Mix de Promoção é um subconjunto de estratégias do mix de marketing … ambos componentes do plano de marketing
O marketing frequentemente é definido como a arte de vender produtos, mas vender é apenas a “ponta do iceberg”.
Promoção em marketing significa iniciar ou impulsar o processo de tomada de decisão do público alvo para comprar um produto ou serviço.
O uso do mix de promoção tem várias vantagens potenciais, como: 1) melhorar a eficácia das campanhas promocionais, 2) ajudar a segmentação de mercado o público, 3) melhorar a comunicação com os clientes, 4) informar sobre necessidades e alternativas de soluções e 5) destacar-se na multidão.
Campanhas publicitárias ou promocionais são compostas de várias abordagens envolvendo propaganda, publicidade, venda pessoal, marketing direto e marketing digital.
A principal característica de uma campanha publicitária é que as peças que a constituem devem ter uma identidade entre si, textual e visual, para causar sinergia e melhores resultados.
O mix de marketing e o mix de promoção, subconjunto do primeiro, são ferramentas com o objetivo de alocar recursos e orçamentos e gerar as melhores campanhas e resultados de marketing.
Check List do Mix de Promoção
Check List – Mix de Promoção
Este Check List reúne boas práticas para refletir, ajudar a criar, refinar o mix de promoção e campanhas de marlketing.
- Revisões Trimestrais do mix de promoção … para acompanhar as “mudanças de mercado” e fazer ajustes de ofertas e campanhas.
- Identificar e refinar o cliente ideal … revisar e fazer ajustes para cada campanha.
- Anúncios em meios de comunicação de massa (radio, televisão, outdoor, mala direta, brochuras,catálogos, “displays” em lojas, posteres, aplicativos móveis, filmes, páginas da web, anúncios em banners, e-mails, etc).
- Anúncios na Internet e estratégias de SEO … (Search Engine Communication) para melhorar o ranqueamento em pesquisas na Internet.
- Venda Pessoal … vender de forma personalizada, aplicar técnicas de venda, uso de scripts para fortalecer apresentações oral, presencial, por telefone ou videoconferência.
- Promoção de Vendas … para comunicar e aumentar a demanda dos produtos, por tempo limitado, via brindes, sorteios, concursos, amostras de produtos, liquidações.
- Publicidade … para dar visibilidade e conscientização pública de produtos, serviços ou empresas através de terceiros.
- Padronizar Atividades de Venda … scripts, roteiros, materiais de venda, apresentações, reuniões, treinamento, programas de incentivo para parceiros .
- Marketing Direto … informar e comunicar com clientes, via mensagens móveis, e-mail, catálogos.
- Marketing de Guerrilha … chamar a atenção de forma não convencional, causar emoções e lembranças do produto e da experiência.
- Marketing Digital … comercializar produtos ou serviços via tecnologias digitais, internet, imobilidade, conteúdos digitais, canais digitais, publicidade gráfica e qualquer outro recurso ou digital.
Saiba mais.