O qué necessidade?
Qual a importância e benefícios do estudo das necessidades na gestão de empresas e negócos e na sua vida?
Como influi no comportamento e tomada de decisão das pessoas?
Como as necessidades são criadas, ativadas, desenvolvidas?
Qual a relação entre necessidade, objetivo, problema, desejo e comportamentos?
Necessidade influi diretamente no nosso comportamento e processo de tomada de decisão.
É o “nascedouro da compra e venda.
Para atrair, gerar interesse, vender e comprar é fundamental diferenciar o que é necessidade, problema, desejo, imagem de solução.
Desenvolver necessidades é uma das habilidades chave do vendedor, para fazer o comprador “declarar o seu estágio de necessidade”.
Neste contexto, destaca-se o “papel das perguntas”, como ferramenta de investigação, persuasão e solução de problemas .
E também compreender que desenvolver necessidades passa por primeiro entender, depois alinhar, influenciar e só depois, propor solucionar.
Compreender e destacar que “necessidades e problemas que a solução resolve” é o que há de mais importante do seu produto.
Direcionar a sua atenção para “aprender a explicar necessidades, problemas e desejos” que a sua oferta resolve.
Ajudar a “prospectar potenciais compradores pelas suas necessidades, problemas e desejos“, que a sua oferta resolve.
Melhorar a “comunicação de marketing e vendas para atrair a atenção”, “via necessidades”.
Aumentar a capacidade de vendas, ser mais eficaz (escolher melhor) e mais eficiente (fazer melhor).
Check List
Conscientização de Necessidades
Quais são as principais práticas para conscientizar as pessoas, consumidores e equipes?
- Compreender Necessidades … ser agente de transformação de estados de necessidade ativa, latente, imagem de solução, desejo, satisfação.
- Informar, Comunicar e Interagir… ser “agente de informações convenientes” sobre necessidades, evitação de problemas, inovação de custos e desempenho.
- Desenvolver um relacionamento de compra habitual … para precisar horários, situações, momentos mais adequados, incentivar compras recorrentes, automáticas, que gerem economia de tempo e dinheiro para o cliente.
- Priorizar, Promover e Prospectar seletivamente 20% dos clientes e situações mais rentáveis que geram 80% dos resultados.
- Investigar antes de Prescrever … primeiro entender, conscientizar sobre a situação, problema, implicações; não prescrever baseado em indícios, aparências ou subjetividade; dar primeiro atenção ao problema da outra pessoa para depois receber atenção para a sua solução; seja inteligentemente cético.
- Planejar Roteiros, Scripts e Perguntas Investigativas … “sempre panejar as perguntas” para identificar situação, problema, implicação e imagem de solução; tão importante quanto o conteúdo da mensagem, é a forma com que é passsada.
- Fluência Situacional … faça ensaios ou simulações da da conexão entre necessidade e solução que a sua oferta atende de forma diferenciada.
- Kit deFerramentas e Métodos … qualificar, quantificar e conectar necessidades, objetivos, problemas, causas, efeitos e ofertas:
- Planos de referência … para engatilhar e acionar situações mais frequentes e emergentes (estratégicas)
- Roteiros e Scripts de abordagem. … para detalhar atividades e comportamentos corretos e apropiados.
- Matriz de valor da oferta,
- Curvas de valor DE OFERTAS
- mapas de valor da oferta, imagens de solução, fórmula de valor, para qualificar e quantificar as necessidades e ofertas.
- depois simular e mentalizar a concatenação de perguntas e respostas; desenvolver scripts, para fazer contatos (presencial ou digital);
- Desenvolver Declarações de Necessidades … através da investigação, obter “declarações” do potencial comprador sobre necessidades, problemas, desejos, situações, objetivos, valores, com conexão com a sua oferta; desdobrar essas declarações, via perguntas de controle e fechamento..
- Coletar fatos e dados … observar, reunir informações, evidência da situaçãofruto do contato e declarações, que compõem a matéria prima do processo de venda.
- Configurar um funil de serviços” … configurar estágios, objetivos, atividades, ofertas, conteúdos, métodos e ferramentas para “automatizar personalizadamente” contatos e jornadas de compra, seja presencial ou digital … para cada cada estágio um objetivo e uma oferta, que complementa ou agrega valor ao estágio anterior e jornada de compra do cliente.
