É comum descrever o marketing como um misto de ciência e arte.
- Para cumprir o seu propósito, o marketing “mistura” ciência e arte.
- O “marketing como ciência” explora o conhecimento, métodos e ferramentas de várias outras ciências, como economia, educação, psicologia, sociologia, antropologia, neurociência, tecnologia da informação … é racional, com hipóteses que são provadas em teoria e prática …
- O “marketing como arte” explora a habilidades artísticas e emocionais, a sensibilidade humana para criar “coisas”, conceitos de estética e beleza, emoções, expressar o conhecimento, dar asas a imaginação, habilidade técnica, beleza ou “inteligência emocional” para atrair as pessoas … gerar prazer
O marketing como ciência explora o método e como arte a emoção.
Objetivo
- Aumentar a compreensão do que é marketing.
- Conceituar o marketing via 5 perspectivas principais ou princípios.
- Desenvolver o pensamento crítico em marketing.
- Explicar “marketing como ciência e arte” e seus efeitos na forma de pensar, planejar e agir na empresa.
- Explorar o “dualismo” e sinergia entre ciência e arte no marketing.
- Explicitar relações importantes do marketing com outras ciências, como educação, economia, psicologia, sociologia e tecnologia.
- Exemplificar atividades científicas e artísticas do marketing.
- Facilitar o diagnóstico do tipo de marketing adotado por você, sua empresa e outras empresas.
- Ajudar desenvolver o pensamento crítico, criativo e científico em marketing.
- Identificar oportunidades de melhorias em sistemas de marketing,
- Aumentar o desempenho do marketing de forma científica e artística.
Marketing e Tecnologia da Informação
Tendência do Marketing como Ciência
Atividades do Marketing como Arte
Marketing como Ciência
Na hierarquia das ciências, o marketing é uma ciência aplicada à gestão de negócios e requer a compreensão de métodos científico aplicados à várias outras ciências.
Exemplo de perguntas fundametais do marketing que envolvem outras ciências …
- EDUCAÇÃO … qual a técnica de ensino e aprendizagem, aquisição de conhecimento para o consumidor comprar produtos e serviços?
- PSICOLOGIA … como o consumidor se comporta para comprar e como influenciá-lo nas suas decisões de compra?
- NEUROCIÊNCIA … como prever, ativar ou influenciar funções cognitivas como atenção, precepção, memória, linguagem / comunicação, pensamento e aprendizagem,
- SOCIOLOGIA. Como influenciar padrões, relacionamentos e hábitos de mercado para diferenciar marcas e ofertas de produtos e serviços?
- ECONOMIA … como gerenciar a produção, distribuição e consumo de produtos e serviços?
- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Como os dados, informação, conhecimento, tecnologias, serviços que serão utilizados e gerenciados? Qual o retorno do investimento?
O marketing é uma disciplina multidisciplinar, reune várias disciplinas em busca de alcançar um objetivo comum.
Método Científico e Marketing
- O método científico orienta os eforços de marketing para gerar fatos e dados, de forma correta e consistente para gerar resultados objetivos.
- Sistematiza e gera previsões mais precisas sobre quais as estratégia e táticas podem funcionar nas diferentes sitiuações de mercado.
- Permite avaliar e aprender porque seus esforços funcionam ou não.
- Usa o aprendizafdo de uma campanha, por exemplo, com a análise de suas métricas, para implementar outras campanhas subsequentes.
- Sendo uma ciência, os detalhes para realizar os testes das “hipóteses de marketing” (as formas de atrair pessoas e empresas para comprar), são tão importantes quanto as próprias etapas.
- O experimento, ou trabalho de marketing, deve ser controlado com variáveis de controle mensuráveis.
O diagrama
Marketing e Tecnologia da Informação
O Marketing como Ciência explora a “tecnologia da Informação” para a tomada de decisão … antes os profissionais de marketing dependiam do instinto, agora contam também com os insights (compreensão) obtidos a partir de análises de dados, para garantir qualidade, interpretar, padronizar, modelar, testar hipóteses e prever mudanças.
