposta) para cada fator (atributo de valor) e, em caso de dúvida no valor da avaliação, reduza o valor.
É um ponto forte ou fraco? Qual a avaliação numa escala de 1 (péssimo), 2) ruim, 3) regular, 4) bom e 5) (ótimo)?
Resultados esperado. Um bom diagnostico de forças e fraquezas em relação ao o que “deve ser comparado e avaliado”, prover uma visão de helicóptero do objetivo de negócio, áreas potenciais de forças, fraquezas e, oportunidades e ameaças.
Saiba mais. Blocos de Informação, Dados, Informação, Conhecimento, Pesquisas Empresariais, Pesquisas de Marketing,
Administro bem o Processo de Negócio? … Consigo projetar uma visão estratégica (longo prazo), tática (médio prazo) e operacional (curto prazo) de forma articulada? Consigo antever o futuro, ou melhor, “construir e influenciá-lo”, fazer que ele seja mais previsível, que leve a situações que facilitem a ação proativa para ganhar vantagem competitiva?
A gestão PDCA permite antever o futuro, “construir e influenciar o futuro”, fazer que ele seja mais previsível, que leve a situações que facilitem a ação proativa que contribui para ganhar vantagem competitiva.
Uso a ferramenta SWOT frequentemente e com habilidade durante os ciclos de PDCA?
Qual o nível de Disposição para tingir o objetivo? Tenho mais vontade de atingir o objetivo do que meus concorrentes?
Disposição. Atenção ativa. Prontidão são sinônimos para controle da atenção. Uma questão humana chave para o ambiente empresarial para perceber o ambiente e filtrar as essencialidades … é a vontade de fazer, ganhar a competição de negócio, buscar aprimorar e conquistar novos desafios a cada ciclo … estar sempre pronto para construir soluções, na hora certa, para a pessoa certa … e com isso, aproveitar as oportunidades, as vantagens competitivas e ter sucesso nos negócios … ver a informação mais do que um combustível … como um fluido vital!
A disposição, atenção ativa, prontidão “iluminam ambientes” geram entusiasmo, bem estar, engajamento, conexão emocional
Duas principais habilidade das pessoas autênticas (espontâneas, francas, sinceras, verdadeiras ou naturais), está em saber refletir antes de agir … se antecipar aos fatos e saber se posicionar quase sem pensar (por que já foi pensado!) quando eles acontecem … ou seja, planejar … preparar a mente … usar gatilhos mentais … coletar e analisar informações as informações de forma inteligente para atingir objetivos com os recursos existentes … isso gera uma espiral positiva de desempenho.
Modelo de Negócio. Qual o componente do meu modelo de negócio se destaca em termos de força e fraqueza frente aos principais concorrentes para esse negócio ou solução específicos? Qual a vantagem “inerente” do modelo?
Qual a agregação de valor (contribuição) do “objetivo de negócio” sob análise para o modelo de negócio e equação de desempenho do cliente (R = V x T = N x $ x %)?
Saiba mais. Modelo de Negócio, Equação de Desempenho.
Proposição de valor. Quais são os atributos principais para atingir os objetivos de negócio, em diferentes perspectivas, na sua visão, na visão da empresa, na visão do mercado e na visão do cliente e interessados? Qual o alinhamento entre essas visões?
A proposição de valor que suporta o objetivo de negócio tem foco, singularidade e mensagem consistente? Se destaca dentre os principais concorrentes para os clientes alvo do objetivo de negócio específico sob análise?
v
Você não precisa ser especialista para saber responder essas perguntas, mas precisa saber respondê-las.
Posicionamento no Mercado
Ambiente Interno é o conjunto de fatores que estão sob controle da empresa.
Marca
Ambiente Externo
Fatores e Perguntas para identificar Oportunidads e Ameaças
- Mercado – existem mudanças no mercado alvo em termos de novos clientes, necessidades, problemas, desejos, valores afetam o negócio (ou empresa)?
- Ofertas – existem escassez de ofertas? Ou mudanças na forma de ofertar os produtos, serviços e soluções?