- Criar imagens de solução … através da compreensão, comunicação, promoção, prospecção seletiva, perguntas investigativas, conscientização e desenvolvimento de necessidade, coleta de dados, funil de serviços criar uma imagem de solução forte na mente do comprador, para servir de referência para as suas compras.
- Postergar a Oferta de solução … “sempre”, só oferecer soluções depois de criar a imagem de solução para atingir a “máxima percepção de valor da sua oferta”
Na venda pessoal e de pequeno porte, identificar uma necessidade ou problema é suficiente para fechar a venda, mas quando o tamanho da venda aumenta, precisamos desenvolver “habilidades de venda” para “desenvolver as necessidades”, aumentar a percepção de valor e o desejo de compra.
Diferença das necessidades para vendas de pequeno e grande porte.
Cada um dos componentes listados podem ser usados ou não, de acordo com a conveniência e o ambiente de mudanças
A lista é uma referência para ajudar a refletir e selecionar o foco, diferencial e mensagem da sua estratégia.
Aquele que sabe “desenvolver necessidades” e criar “imagens de solução” mais fortes nas mentes das pessoas, tem maior vantagem competitiva e probabilidade de sucesso para ganhar a competição.
Necessidade
Necessidade é o que não se pode evitar … algo imprescindível … que faz falta.
- Significa alguma coisa imprescindível para uma pessoa ou empresa.
- Entender como as necessidades são criadas. ativadas, transformadas, é uma habilidade fundamental para identificar oportunidades e convertê-las em vendas.
- As pessoas compram para satisfazer necessidades.
- Necessidade … é o que existe, independentemente do que você pensa.
- É imprescindível, inevitável, para atender um objetivo.
- Necessidades podem ser física, como alimentação, ou subjetiva como auto-estima.
- São relacionadas ao “como”: como administrar os recursos para atingir o objetivo?
Necessidade e Marketing
Necessidade para o marketing é um conceito fundamental, NÃO é o que se acha e sim o que o potencial comprador declara e é evidenciado com fatos e dados.
- As pessoas compram para satisfazer necessidades, resolver problemas, atender desejos ou expectativas.
- A necessidade é um “tradeoff” envolvendo objetivo, situação, problemas, implicações, desejos, imagens de solução.
- Informações recorrentes podem desenvolver necessidades, problemas e desejos e comportamentos de compra.
Necessidade = Função (Objetivo, Situação, Problemas, Implicações, Solução, Informação)
Necessidade e Desejo
Desejo significa querer, aspiração, vontade, expectativa ou preferência de alguma coisa … é um forte sentimento de querer ter algo ou desejar que algo aconteça.
- Não implica em necessidade.
- Varia dependendo da percepção do indivíduo (cultura, função, idade, objetivos, especialização)
- Por exemplo … você tem a necessidade de alimento, mas pode desejar um “bife com batatas fritas”.
- O desejo tem mais a ver com crenças criadas por nós mesmos ou pela sociedade.
- Comprar por desejo significa querer possuir mesmo que não atenda uma necessidade.
Saiba mais.
Check List – Solucão de Problemas,
Como Identificar Causas Raiz de Problemas,
Princípios Básicos para Análise de Causas Raiz
Métodos para Resolver Problemas com Eficácia,.
Desafio do Vendedor para Conscientizar Necessidades
O desafio do vendedor é:
1) Identificar os estágios das necessidades
2) Transformar um necessidade latentes em necessidades ativas.
3) Desenvolver as necessidades ativas até criar “imagens de solução “compartilhadas com o potencial comprador” e conectadas com a sua oferta.
Necessidades e Tomada de Decisão de Compra
O marketing não cria necessidades, elas existem de forma independente, mas pode desenvolver as necessidades e criar imagens de solução que aumentem os desejos de adquirir produtos, serviços e soluções.
Alinhamento Comportamental
O segredo para desenvolver necessidades e levar um potencial comprador a comprar as suas ofertas está em se tornar um especialista em planejar contatos e executar perguntas inteligentes para ajudar o potencial comprador se conscientizar da sua necessidade e criar uma imagem de solução na sua mente que aumente o desejo de compra.
- Muitos vendedores podem identificar a necessidade de um comprador em minutos ou segundos; isto porque são especializados em fazer isso no seu dia a dia, ao passo que o potencial comprador não.
- Essa habilidade pode se tornar um problema, ao invés de uma vantagem, se o vendedor apresentar a solução do problema antes da hora.