Onde:
Qualidade – adequação e conformidade dos requisitos estabelecidos; nível de perfeição do processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
Interpretação – percepção da mensagem que se quer transmitir, entre duas pessoas ou entidades.
Padronização – uniformização de produtos, serviços e atividades; conduzida por moldes que representam a melhor forma de execução de um trabalho, considerando a maneira mais segura, fácil, barata e confiável de um operador garantir a qualidade.
Exemplos de uso de tecnologia de informação no marketing …
- Qualidade dos Dados. Avaliar se existe falta de dados, fonte, contexto da coleta e interpretações alternativas que os dados suportam.
- Interpretação das Informações. Usar ferramentas para minimizar viéses para fazer bons julgamentos com informações imperfeitas em um mundo incerto.
- Padrões de Comportamento. Identificar padrões de comportamentos via análise de dados, conversas com possíveis clientes, colegas e terceiros.
- Modelos e Hipóteses. Desdobrar padrões em modelos e hipóteses que possam ser testadas.
- Precisão nas Respostas. Descobrir maneiras de operacionalizar boas respostas e padrões com precisão.
- Limitações e mudanças. Identificar limitações dos padrões / modelos e fazer mudanças ao longo do tempo.
Marketing como Arte
O objetivo do marketing é criar demanda, atrair as pessoas e estabelecer uma conexão emocional com elas.
- A arte pode formar conexões profundas com clientes e criar campanhas que engatilham desejos, medos, frustrações, emoções e sentimentos.
- Nenhuma campanha de marketing vem sem uma dose de criatividade, que é necessária para criação de campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
- Sem elementos artísticos, as campanhas perdem a essência da vida que faz as pessoas agirem.
Estética ou Filosofia da Arte
Se você quiser se aprofundar um pouco mais no que é arte, o caminho é começar por entender o que é estética ou filosofia da arte.
Estética, do grego, significa percepção, sensação, sensibilidade, é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte.
- Estuda o o que é arte e criação.
- Julgamento e percepção do belo.
- Produzir emoções pela forma e estética.
- Uso de diferentes formas de arte e técnicas artísticas para “materializar emoções”.
- Etuda a relação entre matéria e forma na arte.
- Busca o sublime e afasta o feio e o ridículo.
- Estuda a lógica, ética, julgamento de valor do que é belo.
- É uma análise metafísica do belo, sua origem, fonte, genese.
- Os julgamentos de beleza são sensoriais, emocionais e intelectuais ao mesmo tempo.
- As interpretações de beleza do espectador possuem dois conceitos de valor: estética e gosto.
- A estética é a noção filosófica de beleza e o gosto é resultado de um processo cultural..
- De acordo com Kant, a beleza é subjetiva e universal; assim, certas coisas são bonitas para todos.
- Na opinião de Władysław Tatarkiewicz, existem seis condições para a apresentação da arte: beleza, forma, representação, reprodução da realidade, expressão artística e inovação.
- As avaliações da beleza podem estar ligadas ao desejo, juízos de valor econômico, político ou moral.
- A ética estética refere-se à ideia de que a conduta e o comportamento humano devem ser governados pelo que é belo e atraente.
- A beleza das coisas é uma característica objetiva e pública, e por outro lado, parece depender da resposta subjetiva e emocional do observador … “a beleza está nos olhos de quem vê”.
Várias concepções de como definir e entender a beleza foram sugeridas.
ugeriu que a arte sempre funciona como um “contra-ambiente” projetado para tornar visível o que geralmente é invisível em uma sociedade. [46]
A teoria é inspirada em princípios deteoria da informação algorítmica , especialmente comprimento mínimo de descrição , que prefere modelos matemáticos que usam o mínimo de informação para descrever dados.
que os matemáticos tendem a preferir esteticamente provas simples com uma breve descrição em sua linguagem formal.
Na década de 1990, Jürgen Schmidhuber descreveu uma teoria algorítmica da beleza que leva em conta a subjetividade do observador e postula que dentre várias observações classificadas como comparáveis por um dado observador subjetivo, a mais esteticamente agradável é aquela que é codificada pela descrição mais curta.
