O que é Analogia?
Analogia é a comparação direta e explícita de SEMELHANÇAS entre entidades diferentes — seres, objetos, conceitos, ações e/ou experiências.
Entre um particular e outro particular. Diferente da dedução ou indução onde uma das partes é uma generalização (ou especificação) da outra.
Essa aproximação via semelhanças se dá via ARGUMENTOS ANALÓGICOS.
É um tipo de “pensamento lógico” ou ferramenta cognitiva” para facilitar a aprendizagem, comparação e semelhanças de objetos, fenômenos e conceitos.
É o pensamento mais básico que você usa para comparar coisas, criar abstrações, simplificações e representações.
A analogia pode ser imaginada como uma ponte entre dois domínios.
Objetivo
ATRAIR A SUA ATENÇÃO para uso do PENSAMENTO ANALÓGICO como “FERRAMENTA de APRENDIZAGEM e SOLUÇÃO de PROBLEMAS”.
EXPLICAR como funciona o PENSAMENTO ANALÓGICO e quais são seus componentes ou qualidades.
INDICAR as “muitas situações” para colocar em prática o PENSAMENTO ANALÓGICO.
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS para usar o PENSAMENTO ANALÓGICO para
- APRENDER … ganhar conhecimento mais rápido.
- ARGUMENTAR … afirmar e justificar, fortalecer a argumentação.
- ASSEMELHAR … tornar semelhante, evidenciar semelhanças, aproximar, facilitar o relacionamento.
- ASSOCIAR … relacionar, conectar, vincular, concatenar, agregar, incorporar.
- COMUNICAR … trocar informação, conversar, propagar, transportar.
- COMPARAR … confrontar semelhanças e diferenças.
- ESCREVER … facilitar representar, registrar, narrar, comunicar via a escrita.
- EXEMPLIFICAR … explicar com exemplos que apresentem argumentos semelhantes.
- EXPLICAR … facilitar o entendimento.
- FALAR … dizer algo usando palavras, comunicar, conversar, discutir.
- IMAGINAR … criar, idealizar, conceber, representar mentalmente, memorizar.
- INFORMAR … transmitir ensinamentos, grupar fatos e dados com significado e construir conhecimento.
- JUSTIFICAR … explicar as razões de algo, legitimar, tornar válido
- MEMORIZAR … guardar, lembrar, conservar e fixar na memória.
- RESOLVER PROBLEMAS … decidir, definir, determinar, deliberar, explicar, elucidar.
- TRANSFERIR CONHECIMENTO …
- VISUALIZAR …tornar possível de ser visto, formar uma imagem na mente.
PROPOR TRILHAS de APRENDIZAGEM … apontar conceitos, blocos de informação, estruturas e atalhos para expandir o seu conhecimento na área de COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL e RESOLUÇÃO de PROBLEMAS.
JUSTIFICAR VALOR … ajudar a calcular o RETORNO do INVESTIMENTO no APRENDIZADO de ANALOGIAS.
Quando Aplicar Analogias?
A melhor forma de aplicar analogias no dia a dia, é primeiro entender a sua gênese para depois saber acioná-la.
A analogia compara diretamente duas coisas pela semelhanças entre elas.
Quanto maior a analogia (quantidade de argumentos analógicos) maior será a semelhança ou interseção analógica.
Ver semelhanças obvias já ajuda muitas e ver … e as não óbvias ajudam muito mais.
Saber fazer analogias é uma forma de desenvolver a inteligência e sabedoria.
Significa ter habilidade para identificar e resolver problemas, categorizar bem as coisas … vê-las numa perspectiva inteligente e até mesmo sábia.
Por exemplo, “ver nas entrelinhas” é ver semelhanças entre fatos não tão aparentes … é ver analogias onde muitos não vêm.
É como perceber categorias que os outros não vêm e você pode ver, pela força do hábito do uso da ferramenta.
Pelo fato da analogia ser uma “musculatura básica cognitiva, suporta uma série de outras atividades e habilidades cognitivas.
( … acabei de usar uma analogia ao compará-la a um músculo central do corpo humano!).
Habilidades do Pensamento Analógico
Para você entender, compreender, aplicar, explicar e comunicar ANALOGIAS, ou seja, usar a ANALOGIA como FERRAMENTA COGNITIVA, é necessário integrar seguintes conceitos e habilidades:
Construção de Analogias e Formulação de Objetivos
Quando usar?