- As razões principais para esse desalinhamento da venda são: vendedor não conhecer o processo e comportamentos de compra, não ter auto controle, empatia ou paciência durante a execução do contato da venda.
Palavras chave – necessidade, problema, desejo, potencial comprador, conscientizar, motivar, satisfação, necessidade latente, necessidade ativa, imagem de solução, hierarquia de necessidades, mapa mental.
Resumo Conscientização de Necessidades
- Necessidade na perspectiva de Marketing e Vendas é qualquer declaração do potencial comprador que manifeste uma insatisfação, um problema ou um querer. Não é o que o vendedor acha!
- Você como vendedor deve desenvolver habilidades para motivar o potencial comprador a fazer declarações sobre o seu estado de satisfação e de necessidades e criar o desejo de compra.
- Desejo de compra significa querer, ter preferência por uma solução para resolver as necessidades e problemas.
- As necessidades têm diferentes estágios – satisfação (sem necessidade), latente, ativa e imagem de solução que mudam ao longo do tempo, de acordo com as situações, informações e objetivos.
- O desafio do vendedor é: 1) Identificar os estágios das necessidades, 2) transformar necessidade latentes em necessidades ativas e 3) desenvolver as necessidades ativas até criar uma “imagem de solução” com o potencial comprador, conectadas com a sua oferta.
- As necessidades são muito importantes para o Marketing que busca entender, segmentar, quantificar e motivar necessidades e desejos e demandas (desejos com poder de compra) do mercado.
- O marketing não cria necessidades, elas existem de forma independente, mas pode desenvolver as necessidades, criar imagens de solução que aumentem os desejos de adquirir produtos, serviços e soluções.
- Necessidades e problemas são conceitos diferentes e o entendimento dessa diferença ajuda a identificar mais mais oportunidades de negócio e vendas necessidade é algo imprescindível e problema é um obstáculo.
- Encontrar um problema NÃO implica que necessariamente precisa ser resolvido, você precisa na sequência identificar a necessidade da pessoa, para avaliar se o problema é um problema raiz e se vale o custo da solução; isto tanto vale na perspectiva da compra quanto da venda!
- Segundo a teoria de hierarquias de necessidade de Maslow, o ser humano na sua essência busca satisfazer necessidades em 5 níveis de prioridades – fisiológico, segurança, afiliação, estima e realização.
- Você deve monitorar continuamente os níveis de necessidades dos clientes potenciais e posicionar o valor das suas ofertas no mercado alvo de forma efetiva para atrair, se diferenciar e vender.
Conclusão
O segredo para desenvolver necessidades e levar um potencial comprador a comprar as suas ofertas está em se tornar um especialista em planejar contatos digitais e pessoais, fazer perguntas inteligentes para ajudar o potencial comprador se conscientizar da sua necessidade e criar uma imagem de solução na sua mente que aumente o desejo de compra.
- O que é necessidade?
- O que é necessidade na perspectiva de marketing e vendas?
- Qual a diferença entre necessidade e desejo? Cite 3 exemplos.
- Qual a diferença entre necessidade e problema? Cite 3 exemplos.
- Quais são os estágios das necessidades?
- Qual a relação entre satisfação e necessidade?
- O que é necessidade latente? Qual a sua importância para a venda?
- Qual a relação entre necessidade latente e conhecer a oferta?
- O que é necessidade ativa? Qual a sua importância para a venda?
- O que é imagem de solução? Qual a sua importância para a venda?
- Como você vendedor deve desenvolver as necessidades na mente do potencial comprador?
- Dê exemplos de boas práticas para antecipar as necessidades na mente do potencial comprador?
- O marketing cria necessidades? Explique a sua resposta.
- Qual o conceito da teoria de Maslow e sua importância para o Marketing e Vendas.
- Qual a relação entre necessidade e motivação do potencial comprador?
- Reflita e explique a frase: “Quando as etapas do processo de compra são entendidas, mais do que uma postura consultiva, é adotada uma postura apoiada em conceitos psicológicos e alinhamento comportamental”.
- Liste as principais palavras chave desse bloco de informação sobre necessidades.
- Descreva em voz alta o mapa mental de necessidades apresentado neste bloco de informação sobre necessidades.
- Insira mais um ramo no mapa mental, denominado “marketing e vendas”, para descrever a importância das necessidades para o marketing e vendas.
Saiba mais.
Conceitos de Marketing.
Marketing Ciência e Arte.