- Adaptativo … gerenciar mudanças, buscar resiliência e soluções altertnativas, atingir alto desempenho, flexibilidade, precisão, acurácia, aprender com a experiência e repetição, acessar caminhos e tipos de pensamentos e estados mentais, fazer ajustes.
- Analítico … usar métodos, modelos, segmentar problemas em problemas menores mais fáceis de resolver, dividir para conquistar, aumentar a objetividades, identificar evidências e padrões.
- Cartesiano … pensar racional, “se penso logo existo”, aplicar método de ceticismo metodológico, fazer perguntas hiperbólicas ou dúvida metódicas, para provar o que existe e pensar racional, começar com axiomas e verdades simples e evidentes, usar o pensamento matemático, algébrico, geométrico.
- Científico … usar método de orientação da pesquisa e solução do problema, observar, coletar fatos e dados, padrões, evidências, formular hipótese fundamental, testar, retestar, refutar, validar, criar rede de hipóteses interrelacionadas, comunicar resultad e dos formular teoria.
- Competitivo … buscar diferenciais competitivos, em gestão, economia, atendimento, personalização, segurança, inovação, inteligência artificial.
- Construtivista … teoria do conhecimento, aceita o racioanalismo e emprismo e vai além da experência, alta valorização da capacidade de interação e reflexão do sujeito com o objeto, , aprendizado construído e sob controle do sujeito ativo que reflete e interpreta a experiência, criação de zonas de aprendizagem proximal para delimitar autonomia, uso de mediação, modelos e ferramentas para simular situações e atividades.
- Crítico … racionalizar, analisar relações, causas e efeitos, síntetizar, avaliar, questionar, conceituar, formular hipóteses, resolver problemas complexos, julgar, criar modelos.
- Criativo … pensar de forma não convencional, desenvolver ideias, novos usos, modelos, métodos, ferramentas, produtos, formas de comunicação, aprender, formular e resolver problemas.
- Cronológico … olhar eventos ou acontecimentos na perspectiva do tempo, visualizar mudanças, historiar, nos horizontes de curto, médio e longo prazos.
- Deliberativo … pensar recional e analítico para tomar decisões, expor critérios, valores, princípios éticos, normas que fundamentam a tomada de decisão.
- Empírico … pensar baseado na experiência prática do dia a dia, fatos, daos, vivência, sentidos, percepção, impressões e idéias, não necessariamente segue um método investigativo sistemático, pode variar de situação para situação, tem subjetividade influenciada por crenças individuais e culturais, não tem necessariamente comprovação cintífica.
- Epistêmico … pensar o que é conhecimento, como é adquirido, quais teorias e modelos de conhecimento e aprendizagem, diagnosticar o conhecimento, sua veracidade, desenvolver métodos e ferramentas científicos para ganhar conhecimento, desenvolver estratégias e táticas de aprendizagem.
- Essencialista … se concentrar no essencial de qualquer coisa, o que é mais importante, para a sua identidade e existênca, identificar necessidade e suficiência, orientar e ajustar comportamento científico
- Estratégico … pensar objetivo de escopo abrangente, balancear a eficácia (certo) , eficiência (habilidade e rapidez), dimensionar capacidades e orçamentos, economias (aumento de receita e redução de custo e risco), com otimização dos recursos disponíveis.
- Ético … pensar e se comportar de acordo com moral e as regras. respeitar códigos de conduta, considerar valores e normas sociais, tomar decisões moralmente corretas, reconhecer erros, dar explicações detalhadas, assumir responsabilidade pessoas e compromissos.
- Existencialista … valorizar a experiênia individual e subjetiva da existência, antes da essência, liberdade de escolha, conscientizar que o indivíduo é o único responsável por suas escolhas, o carater subjetivo é fundamental para a tomada de decisão, rejeita a razão como fonte de significado.
- Filosófico … buscar o saber verdadeiro, pensar crítico, abrangente, perguntar e formular problemas, usar a lógica (dedução, indução, abdução, analogia), argumentar, justificar crenças, compreender a existência e essência, moral e intenções, valorizar regras e normas.