- Concorrência – quais os concorrentes, soluções similares ou substitutos no mercado?
- Tecnologia – alguma mudança nos métodos e técnicas para identificar ou resolver problemas que o mercado está investindo?
- Economia – o panorama econômico é de crescimento, declínio ou estagnação? Qual o poder de compra corrente?
- Pessoas / Demografia – alguma mudança no perfil do mercado alvo em termos de idade, raça, sexo, cultura e comportamento?
- Meio ambiente – existem condições ambientais favoráveis à venda de um determinado produto? Existem mudanças na localização, instalações e recursos das empresas no mercado e clientes que podem afetar os negócios das partes envolvidas?
- Legislação – as leis e regulamentações vigentes e emergentes criam obstáculos ou são alavancas para o negócio?
- Outros – quais são outros aspectos a serem considerados?
- A Análise de SWOT esclarece “quem sou, o que faço e qual o legado da minha proposta”
- A análise SWOT ajuda a encontrar a melhor correspondência (ou alinhamento) entre as tendências ambientais e capacidades internas.
- A análise de SWOT visa desenvolver uma estratégia eficaz que aproveite as oportunidades da empresa ou negócio, empregue seus pontos fortes, evite as ameaças, corrija ou compense as fraquezas.–
–
COLETAR FATOS E DADOS do ambiente externo e interno.
- Fatos externos sobre ambiente são tendências tecnológicas, políticas, sociais, econômicas … história e reputação … os mercados que a empresa atua … concorrência … desempenho das ofertas
- Fatos internos sobre a empresa são gestão de negócios … mix de marketing 7P … posicionamento de valor … recursos financeiros, instalações, funcionários, capacidade de produção, estoques, sistema de marketing e distribuição, P & D, gestão de negócio
Analisar os Dados
Para segmentar e grupar fatos e dados sobre forças, fraquezas, oportunidades ou ameaças para a empresa … isso pode ser feito independentemente por indivíduos ou grupos e os resultados comparados posteriormente.
Saiba mais. Análise, Dados, Análise de Dados, Processamento de dados
–
Check List para Analisar o Ambiente Externo
Precisamos continuamente investigar as oportunidades e ameaças que envolvem o negócio, que estão fora do controle da empresa, mas que devem ser conhecidos, monitorados, previstos e influenciados.
AMBIENTE EXTERNO = OPORTUNIDADES x AMEAÇAS
Um método recomendável é usar perguntas inteligentes que nos ajudem a analisar oportunidades e ameaças em várias perspectivas … veja exemplos …
- Mercado – existem mudanças no mercado alvo em termos de novos clientes, necessidades, problemas, desejos, valores afetam o negócio (ou empresa)?
- Ofertas – existem escassez de ofertas? Ou mudanças na forma de ofertar os produtos, serviços e soluções?
- Concorrência – quais os concorrentes, soluções similares ou substitutas no mercado?
- Tecnologia – alguma mudança nos métodos e técnicas para identificar ou resolver problemas que o mercado está investindo?
- Economia – o panorama econômico é de crescimento, declínio ou estagnação? Qual o poder de compra corrente?
- Pessoas / Demografia – alguma mudança no perfil do mercado alvo em termos de idade, raça, sexo, cultura e comportamento?
- Meio ambiente – existem condições ambientais favoráveis à venda de determinados produtos? Existem mudanças na localização, instalações e recursos das empresas no mercado e clientes, que podem afetar os negócios das partes envolvidas?
- Legislação – as leis e regulamentações vigentes e emergentes criam obstáculos ou são alavancas para o negócio?
- Outros – quais são outros aspectos a serem considerados?
Observar que quaisquer fatos e dados podem ser interpretado como oportunidade ou ameaça ao longo do tempo … “Como esse fato pode ser considerado uma oportunidade ou uma ameaça?”
OPORTUNIDADE = ATRATIVIDADE x DIFICULDADE … AMEAÇA = OCORRÊNCIA x SERIEDADE
Saiba mais. Perguntas, Perguntas Socráticas, Gerência de Risco, Estratégia Empresarial, Pesquisas de Marketing,
Como Priorizar as Oportunidades?