A analogia pode ser usada em todas as situações, de transferir conhecimento de um domínio conhecido para outro não conhecidos, pela análise das semelhanças entre eles, visando um determinado objetivo cognitivo – aprendizagem, memorização, percepção, linguagem / comunicação, atenção, familiaridade, saber descritivo, saber fazer.
Sem um objetivo específico, as analogias perdem força e se dissipam …
As analogias, precisamos de objetivos específicos SMART para serem construídas, quanto mais específicas mais, mais fortes são.
Por exemplo … ” o objetivo é o coração da analogia”, “o objetivo é a bussola da analogia”, ” a analogia é a ponte entre domínios de conhecimento”, “sem analogias não conseguimos conectar domínios de conhecimento”
Analogia e Transferência de Conhecimento
Qual a validade das analogias para transferir conhecimentos entre esses domínios?
Isso explica com o pensamento analógico, tal como a atenção, é uma “atividade meio”, depende de um lado do nível de conhecimento do domínio fonte, para o objetivo do novo conhecimento.
As analogia é uma “ponte entre domínios de conceitos” ou conjunto de relações de semelhanças entre conceitos.
Analogia e Lógica
A analogia é um ramo da lógica, junto com dedução, indução, abdução, argumentação … todos esses conceitos estão “fortemente conectados”.
Podemos dizer qua a analogia é uma “lógica das semelhanças”.
Para poder aplicar bem um deles, você precisa aplicar bem também os demais.
Analogia e Conexão Emocional.
As pessoas se relacionam e se atraem por semelhanças.
O uso de Analogias na comunicação, seja escrita, falada, visualizada, imaginada … tem o princípio analógico na sua essência.
Cria pontes entre ideias e mais conexões neurais e podem funcionar como gatilhos para levar a perscpectivas e estágios mentais pré-determinados.
Analogia e Solução de Problemas
A prática na busca e criação de analogias entre domínios de conhecimento e grupos de conceitos é uma técnica poderosa e simples para resolver problemas.
Você pode usar analogias para comparar a semelhança entre:
- Organizar e Aplicar Lições Aprendidas.
- Comparar problemática atual desconhecida com problemáticas bem conhecidas e resolvidas.
- Usar um padrão de argumentos analógicos: problema, situação, causa raiz, implicações e imagens de solução para comparar semelhanças e orientar a solução do problema, com devidos ajustes situacionais.
- Analogias e seus “argumentos analógicos” devem percebidos e funcionam como um “fio condutor entre conceitos ou domínios do conhecimento.
- Uma vez identificada a analogia, o próximo passo é validá-la, ou com a indução ou com a dedução, conforme situação e objetivo.
- Usaremos a indução para concluir novos conhecimentos ou teorias à partir de hipóteses (do particular para o geral).
- Usaremos a dedução para concluir ou justificar decisões específicas baseadas em conhecimentos consolidados (do geral para o particular).
Analogia e Conceituação
Por tudo isso, a analogia é uma ferramenta de conceituação.
Todos os conceitos relacionados numa analogia têm uma relação de semelhança ou analogia entre eles.
Ou seja, um mapa conceitual expressa uma relação de analogia entre seus seus conceitos … todos os conceitos de um mapa conceitual tem relações de analogia entre si.
Algumas relações de analogia são explícitas outras não … algumas extremamente simples e outras extremamente complexas.
Observe … o mais importante é a relação entre conceitos ou objetos, do que as características do objeto em si.
Por exemplo, se quero atrair pessoas adultas, do sexo masculino, entre 25 a 35 anos, a comprarem pneus que a minha empresa vende, e decidi usar um bebê como lado emocional para atrair essas pessoas, que tipo de analogias, ou semelhanças que poderiam ser usadas para as campanhas de marketing?
Observe que esse tipo de pergunta científica, exploratória, tem como resposta não uma, mas uma infinidade de respostas.
Qual a analogia entre bebê e pneu?
Primeiro precisamos pensar em categorias associadas a bebê e pneu … por exemplo … BEBÊ, FAMÍLIA, FILHO, PAI, MÃE, IRMÃOS, BALANÇO, INFÂNCIA, VIAJEM, DIVERSÃO, SEGURANÇA e PNEU … essa lista pode ser infinita …
Será a especificação do objetivo e público alvo que ajudarão a calibrar os argumentos analógicos mais “interessantes” e efetivos para gerar a MELHOR IMAGEM com o MELHOR efeito AIDA … ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO … desejado.
Lógica, argumentação, justificativa, analogia, indução, dedução, abdução, são “farinhas do mesmo saco”.
Fazem parte do mesmo canivete suíço.