- Lógico … pensar racional, coerente, com regras de inferência, sintática, argumentos dedutivos, indutivos e abdutivods, para argumentar, evidenciar e concluir à partir de premissas
- Metacognitivo … compreender e controlar os processos cognitivos
- Objetivo … alinhar pensamentos aos fatos e evidências, examinar premissas, caminhos e conclusões atrelados, aumentar a percepção da realidade, avaliar circunstâncias, direcionar a aprendizagem, demonstrar a característica de um objeto.
- Pragmático … se conectar em criar idéia com o objetivo da ação e efeitos práticos, afastar subjetivismo, valorizar a eficiência, focar no concreto, prático, científico e experencial, sem perder de vista o contextual.
- Racional … pensar baseado em fatos e razões, usar a lógica, estabelecer regras e normas, buscar a sensatez, conformar crenças e ações com a razão; forma fundamental de adquirir conhecimento verdadeiro.
- Sistemático … pensar o mundo como um sistema, como um todo, indivíduos e relações, partes interligadas, causas e efeitos, relação sujeito contexto, realidade dinâmica, desenvolimento de habilidades em função da complexidade, construir processos, produtos, serviços.
- Tático …
Grupar principais pensamentos de nível superior na empresa .
Aqui são alguns destaques.
Este é um check list para aprender, ensinar, fazer repetições espaçadas, compreender as relações entre principais pensamentos, semelhanças e diferenças.
É uma lista de propósitos, características e aplicações dos muitos tipos de pensamentos.
Pensar em “nível superior” é um procsso mental que exige filtragem de estados e atos mentais.
É um pensar metacognitivo, caracterizado pela autoegulação, automonitoramento,
Os pensamento superior, aprendizagem e ensino,
Este check list
- Descrever sinteticamente tipos de pensamentos.
- Destacar a importância e a essencialidade de pensamento de nível superior na empresa.
- Conscientizar que não existe um pensamento melhor do que outro.
- Compreender como adquirir, armazenar e recuperar.
- Chamar a atenção para a tipologia dos pensamentos e suas relações de pertencimento, semelhança, diferença, complemento, interseção, união entre todos os pensamentos.
- Prover uma visão Top Down, de cima para baixo sobre pensamentos (estados mentais) e suas conexões com outros pensamentos, e como são acionados e controlados.
- Entender que os pensamentos (ou conceitos associados) “não são mutuamente exclusivos e nem completamente exaustivos”, muitas vezes se confundem, formam um sistema de tradeoffs, com compromissos, prioridades, relevância.
- Os pensamentos listados são típicos na empresa e estudados pela epistemologia (filosofia), psicologia, administração, inteligência artificial.
- ciênciados mentais listados neste check list, têm características próprias individuais e compartilhadas.
- Nenhum dos pensamentos listados deles existem de forma isolada.
- Nossos pensamentos são construídos de forma ancorada um nos outros, mesmo inconscientemente.
- O grande salto qualitativo cognitivo é ganhar a consciência, dos vários estados mentais, compreendê-los sinteticamente e facilitar a identificação das suas ocorrências, entender as relações de causa e efeito e como um pensamento indi=uz ou afasta um outro.
- Cada uma linha desse check list pode ser representado por um conjunto de estados mentais agrupados para realizar uma função de alto nível mental.
- desenvolver capacidade de metacognição, aprender a aprender, autoregular e automonitorar o pensar.
- Formam uma rede de esquemas de pensamentos que moldam a “musculatura mental”.
- Éter controle mental de transitar entre criador e criatura.
- Não é uma lista exaustiva..
- O principal proposito é identificar e criar um mapa mental e conceitual desses pensamentos.
- Visibilizar semelhanças e diferenças, para ajudar a identificar e construir pensamentos, estados mentais e hábitos de nível superior ou metacognitivos, ou seja, criar esquemas mentais para acionar e controlar esses estados mentais, criar ferramentas simples cognitivas e mentais que judem a fazer isso.
- Cada um dos pensamentos