Uma vez identificadas as oportunidades e ameaças, você precisa priorizá-las …uma boa prática para classificar e priorizar oportunidades é avaliar a ATRATIVIDADE e PROBABILIDADE de SUCESSO.
VALOR da OPORTUNIDADE = ATRATIVIDADE x PROBABILIDADE de SUCESSO –
- ATRATIVIDADE mede o potencial de lucro por investir na oportunidade … um indicador muito utilizado para esse fim é o ROI (Retorno do Investimento), que permite comparar diferentes tipos de oportunidades.
- PROBABILIDADE de SUCESSO mede a sua capacidade de atender as necessidades dos clientes e além disso, superar a concorrência.
- Você deve PRIORIZAR OPORTUNIDADES que maximizem o produto ATRATIVIDADE x PROBABILIDADE de SUCESSO … tanto a atratividade quanto a probabilidade de sucesso devem ser avaliadas em conjunto.
- Observe que oportunidades atrativas (alto retorno) com baixa probabilidade de sucesso (difícil) podem ser desprezada diante de oportunidades menos atrativas (baixo retorno), mas com maiores probabilidade de sucesso, e vice versa; trata-se de um sistema de tradeoff.
- Exemplos de oportunidades são: fornecer algo escasso, ter a (melhor) solução para o problema,
Avaliar Oportunidades aumenta a eficácia da estratégia, já que busca priorizar e escolher as melhores oportunidades que darão o maior retorno para um dado investimento.
Como priorizar Ameaças?
Um boa prática para classificar e priorizar ameaças é avaliar a GRAVIDADE e a PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA
IMPORTÂNCIA da AMEAÇA = GRAVIDADE x PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA
- AMEAÇA é a capacidade de um evento externo afetar desfavoravelmente as vantagens competitivas, vendas, receitas e lucros da sua empresa ou negócio.
- A ameaça pode ser classificada leo nível de IMPORTÂNCIA, de acordo com a GRAVIDADE e PROBABILIDADE de OCORÊNCIA.
- GRAVIDADE significa capacidade de afetar os resultados de negócios esperados.
- PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA – é a relação entre casos ocorridos dentre os casos possíveis.
- Observe que uma ameaça grave com baixa probabilidade de ocorrência pode ser desprezada frente a uma ameaça menos grave com maior probabilidade de ocorrência e vice versa; trata-se de um sistema de tradeoff.
Avaliar ameaças é importante para identificar as vulnerabilidades (fraquezas) e riscos que possam afetar o alcance dos objetivos de negócios.
Qual o resultado da análise do ambiente externo?
Após identificar e analisar oportunidades e ameaças você poderá classificar 4 tipos de situações de ambiente externo … PROMISSORA, ESPECULATIVA, MADURA ou PROBLEMÁTICA
- Situação Promissora (ideal) – muitas oportunidades e poucas ameaças.
- Situação Especulativa – muitas oportunidades e ameaças.
- Situação Madura – poucas oportunidades e poucas ameaças.
- Situação Problemática – poucas oportunidades e muitas ameaças.
Como avaliar o Ambiente Interno?
Analisar o ambiente interno significa analisar o micro ambiente, as forças e fraquezas do negócio.
Toda boa estratégia deve estar baseada em pontos fortes e também preservar os pontos fracos, sem ficar presa a eles … identificar pontos fracos aperfeiçoa a estratégia … ajuda a reduzir ou eliminar vulnerabilidades.
Isso não quer dizer que o negócio precisa reduzir todos os pontos fracos e aplicar todos os pontos fortes … ainda mais porque isso seria inviável em várias perspectivas, como custo, energia, tempo, economia.
A questão principal é saber se o negócio deve se limitar às oportunidades para os quais tem os recursos necessários ou deve aumentar as oportunidades e forças.
Perguntas para identificar Forças e Fraquezas
Tal como utilizado para a identificação de oportunidades e ameaças, podemos usar perguntas para listar forças e fraquezas empresariais e de negócios.