Diante disso, podemos também dizer que a analogia é o estudo da categorização com o objetivo de identificar semelhanças.
Tem que existir um mínimo de argumentos analógicos convincentes.
Desta forma, existindo relações de semelhanças entre domínios, podemos dizer que eles pertencem a uma classe de semelhança ditada pelos argumentos analógicos que são apresentados.
EFICIÊNCIA COGNITIVA … velocidade de compreensão, facilidade de percepção e uso dos 5 sentidos.processar e armazenar informações, comunicar.
ARGUMENTAÇÃO e JUSTIFICATIVAS … citar semelhanças sugeridas ou aceitas (argumentos analógicos) para apoiar seus argumentos, justificativas e conclusões.
FORMA de PENSAR HUMANA … o ser humano pensa de forma analógica e analogias abrem mais as portas das emoções e sentimentos.
Na INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL … usar regras e argumentos lógicos interpretados pelo computador.
No RACIOCÍNIO CIENTÍFICO e FILOSÓFICO … usar analogias para fazer e comprovar hipóteses e usar teorias.
INOVAR e ADAPTAR… agir em uma situação completamente nova a partir da experiência.
Afinal, Não fosse assim, ficaríamos impossibilitados de nos adaptar a situações estranhas.
“Quando nos vemos frente à algo novo,
é por analogia que aprendemos como agir naquele momento”.
O que é Indução?
A INDUÇÃO é a uma OPERAÇÃO MENTAL que vai dos FATOS PARTICULARES para uma PROPOSIÇÃO GERAL ou LEI.
A INDUÇÃO é uma “ferramenta” cognitiva.
Busca adquirir CONHECIMENTO do DESCONHECIDO a partir do CONHECIDO, mas NÃO DÁ CERTEZA conclusiva sobre o aprendido.
INDUZIR significa “conduzir para“, literalmente falando.
Por ser uma operação mental, é SUBJETIVA, é influenciada pela PERCEPÇÃO e EXPERIÊNCIA.
Um dos caminhos que influenciamos e somos influenciados é o da indução, via subjetividade e risco, na busca de novos conhecimentos e maior valor.
A INDUÇÃO é a CONCLUSÃO PROVÁVEL dadas as PREMISSAS.
Qual a Aplicação da Indução?
Expandir o conhecimento.
Tirar conclusões.
Generalizar “observações” passadas.
Fazer previsões.
Argumentar.
Justificar opiniões, valor, crenças. Tirar conclusões.
Agir proativamente.
Agir Assertivamente.
Agir Consultivamente
Quais os “Pontos de Atenção” com a Indução?
Cuidar para que a generalização não vá além dos limites do contexto e seja tomada como verdade absoluta e equivocada.
Dedução
A dedução consiste em concluir uma verdade a partir de duas verdades confirmadas anteriormente.
Deduzir significa “extrair de“ … tirar conclusões das premissas … sem subjetividade.
O exemplo mais empregado para explicar o raciocínio dedutivo é:
- “O SER HUMANO é MORTAL (premissa maior) ; SÓCRATES é humano (premissa menor); logo, SOCRATES e MORTAL”.
Na DEDUÇÃO temos CERTEZA da CONCLUSÃO se partimos de PREMISSAS VERDADEIRAS está na sequência do pensamento … generalizando:
- A é igual a B.
- B é igual a C.
- Logo, A é igual a C.
- A conclusão é necessária.
Quando usar a Dedução
A dedução é uma ferramenta poderosa para tirar conclusões inequívocas.
É usada para diagnóstico, gerar provas, evidências, fortalecer argumentos e justificativas.
Para gerar conclusões e afirmativas muito mais fortes e convincentes que a indução.
O que é Analogia?
- Conceito … uma analogia acontece quando a relação de “A com B” e “C com D” são semelhantes entre domínios diferentes.
- Aprendizagem … analogia é fazer associações entre conceitos novos e antigos e expandir o conhecimento.
- Transferência de Conhecimento … analogias ultrapassam as fronteiras entre domínios do conhecimento e possibilitam usar ideias, aprendizado ou especialização de um domínio para obter descobertas em outros.
- Resolução de Problemas … analogias ajudam a projetar o conhecimento de uma situação bem compreendida e solucionada para outra menos familiar ou mais abstrata.
- Tomada de Decisão … as analogias facilitam compreender novas situações à partir de situações semelhantes e tomar decisões mais rápidas.
- Comunicação … uma boa analogia vale mais do que mil palavras … ajusta a linguagem entre fonte e destino e melhora a compreensão da informação.