Ele supõe que todo observador tenta continuamente melhorar a previsibilidade e a compressibilidade de suas observações, identificando regularidades como repetição, simetria e auto-semelhança fractal
Princípios sobre a Estética de Kant
O prazer é a ligação principal que o filósofo alemão Kant faz com o belo.
Por ser um prazer subjetivo, é desprovido do sentido de conhecimento.
Não está vinculado à realidade de um objeto ou fenômeno.
O prazer que o belo proporciona vem apenas das representações sensivelmente apreendidas.
Podemos
- O “juízo estético” ou conceito de “belo” é oriundo do “sentimento“.
- Funciona como “intermediário” entre a “razão” (função prática) e o intelecto (elaborar teorias sobre os fenômenos).
- Fenômenos são percebidos pelos sentidos através da intuição, que transforma em algo compreensível e permite um juízo estético.
- O juízo estético NÃO é conhecimento intrínseco do objeto, NÃO tem valor cognitivo, NÃO é juízo sobre a perfeição do objeto ou fenômeno.
- O juízo estético é independentemente dos conceitos ou das sensações produzidas pelos objetos.
- O prazer e desprazer são sentimentos subjetivos associadas às sensações estéticas do sujeito (pessoa).
- Os sentimentos de prazer e desprazer são sensações estéticas do sujeito e são subjetivas, não lógicas que emitem o conceito do belo e formam o juízo do gosto.
- A percepção de um objeto e a sensação de prazer, é o que chamamos de belo, bonito e beleza.
- Belo é algo subjetivo, baseado na “norma pessoal”.
- São os sentimentos das sensações agradáveis que emitem o juízo do belo e induzem o desejo de permanecer usufruindo tais sensações.
- O interesse imediato diante das sensações prazerosas é a continuidade.
- É impossível encontrar regras teóricas para a construção de belos objetos, já que quando julgam que um objeto se inclui em certo princípio geral ou se conforma com esta ou aquela regra, estão fazendo um juízo intelectual dessa ordem, não podendo “inferir que ele é belo”.
- A beleza não dependeria de provas intelectivas, mas sim do senso de prazer gerado.
Sentimentos são respostas que vivenciam. Por exemplo, medo, empatia que se relacionam com experiências passadas e outros fatores.
O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções.
Sentimentos humanos podem ser estudados por diversos métodos, como via fisiologia, filosofia, matemática ou psicologia.
Atividades do Marketing como Arte
Arte, criatividade e inovação usam métodos para serem expressadas …
- Conceber modelos de negócio, estratégias de mercado e produtos.
- Gerenciar a marca para estabelecer um padrão de conexão emocional prazerosa da empresa e suas ofertas com o mercado.
- Criar campanhas de marketing para promover e memorizar a marca, monetizar e fidelizar.
- Dosar o mix de marketing 7P numa mistura de estratégias e recursos que suporte de forma diferenciada as ofertas.
- Formular o posicionamento de valor da empresa e ofertas com foco, singularidade e mensagem de valor.
- Criar designs de produtos e serviços inovadores.
- Desenvolver conteúdos digitais e títulos de alto impacto para promover soluções aos problemas dos avatares.
- Desenvolver novas ofertas, produtos e serviços com novos conceitos e atributos de valor no mercado
- Desenvolver elementos artísticos, logo, identidade visual
- Criar campanhas únicas e excepcionais, que apelem para as emoções.
- Criar peças do marketing digital, website, páginas da web, vídeos, posts, título, slogans, gatilhos emocional, uma chamada para ação (call to action), e-books,
- Criar conceitos e ideias.
- Dosar o mix de marketing 7P – Produto, Preço, Promoção, Pessoas, Praça, Processo e Phisical.
Marketing e Criatividade
A criatividade é exigida do profissional de marketing para a criação de um site / página da web, vídeo, post, título, slogan, gatilho emocional, uma chamada para ação (call to action), um e-book.
- A criatividade é necessária para a criação de campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
- A criatividade vai muito além do contexto do design … é exigida no nascedouro da formulação do conceito ou ideia.