Check List para Avaliar Forças e Fraquezas Empresariais
- Negócios – os negócios que compõem a empresa são lucrativos e sinérgicos?
- Avatar / Personas – os clientes ideais estão bem definidos e endereçados ao público alvo correto?
- Necessidades e Produtos– os produtos endereçam as principais necessidades e demandas do mercado?
- Proposta de Valor – como nos diferenciamos dos competidores?
- Relacionamento – temos uma boa base de clientes e estratégias de relacionamento integradas e automáticas?
- Canais – os canais de informação, venda e distribuição são acessíveis, interativos, integrados, eficientes e econômicos?
- Segmentação – estamos nos nichos de mercados adequados?
- Parcerias Estratégicas – como agregamos valor ao negócio?
- Atividades Chave – quais são e como entregamos o valor prometido?
- Recursos Chave – quais são e como suportam as atividades chave para entregar o valor prometido ao mercado?
- Estrutura de Custos – a estrutura de custos é simples, gera economia de escala e escopo?
- Estrutura de Receita – as participações de receita, estruturas e níveis de preço, ticket médio … estão consistentes e adequados?
- Outros –
A ferramenta CANVAS ajuda a analisar e formular modelos de negócios e avaliar forças e fraquezas de um negócio … é a base do check lis para estratégia empresarial
Forças e Fraquezas de Negócios
Como avaliar pontos fortes e fracos de um negócio?
Avaliar o alinhamento de negócio
Proposição de Valor – a proposição do negócio está alinhada com a proposição da empresa?
Avaliar a Oferta ou mix de marketing
- Produto – o produto resolve as necessidades, problemas e desejos melhor do que a concorrência?
- Preço – conseguiremos a rentabilidade esperada considerando o preço que o mercado está disposto a pagar?
- Processos – os processos estão simples, eficientes, consistentes e geram utilidade para quem compra?
- Praça – as opções de distribuição de informação, compra e entrega (on-line, loja, correio, celular) são bem estruturadas, convenientes e efetivas?
- Promoção – qual o nível de alinhamento e sinergia entre publicidade, propaganda, venda pessoal, telemarketing, marketing digital?
- Pessoal – quais os métodos e ferramentas de inteligência competitiva utilizados para gerar vantagem competitiva?
- Phisicos – as evidências físicas como localizações, instalações, ambientes, decorações, estilos compõem uma identidade única bem percebida?
Avaliar a Situação
- Necessidades e Problemas …
Saiba mais. Modelo de Negócio, Proposição de Valor, Matriz de Valor.
Saiba mais. Fórmula e Estratégias de Valor, Mix de Marketing, Mix de Promoção
4 Tipos de Formulação de Estratégias SWOT
Figura. Formulação de estratégias através de correlações entre forças e fraquezas com oportunidades e ameaças.
–
A análise de SWOT ajuda a formular estratégias através da correlação do ambiente interno com o externo, ou seja, as forças e fraquezas versus as oportunidades e ameaças; para isso, você deve responder a 4 perguntas:
- Como aproveitar os pontos fortes para potencializar as oportunidades? (prioridade 1)
- Como aproveitar os pontos fortes para defender ou minimizar as ameaças? (prioridade 2)
- Como minimizar os pontos fracos e seus efeitos para aproveitar as oportunidades? (prioridade 3)
- Como minimizar os pontos fracos e seus efeitos para reduzir as ameaças?
Isso ajuda você a fazer conexões entre os 4 quadrantes de sua análise e obter uma visão mais apurada do seu negócio, desenvolver uma lista de estratégias e prioridades que você pode implementar para melhorar sua empresa ou desdobrar os seus objetivos de negócios.
spaço
Explorar Pontos fortes e Oportunidades
Para tirar proveito dos desenvolvimentos no mercado, você deve combinar seus pontos fortes com as oportunidades.