- Lógica … o pensamento analógico formula ideias via comparações e o lógico as valida, para que conceitos diferentes e indesejáveis do “análogo” passem para o que se quer representar, ensinar ou comunicar.
- Incerteza e Criatividade … o raciocínio analógico não oferece certeza, somente uma certa dose de probabilidade, mas abre o espaço para a invenção artística e científica.
Características do Pensamento Analógico
O pensamento analógico precisa ser validado pelos outros tipos de pensamento, principalmente o pensamento lógico.
Por exemplo, pelo fato de muitos planetas do nosso sistema solar girarem em torno do sol, e apresentarem muitas características semelhantes (e não semelhantes) não é irracional pensar de que existe vida nesses planetas, mas isso ainda não foi comprovado.
A analogia é empregada ao longo da história para identificar se uma hipótese é provável em algum “grau leve” e, portanto, merece investigação adicional.
A analogia é empregada para
- Quando não compreendemos alguma coisa, a causa está em não termos encontrado nenhuma referência nos conhecimentos já adquiridos para incorporar a nova informação e integrá-la em nosso sistema cognitivo … ESTÁ FALTANDO ANALOGIA … associações.
- Resumidamente falando, o pensamento analógico usa conceitos de semelhança, associação, comparação, categorização e metáfora
- A aplicação das analogias exige cuidados para que conceitos diferentes e não desejáveis do “análogo” passem para o que se quer ensinar ou comunicar.
Saiba mais. Construtivismo, Ferramentas Cognitivas, Processos Cognitivos.
Ferramenta do Pensamento Analógico
Como Aplicar o Pensamento Analógico
São muitas as oportunidades para usar analogias para aprender, comunicar, ensinar, argumentar, memorizar, prever, emocionar, tomar decisão … para criar “argumentos analógicos”
Tipo de Analogia | Exemplos de Semelhanças |
---|---|
Coisas que andam juntas | pão/manteiga, arco/flecha, garfo/faca. |
Sinônimos | elegante/magro, triste/infeliz. |
Antônimo | pequeno/grande, doente/saudável, maçante/excitante, triste/alegre. |
Causa e Efeito | displicência/erro, método/eficiência, atenção/memorização. |
Parte e Todo | cabeça/corpo, estratégia/planejamento, planejamento/gestão de negócio. |
Objeto e Ação | avião/voar/carro/dirigir/pergunta/investigar. |
Objeto e Característica | grama/verde, elefante/grande. |
Objeto e Categoria | gato/felino, marketing/gestão de negócio. |
Objeto e Localização | carro/garagem, leão/zoológico, aluno/escola. |
Objeto e Propósito | régua e medida, caneta e escrita. |
Objeto e Relacionamentos | pais e filhos, aliança e casamento |
Objeto e Fonte | fruta e árvore, leite e vaca, produto e marketing |
Trabalhador e Criação | carpinteiro e mobília, escritor e livro, vendedor e imagem de solução. |
Trabalhador e Ferramenta | carpinteiro e martelo, vendedor e perguntas, aprendiz e ferramentas cognitivas. |
Outros … |
Exemplos de analogias
- “O sistema cognitivo é análogo ao sistema de computação … seus componentes principais são pensamento, memória, linguagem, controle da atenção e percepção”.
- “O balanceamento entre ciência e arte está presente em todos os processos de negócios”.
- Todos os tipos de planejamento são iguais na perspectiva de processo … têm propósito, objetivo, situação, metas, estratégias, planos, execução, e avaliação”.
- “O PDCA é como uma corrente circular com 4 elos … Planejar, Desempenhar, Controlar e Ajustar “.
- “Qualquer boa estratégia é análoga em relação a 3 qualidades essenciais: foco, singularidade e mensagem consistente”.
- “Para você estabelecer qualquer objetivo seja SMART”.
- “A atenção ativa é como a energia de uma lâmpada e a atenção seletiva como a energia de uma lanterna”.
As analogias ajudam a transferir conhecimentos e copiar o que funciona … criar analogias é um exercício mental poderoso.
Qual a relação entre Indução, Dedução e Analogia?
Podemos classificar essas ferramentas pelo seu “poder preditivo”:
Algo novo leva à analogia;
A analogia leva a indução, pela repetição de padrões;
A investigação científica da indução leva à dedução, ao testar hipóteses.E então? Já havia pensado sobre o pensar?
Essa capacidade é inerentemente humana.
Se você fosse tentar descobrir se animais pensam sobre o pensar, usaria a indução, dedução ou analogia?