- O marketing tradicional demanda mais arte do que ciência; o marketing digital acrescenta muito mais ciência em termos de informação e equilibra os dois lados da balança ciência e arte.
O marketing tradicional demandava mais arte do que ciência; o marketing digital acrescenta muito mais ciência e equilibra os dois lados da balança ciência e arte.
Saiba mais. Dados, Informação e Conhecimento, Análise de Dados,
Sinergia Ciência e Arte no Marketing
A tabela a seguir explora diferenças e sinergias do marketing como ciência e arte e permite compreender melhor o cenceito de marketing como ciência e arte, e com isso entender melhor o todo.
Marketing como Ciência | Marketing como Arte |
Usar o lado esquerdo do cérebro – métricas, lógica, fatos e dados, análise e resolução de problemas, interpretação racional das coisas. | Usar o lado direito de cérebro – pensamento criativo, intuição artística, interpretação “emocional” das situações. |
Focar em método científico. | Usar Inteligência Emocional |
Focar em Fatos e Dados … coletar, processar, organizar, analisar, provar cientificamente, segundo métodos e leis gerais. | Focar na qualidade … produção, expressão, princípios estéticos, no que é belo e atraente. |
Focar em funções de marketing … planos de marketing, mix de marketing, procedimentos, experiências de clientes, análise de dados, marketing digital, conteúdos, estratégias de SEO e gerência da marca. | Focar na experiência … produção de materiais de qualidade, conceitos, artefatos, cor, contorno, dimensão, espaço, textura, design visual, harmonia e proporção. |
Desenvolver campanhas … conhecer o processo, seus componentes, tipos e segmentações, tipos de conteúdos, e-mails personalizados, interações e mensagens específicas, direcionadas a interesses, desejos e necessidades específicas. | Criar campanhas … criar situações, captar corações e mentes … formar conexões com clientes que engatilhem desejos, emoções e sentimentos … |
Descrever detalhes … diferenciais, funcionamento de produto, preço, onde comprar, processos, serviços complementares, com foco no conteúdo e produto. | Atrair e envolver … transformar conteúdos técnicos e enfadonhos em conteúdos envolventes, manchetes, imagens, histórias, com foco na forma e experiência de uso. |
Usar mais a razão para a tomada de decisão … explorar as etapas de conscientização, informação, critérios de valor e justificativa de valor. | Usar mais a intuição para a tomada de decisão … conectar o inconsciente à mente consciente e trazer conhecimentos latentes. |
Desenvolver Capacidades Analíticas ... coletar e analisar dados, segmentar o público alvo, identificar as personas com traços e características dos clientes ideais, fazer previsões. | Desenvolver Inteligência Emocional … Criar situações e conexões emocionais, compreender o comportamento do público alvo, crenças, valores e motivações. |
Usar métricas quantitativas por meio de sistemas ou ferramentas de gerenciamento de relacionamento com clientes … leads gerados, custo por lead, taxa de cliques, taxa de conversão, receita gerada, ROI. | Usar métricas qualitativas por meio de pesquisas , como sentimento do público, liderança, reconhecimento da marca, por meio de pesquisas. |
64% dos executivos de marketing “concordam fortemente” que o marketing baseado em dados é crucial para o sucesso em uma economia global hipercompetitiva | 47% dos compradores B2B consomem de três a cinco peças de conteúdo antes de se envolver com um vendedor |
Os principais conceitos envolvidos no marketing ciência são: métricas, lógica, coleta de fatos e dados, análise, resolução de problemas, interpretação racional das coisas, plano de marketing, mix de marketing, marketing digital, representar a realidade com precisão, tomada de decisão racional,
Saiba mais. Conceitos e Ferramentas do Marketing, Conceitos, Definições e Palavras Chave,
Palavras chaves – marketing, ciência, processo, educar, entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar.
Teste seu Conhecimento sobre Processo Educacional
Conhecimento , Método Científico, Conceitos e Ferramentas de Marketing, Gatilhos para Influenciar a Compra, Modelo de Ganchos, Inteligência Emocional, Pensamento Criativo, Imagens, Método AIDA