Direcionar seus pontos fortes Se você tem produtos de alta qualidade e um novo cliente potencial por perto, deve alocar recursos para explorar esse negócio. Desenvolva uma estratégia que informe seu cliente potencial sobre sua reputação de qualidade e sua proximidade. Dê aos seus melhores representantes de vendas a responsabilidade de inscrever esse novo negócio. Certifique-se de conhecer as preferências e práticas comerciais do cliente em potencial. Idealmente, você fará parecer que existe um ajuste natural e que faz sentido óbvio fazer negócios com sua empresa.
Quais são as vantagens da análise de SWOT?
- Flexibilidade. Pode ser aplicada a uma organização, unidade organizacional, indivíduo ou equipe; para avaliar um produto, marca, aquisição, parceria ou terceirização de uma função de negócios; pode ser benéfica na avaliação de uma fonte de suprimento específica, um processo de negócios, um mercado de produtos ou a implementação de uma tecnologia específica.
- Neutralidade. A abordagem permanece a mesma para qualquer aplicação, seja para uma oportunidade de negócio ou um plano estratégico.
- Análise multinível. Você pode obter informações valiosas sobre as chances do seu objetivo visualizando cada um dos quatro elementos da análise SWOT – pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças – independentemente ou em combinação. Por exemplo, ameaças identificadas no ambiente de negócios, como novas regulamentações governamentais relacionadas ao design de um produto ou à introdução de produtos concorrentes, podem sinalizar à empresa investir numa nova linha de produção.
- Integração de Dados. A análise SWOT requer a combinação de informações quantitativas e qualitativas de várias fontes; o acesso a uma variedade de dados de várias fontes aprimora o planejamento e a formulação de políticas, aprimora a tomada de decisões, melhora a comunicação e ajuda a coordenar as operações.
- Simplicidade. Não requer habilidades técnicas nem treinamento; pode ser realizado por qualquer pessoa com conhecimento sobre o negócio ou setor em que opera; envolve uma sessão de brainstorming facilitada, durante a qual as quatro dimensões da análise SWOT são discutidas; os julgamentos dos participantes individuais são agregados em julgamentos coletivos endossados pelo grupo como um todo. Desta forma, o conhecimento de cada indivíduo torna-se o conhecimento do grupo.
- Custo. Como a análise SWOT não requer habilidades técnicas nem treinamento, uma empresa pode selecionar um membro da equipe para conduzir a análise, em vez de contratar um consultor externo. Além disso, o SWOT é um método simples que pode ser executado em um tempo razoavelmente curto.
ESPAÇO
Quais são as desvantagens da análise de SWOT?
- Fatores de ponderação. A análise SWOT leva a quatro listas individuais de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; no entanto, a ferramenta não fornece nenhum mecanismo para classificar a importância de um fator em relação a outro dentro de qualquer lista; como resultado, é difícil determinar o impacto real de qualquer fator no objetivo.
- Ambiguidade. A análise SWOT categoriza cada atributo do problema como força, fraqueza, oportunidade ou ameaça; como resultado, cada atributo parece ter apenas uma influência no problema sendo analisado; mas um fator pode ser tanto uma força quanto uma fraqueza. Por exemplo, localizar uma cadeia de lojas em ruas bem movimentadas que concedam acesso fácil aos clientes pode se refletir no aumento das vendas. No entanto, os custos de operação de instalações de alta visibilidade podem dificultar a concorrência de preço sem um grande volume de vendas.
- Análise Subjetiva. Para impactar significativamente o desempenho da empresa, as decisões de negócios devem ser baseadas em dados confiáveis, relevantes e comparáveis. No entanto, a coleta e análise de dados SWOT envolvem um processo subjetivo que reflete o viés dos indivíduos que coletam os dados e participam da sessão de brainstorming; além disso, a entrada de dados para a análise SWOT pode ficar desatualizada rapidamente.
A análise de SWOT é uma ferramenta de análise da situação corrente ou posição competitiva de uma empresa para atingir objetivos de negócios; analisa 4 componentes: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
A análise SWOT é projetada para facilitar uma visão realista, orientada por dados e baseada em fatos e dados.
O SWOT é particularmente poderoso porque com pouco de reflexão sobre esses 4 componentes e suas relações de causa e efeito, ele pode ajudá-lo a descobrir oportunidades que você está bem posicionado para explorar; e ao entender as fraquezas do seu negócio, você pode gerenciar e eliminar ameaças que, de outra forma, o surpreenderiam e afetariam negativamente o seu posicionamento.
Uma boa prática para fazer o SWOT é reunir pessoas de perfis ou áreas diferentes, formular perguntas no formato de “brainstorm”, para facilitar a identificação de oportunidades ou ameaças relacionados a fatores externos
As etapas da análise de SWOT são as seguintes: 1) Entender os objetivos do negócio de forma SMART 2) Coletar fatos e dados do negócio em 2 grupos, ambiente externo e interno, 3) Analisar os fatos e dados do ambiente externo e identificar e priorizar oportunidades e ameaças, 4) Idem ambiente interno para identificar e priorizar forças e fraquezas, 5) Confrontar o ambiente externo (oportunidades e ameaças) com o ambiente interno (forças e fraquezas), transitar entre as duas perspectivas para priorizar oportunidades/ameaças e forças/fraquezas.
Olhando para você e seus concorrentes e usando a estrutura SWOT, você pode desenvolver estratégias que o ajudem a se diferenciar e competir com sucesso em seus mercados alvo.
Ao avaliar o ambiente externo você deve identificar e além disso, priorizar as oportunidades e ameaças que envolvem o negócio, que estão fora do controle da sua empresa, mas que devem ser conhecidos, monitorados e previstos.
Ao avaliar seus pontos fortes e fracos, pense neles em comparação com seus concorrentes; por exemplo, se todos os seus concorrentes fornecem produtos de alta qualidade, isto não é uma força, é uma necessidade.
Ao formular estratégias, cheque a sua efetividade – toda boa estratégia deve estar fundamentada em forças para potencializar oportunidades sem desconsiderar as fraquezas e ameaças.
O plano de ação resultante deverá conter pelo menos uma ação para capitalizar os pontos fortes e eliminar ou minimizar os pontos fracos.
—
Palavras chaves: SWOT, avaliação, ambiente interno, ambiente externo, forças, fraquezas, oportunidades, ameaças, objetivos de negócios, metas, estratégias, planos, planejamento.
–
Teste seu conhecimento sobre análise de SWOT
- O que é análise de SWOT?
- Quando a análise de SWOT é utilizada?
- Qual a importância da análise de SWOT para o planejamento empresarial?
- Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de objetivos?
- Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de metas?
- Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de estratégias?
- Como funciona a ferramenta SWOT?
- O que são forças e fraquezas?
- O que são oportunidades e ameaças?
- Qual a importância de avaliar o ambiente externo que envolve uma empresa?
- Como priorizar as oportunidades?
- O que é atratividade de uma oportunidade? Dê exemplo de um indicador financeiro utilizado para isso?
- Como priorizar as ameaças?
- Como calcular a gravidade de uma ameaça?
- O que significa um “ambiente externo promissor” e um “ambiente externo problemático” em termos de oportunidades e ameaças?
- O que significa um ambiente maduro e um ambiente arriscado, em termos de oportunidades e ameaças?
- Qual o resultado esperado da análise do ambiente externo?
- Como analisar o ambiente interno?
- Como usar perguntas para identificar forças e fraquezas? Dê exemplos.
- Como formular estratégias após a análise de SWOT?
- Quais são as vantagens da análise de SWOT?
- Quais são as desvantagens da análise de SWOT?
Saiba mais. Planejamento, Objetivos e Metas, Objetivos Empresariais, Objetivos SMART, Formulação de Estratégias, Formulação de Planos, Plano Estratégico, Plano de Negócio, Plano de Marketing, Plano de Vendas, Planos de Contatos, Planejar Compromissos, Atingir Metas, Método PDCA.
Forças Internas | Marca forte no mercado Produtos e serviços de alta qualidade e fáceis de usar Rede de distribuição Site envolvente |
Fraquezas Internas | |